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Estamos acompanhando o boom do Personal Care no Brasil?
Mônica Schimenes. Divulgação

Estamos acompanhando o boom do Personal Care no Brasil?

Por Mônica Schimenes, CEO e fundadora da MCM Brand Experience

Até bem pouco tempo atrás, a pergunta que fazíamos frente às transformações, sobretudo tecnológicas era: estou preparado para o que vem pela frente? Meu negócio está preparado? Contudo, o ritmo dessas mudanças foi tão intenso que hoje é preciso questionar se estamos preparados para o presente. Uma das formas de saber é acompanhar as tendências para se manter atualizado em relação às mudanças e

diversos setores, desde o setor de beleza e cuidados pessoais até o comportamento do consumidor. Estar preparado é fundamental para não ficar para trás na era da inovação constante. As tendências nos fornecem insights sobre novas oportunidades de negócios, tecnologias que podem ser implementadas e mudanças nos padrões de consumo e comportamento dos consumidores.

O setor de beleza e cuidados pessoais no Brasil tem apresentado uma crescente considerável nos últimos anos. Conforme pesquisas da Nielsen/Ebit, realizadas no primeiro semestre de 2022, o mercado de cosméticos no Brasil contou com crescimento de 24% em relação a 2021.

Essa crescente é acompanhada pela rápida tendência de digitalização e automação, impulsionada pela evolução tecnológica, mudanças nos padrões de consumo e necessidade de aumentar a eficiência e a produtividade das empresas. Com isso, as empresas estão adotando soluções digitais, como aplicativos móveis, para oferecer serviços mais personalizados e convenientes aos seus clientes, além de investir em tecnologias de automação para otimizar seus processos de produção e melhorar a qualidade de seus produtos. Um exemplo disso são os robôs adotados para fazer a triagem de produtos e embalá-los, reduzindo o tempo de produção e os custos operacionais. A personalização dos produtos e serviços é outra tendência crescente no setor de beleza e cuidados pessoais. Os consumidores estão buscando produtos que atendam às suas necessidades específicas, em vez de se conformar co

soluções genéricas. As novas tecnologias estão desempenhando um papel importante nessa tendência, como o uso de inteligência artificial e análise de dados para personalizar produtos e recomendar tratamentos específicos para cada cliente. Essa personalização aparece também no atendimento ao cliente, com o uso de chatbots e assistentes virtuais, tornando o processo de compra mais fácil e personalizado.

O resultado de toda essa evolução tecnológica e preocupação com a personalização, se tornou um dos principais desafios do setor para 2023. A grande missão do ano é garantir que as empresas estejam preparadas para lidar com a complexidade dessas tecnologias e garantir a segurança dos dados do cliente, evitando vazamento e outros problemas.

O crescimento do mercado masculino é mais um ponto positivo do mercado. Segundo o SEBRAE, nos últimos 5 anos, o segmento masculino de beleza praticamente dobrou e o faturamento de cosméticos, direcionados aos homens, cresceu 30%. Ainda de acordo com a pesquisa, o Brasil responde por 13% do mercado global de cosméticos para homens e eles já representam um terço dos clientes das clínicas de estética no Brasil.

De fato, os homens estão se tornando cada vez mais conscientes da importância de cuidar da aparência e da saúde da pele, e estão buscando cada vez mais soluções específicas para as suas necessidades. Uma das principais razões para esse aumento na demanda é a busca por produtos de beleza específicos para cada biotipo. Homens com diferentes tipos de pele – oleosa, seca, sensível ou mista – estão procurando por produtos que atendam às suas necessidades específicas. Isso é um sinal de que os homens estão se tornando cada vez mais conscientes de que cuidados com a pele não são apenas uma questão de vaidade, mas também de saúde.

Essa tendência no Brasil reflete uma mudança cultural significativa, um sinal positivo de que estamos caminhando para uma sociedade mais igualitária e consciente da importância dos cuidados com a saúde e a beleza, independente do sexo. O momento pede a compreensão de que o mercado é o resultado daquilo que nós fazemos e está em constante transformação. É por isso que a adoção de práticas sustentáveis e as metas de ESG são cada vez mais relevantes para as empresas do setor, garantindo a competitividade e atraindo investimentos. Afinal, os consumidores e a sociedade estão valorizando cada vez mais empresas e marcas comprometidas com responsabilidade social e ambiental. Nesse cenário, minha agência busca ser o braço direito das empresas no sentido de oferecer uma parceria sólida com a expertise necessária nesse segmento.

Sobre Mônica Schimenes

Mônica Schimenes, é fundadora e CEO da MCM Brand Experience, grupo de comunicação integrada com atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com a diversidade e inclusão, certificada com o selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo. Em 2017, conseguiu elevar a empresa graças ao Programa de Mentoria para Fornecedores de Diversidade da Monsanto, pelo qual foram selecionados. Está presidente do Conselho de Empresárias da WEConnect International do Brasil, foi eleita “Mulher Empreendedora Global do Ano” pela WEConnect International, reconhecida como empreendedora Global pela IWEC International e é participante do programa Winning Women da EY. Com mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de marketing, comunicação e eventos, é responsável por contas como: IBM Brasil, BASF, Johnson & Johnson, Nestlé, Google, Suvinil, Dell, Unilever e outros. Realiza importantes palestras, com os temas: “O Feminino da Voz”, sobre empoderamento feminino, “Essência”, uma palestra biográfica motivacional, “A voz sua marca”, sobre branding e “Todos os tons da Inclusão”, um convite aos temas, diversidade, inclusão e sustentabilidade. É musicista, cantora, casada e mãe do Léo.

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