Projetos combatem a perda de biodiversidade por meio da restauração de ecossistemas. Além das iniciativas no Brasil, fundo também apoia projeto no sudeste asiático
Rio de Janeiro, abril de 2023 — Faltando apenas dois dias para o ‘Dia da Terra’, a L’Oréal anunciou, o apoio a três projetos de seu Fundo para a Regeneração da Natureza; NetZero, ReforesTerra e Mangroves.Now. Os projetos foram escolhidos por suas abordagens inovadoras para captura de carbono em solos, reflorestamento e restauração de manguezais, além de seu potencial de ter um impacto positivo de longo alcance no meio ambiente e nas comunidades locais.
Comprometida em colaborar na resolução dos problemas enfrentados pelo planeta, a L’Oréal está acelerando seu compromisso de longa data com o tema. Através do fundo, a L’Oréal elencou parceiros – com experiência comprovada – para apoiar a regeneração de terras e manguezais degradados, bem como a restauração de áreas marinhas e florestas.
“No Grupo L’Oréal, nosso dever ambiental vai além do nosso negócio. É nossa responsabilidade enfrentar os desafios mais urgentes de hoje, como a erosão da biodiversidade e seu impacto social e ecológico”, afirma Rachel Barré, Diretora de Liderança Ambiental do Grupo L’Oréal.
Os projetos mais recentes foram selecionados após a devida diligência e com base em critérios-chave, incluindo prontidão do modelo de negócios, viabilidade econômica e impactos ambientais e sociais positivos. Conheça os projetos apoiados pelo Fundo:
A NetZero é uma empresa climática francesa que opera no Brasil, especializada na remoção de carbono da atmosfera a longo prazo, transformando resíduos agrícolas em biocarvão. Biochar é um carbono estável e não poluente que pode ser adicionado para melhorar o solo degradado. É reconhecido pelo IPCC como uma solução viável com potencial para remover de um a dois bilhões de toneladas de emissões de CO2 da atmosfera do planeta a cada ano.
ReforesTerra visa restaurar 2.000 hectares de terras degradadas por pastagens — um dos maiores desafios da Amazônia. O projeto envolverá pequenos agricultores para plantar diretamente novas árvores e criar um ambiente favorável para a regeneração natural na bacia do baixo Rio Jamari, em Rondônia, cobrindo 75% da área do projeto. Os 25% restantes se beneficiarão do plantio estratégico em pequenos aglomerados que atraem a vida selvagem para propagar naturalmente novas florestas. Este projeto é um dos maiores projetos de Florestamento, Reflorestamento e Revegetação do Brasil.
O Mangroves.Now facilitará projetos comunitários de restauração de manguezais em países do sudeste asiático, como Bangladesh, Índia e Sri Lanka. Essa região foi a mais afetada pelo desmatamento de manguezais nos últimos trinta anos. O Mangroves.Now fornecerá acesso a financiamento para projetos de pequena escala com ONGs locais.
“Reforçamos nosso compromisso com a biodiversidade brasileira e utilizamos o Fundo como uma estratégia para viabilizar nossos esforços com o apoio de parceiros locais. Como líder da indústria de beleza no mundo, estamos comprometidos em contribuir para a resolução dos desafios climáticos e a preservação de nossos ecossistemas”, afirma Helen Pedroso, Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos da L’Oréal Brasil.
Criado em 2020, O Fundo L’Oréal para a Regeneração da Natureza conta com 50 milhões de euros para investimentos de impacto. O Fundo visa apoiar projetos que geram mudanças e impactam positivamente a biodiversidade.
Sobre a L’Oréal
A L’Oréal se dedica à beleza há mais de 100 anos. Com seu portfólio internacional único de 36 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 27,99 bilhões de euros em 2020 e emprega 85.400 pessoas em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercado de massa, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 60 anos em 2019 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 20 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro e Mugler.
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