Em entrevista exclusiva ao Portal 2A+ Cosmética, a diretora de Marketing da NIVEA falou sobre as iniciativas ESG da empresa. A NIVEA é uma das marcas da Beiersdorf , empresa multinacional alemã fundada em 1882 e sediada em Hamburgo, que se dedica à fabricação de produtos de cuidado pessoal. Confira.
Qual a visão da empresa sobre a importância do ESG (Environmental, social and corporate governance)?
Andréa Bó – Para nós é fundamental. A Beiersdorf* é uma companhia globalmente avaliada como “prime” pelo Institucional Shareholder Services (ISS) em termos de performance em ESG e todas as suas marcas, incluindo a NIVEA, estão alinhadas às práticas globais. A fim de implementar com sucesso a nossa Agenda de Sustentabilidade, atuamos em conjunto com nossos parceiros ao longo da cadeia, pois, somente a ação conjunta traz mudanças efetivas e genuínas. Queremos que nosso progresso em gestão sustentável seja visível e mensurável. Por isso, revemos constantemente as nossas atividades com indicadores de performance para registrar o sucesso e identificar possibilidades e melhorias.
Há iniciativas neste sentido? O que elas representam na estratégia de negócios do setor?
Andréa Bó – Sim, temos iniciativas globais, validadas por agências externas, que fazem auditorias regulares e dão a nós e aos nossos investidores a oportunidade de avaliar os desempenhos passados e avanços com objetividade e transparência. Somos uma empresa que tem o cuidado como essência e há 110 anos cuidamos das pessoas. Essa agenda está alinhada com o propósito global da nossa holding, Cuidado Além da Pele, que conta com iniciativas que impactam o meio ambiente e a sociedade. Para nós, transformação, legado e cuidado são três palavras fundamentais nessa jornada.
Os principais indicadores monitorados globalmente são:
- Emissões e reduções de gases de efeito estufa;
- Redução de plástico virgem de base fóssil;
- Participação de material reciclado em embalagens plásticas;
- Redução de microplásticos em produtos NIVEA;
- Redução absoluta de resíduos em nossas operações;
- Utilização de óleo de palma de origem sustentável;
- Uso de papel certificado FSC em caixas;
- Mudança de consumo de água na manufatura;
- Redução de polímeros não-biodegradáveis nas fórmulas de produtos europeus;
- Participação do grupo de gestão feminina e de recrutamento interno;
- Taxa de frequência de acidentes de trabalho.
Quais as iniciativas da empresa para garantir os direitos da diversidade?
Andréa Bó – Somos uma empresa que acredita que as pessoas precisam se sentir bem na própria pele para se sentirem felizes. Nós realmente acreditamos que a beleza está em todos e que a diversidade só nos enriquece como companhia, principalmente quando falamos em uma empresa global como a NIVEA. Temos iniciativas globais como o projeto “Be You” que é uma comunidade de colaboradores e apoiadores do movimento LGBTQIA+.
Influenciando cada vez mais nossos consumidores a respeitar e se identificar com a diversidade, estamos ampliando a voz de públicos diferentes e de forma efetiva. Temos, por exemplo, a Ana Carolina Apocalypse, primeira mulher trans como parte do time de influenciadores da marca, que traz a representatividade da comunidade LGBTQIA+ para nossa comunicação. A cantora Liniker se uniu, recentemente, ao time de influenciadores e está enriquecendo as nossas conversas de diversidade nas redes sociais. Também realizamos uma parceria com a organização All Out, um movimento global que atua na defesa dos direitos da população LGBTQIA+ no Brasil e no mundo. Em junho de 2021, Mês do Orgulho LGBTQIA+, 100 % dos lucros da venda da latinha edição especial e protetor labial NIVEA Soft Rosé, que ganharam as cores do arco-íris, foram revertidos para apoiar 11 iniciativas de organizações e coletivos LGBTQIA+ de todo o Brasil com ações de força e empoderamento à comunidade. Os projetos apoiados foram publicados no Dia do Orgulho LGBTQIA+.
Por outro lado, reconhecemos que temos muitos desafios e oportunidades como empresa no que diz respeito à diversidade. Estamos em uma jornada de propósito e diversidade & inclusão são temas prioritários nesse caminho. Acreditamos que o nosso time precisa refletir a sociedade e estamos com ações para que isso aconteça. Por isso, estamos construindo uma Agenda de Diversidade forte. Mais que diversidade, queremos pluralidade e que os nossos colaboradores se sintam bem na própria pele. Por isso, criamos um Comitê de Diversidade e Grupos de Afinidade que se dividem em cinco categorias quando falamos sobre o tema: Gênero, Raça, Gerações, Pessoas com Deficiência e LGBTQIA+ que discutem internamente sobre formas de trazer tudo isso para a prática.
Quais as ações da empresa para garantir os direitos das minorias?
Andréa Bó – As ações em cada um dos pilares a serem trabalhados dentro da Agenda de Diversidade e Inclusão estão sendo desenhadas internamente para que possam ser acompanhadas por toda a companhia e temos a ajuda de uma consultoria especializada, chamada Mais Diversidade. Temos nos empenhado em construir uma agenda positiva de ações de diversidade e inclusão, reconhecendo que é preciso ampliar as oportunidades, especialmente para pessoas negras. Esta é uma das prioridades do nosso Comitê de Diversidade. Nós temos um time diverso discutindo formas de trazer pertencimento e pluralidade, de fato, para as nossas equipes e uma das iniciativas é que estamos anunciando posições estratégicas da companhia em parceria com a EmpregueAfro, uma consultoria em RH com foco em diversidade étnico-racial. Além disso, contamos com palestras, já tivemos nomes como Maitê Lourenço, Fundadora e CEO da BlackRocks Startups, e treinamentos para recrutamento voltada a gestores com esse olhar de diversidade. Lançamos também a Maya, intérprete virtual de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com essa tecnologia, é possível transcrever automaticamente textos do nosso site para Libras, promovendo mais acessibilidade às informações sobre NIVEA Brasil (a exemplo dos produtos, dicas de cuidado com a pele e todas as ações) e uma cultura de inclusão, com mais autonomia e liberdade para todos.
O que a NIVEA faz para proteção ao meio ambiente, tratamento de resíduos?
Andréa Bó – Nós cuidamos das pessoas e estamos cada vez mais empenhados em cuidar do meio ambiente, com iniciativas que geram cada vez menos impactos à natureza e prezam por um futuro mais sustentável para o planeta. No final de 2020, a Beiersdorf lançou o programa Sustentabilidade na Manufatura (SiM), aplicado em todas as unidades produtivas da empresa no mundo, inclusive na BDF NIVEA do Brasil. A fim de garantir um crescimento saudável, o programa integra a sustentabilidade na operação e projeto de todas as unidades de produção da Beiersdorf até 2030. Assim, alinhado à nossa Agenda Global de Sustentabilidade, ele permite uma operação neutra para o clima, além de melhorar a eficiência energética e minimizar o consumo de água e a geração de resíduos.
As fábricas possuem metas relacionadas à redução da geração de emissões e resíduos e no consumo de água e energia até 2025, com base nos números de 2018:
- Consumo relativo de energia: redução de 20%;
- Emissões de CO2: redução de 30%;
- Consumo relativo de água: redução de 20%;
- Geração de resíduos: redução de 30%.
Trabalhamos continuamente para otimizar nossas embalagens de acordo com os princípios básicos de sustentabilidade, que são “evitar, reduzir, reutilizar e reciclar”. Nossos esforços para desenvolver embalagens sustentáveis são fortemente baseados no conceito de economia circular, em que a reciclagem reduz o descarte sobre o meio ambiente e o processamento e a reutilização de materiais ajudam a conservar recursos e matérias-primas valiosos. Por isso, damos grande importância ao uso de material reciclado em nossas embalagens.
Em 2020 lançamos uma nova Agenda de Sustentabilidade Beiersdorf e reforçamos nosso comprometimento até 2025 com algumas iniciativas para:
- Reduzir 50% do uso de plástico fóssil virgem, os plásticos novos, derivados de petróleo;
- Usar 30% de material reciclado em nossas embalagens;
- Além disso, 100% das nossas embalagens serão passíveis de refis, reutilizáveis ou recicláveis.
Alguns exemplos: nossa linha de sabonetes líquidos agora conta com a opção de embalagem econômica, o que garante a redução de 76% do uso de plástico e se apresenta como uma opção mais sustentável para os nossos consumidores.
Dentro da Agenda de Sustentabilidade da Beiersdorf, estruturada de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, está o compromisso de reduzir 25% do consumo de água na produção dos produtos até 2025. Estamos caminhando bem neste processo.
Descreva as iniciativas sociais da empresa.
Andréa Bó – Em sinergia com o nosso propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões, iniciamos uma jornada de conscientização da sociedade e auxílio a grupos vulneráveis que sofrem de isolamento social, físico e/ou emocional. Assim definimos três grupos que são mais afetados com a ausência do toque e com a solidão: idosos e seus cuidadores, pessoas LGBTQIA+, com foco em pessoas trans, e mulheres negras da periferia.
Com estes grupos em mente, nos unimos a sete ONGs para apoiar projetos sociais que promovem qualidade de vida, capacitação e empoderamento, além de incentivar o crescimento das próprias instituições. São elas: AACD (parceira da NIVEA há mais de dez anos), Velho Amigo, Asilo São Vicente de Paulo, Pretahub, Das Pretas, TODXS e ABGLT/Casa Neon. Nossas ações já estão em andamento e temos o objetivo de impactar positivamente até 5 mil pessoas até o final do ano.
Além disso, no Brasil, temos algumas ações como a nossa parceria com a Plan International, a exemplo do projeto Famílias Que Cuidam, que durou sete anos e levou o cuidado, a educação e o brincar para milhares de crianças na primeira infância e famílias de regiões periféricas. Atualmente, estamos em andamento com um novo projeto, o Aprender e Proteger, que visa empoderar meninas e suas famílias para que desenvolvam ferramentas para se protegerem de situações de violência. A ação buscará estimular a permanência das meninas na escola, evitando que elas se envolvam em trabalho infantil e outras situações de risco. Há, também, um plano de apoio a imigrantes e refugiados e as meninas imigrantes que participarem do programa também terão acesso a um curso de aperfeiçoamento do idioma.
Somos parceiros há 10 anos da AACD. Já desenvolvemos juntos projetos pedagógicos e no ano passado, desenvolvemos juntos uma plataforma ‘’Doe seu tempo” como uma forma de encontrar caminhos para se solidarizar com o próximo, em um momento em que o mundo inteiro sofre com o distanciamento social. Qualquer pessoa interessada podia fazer a inscrição, inclusive, com o convite para pacientes da AACD participarem. Lá, foi possível dialogar sobre temas variados que incluem beleza, gastronomia, bem-estar, dicas de autocuidado, cultura, entre outros, por intervalos de 30 minutos.
Com a ONG Amigos do Bem, responsável por projetos sociais no sertão do Ceará, Alagoas e de Pernambuco, queremos transformar a vida de milhares de pessoas do sertão nordestino, por meio de acesso à alimento, água, saúde e educação e de ações que realmente impactem a vida dessas comunidades também a longo prazo. Já estamos viabilizando a construção de quatro poços artesianos movidos a energia solar e estamos convertendo para energia solar outros quatro, já existentes, produzindo mais 256 milhões de litros de água no ano. Também está entre as metas oferecer atendimentos de telemedicina para mais de 18 mil pessoas em 42 povoados do sertão e treinamentos de habilidades socioemocionais para as famílias atendidas. A ação vai exigir o treinamento de mais de 136 agentes locais, além da atuação voluntária de 250 profissionais da área da saúde. A parceria com a ONG Amigos do Bem para a viabilização destas ações já está fechada até 2022.
Recentemente, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), doamos equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras, luvas, aventais e toucas, para cuidar e proteger mais de 190 profissionais de saúde do Amazonas, Pará, Maranhão e Mato Grosso do Sul, contemplando áreas de grande vulnerabilidade social e altos índices de infecção do coronavírus, incluindo Unidades Básicas de Saúde Indígena.
Estamos construindo um Programa de Voluntariado para que os nossos colaboradores possam viver o nosso propósito na prática e o mais bacana é que estamos convidando a sociedade para fazer parte com a gente também, construindo ações que possibilitem que qualquer pessoa possa fazer o bem. Teremos novidades em breve!
Redação: Portal 2A+Cosmética. Permitida a reprodução parcial ou total desde que citada a fonte 2A+ Cosmética com link para esta página. A não inclusão desta informação com link implicará nas medidas legais previstas em lei.
Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp
Portais de Notícias 2A+
Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.
Jornalismo feito por Jornalistas.
Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.
Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.
Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+.
The best way to access the Brazilian life sciences industry market.