quinta-feira , 25 abril 2019
Capa » Cosméticos » Cosméticos manipulados combinam vários produtos
Cosméticos manipulados combinam vários produtos

Cosméticos manipulados combinam vários produtos

O ideal é sempre ter a receita de um dermatologista antes de encomendar um produto manipulado.

Anti-idade, proteção solar, maquiagem, combate da oleosidade, hidratação…São várias as funcionalidades que podem caber em um mesmo pote com conteúdo feito com exclusividade para a cliente. Os produtos manipulados tendem a ser mais baratos e permitem ao médico e ao farmacêutico prescreverem exatamente o que o paciente precisa, o que permite uso de menos itens, pois dá para condensar mais de um tratamento em um único creme ou gel. O mercado só cresce: dados da Associação Nacional dos Farmacêuticos apontam que entre 2014 e 2018 o número de farmácias de manipulação em atuação no País cresceu 8,8%, totalizando 7.545

O ideal é sempre ter a receita de um dermatologista antes de encomendar um produto manipulado. “O médico faz uma avaliação mais minuciosa de sua derme/epiderme, tornando o tratamento mais pessoal”, pontua a farmacêutica Tuani Zampiere Gomes, da Única. Nem todos os produtos podem ser formulados só com a prescrição do farmacêutico, embora esse profissional possa recomendar alguns itens e ajudar o paciente. “Sobre quaisquer dúvidas que surjam a respeito da prescrição, orientando sobre a maneira correta de uso, para que alcance os resultados do tratamento”, diz Maria Viviane Queiroz Picollo, da Formulário.

De acordo com a farmacêutica Creusa Manzalle de Toledo, da Grindélia, existem 800 itens que podem ser combinados. Ela destaca também a personalização do produto – um creme que vem da Europa, por exemplo, cheio de hidratante, pode não funcionar muito bem na pele de uma mulher rio-pretense por causa do clima quente daqui.

O preço do cosmético manipulado varia conforme a composição da fórmula, mas sai mais em conta porque a embalagem é simples e o produto é feito em pequenas escalas, evitando desperdícios. É preciso escolher uma farmácia de confiança, pois a qualidade na manipulação dos produtos garante a eficácia do tratamento, diz Tuani. O estabelecimento deve utilizar compostos com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Outro benefício é que a farmácia consegue levar até o consumidor substâncias que foram retiradas do mercado por algum motivo. Normalmente os produtos manipulados possuem um prazo de validade menor. Maria Viviane orienta que a pessoa precisa seguir as instruções de conservação, como manter a embalagem em local fresco e longe da luz solar, deixar o produto no invólucro original, sempre manusear o medicamento com as mãos limpas e secas, além de outras orientações, como manter o remédio em geladeira.

Na onda dos remédios orais que auxiliam na beleza, a manipulação também é uma aliada. “Crianças e idosos têm dificuldade para engolir cápsulas e comprimidos. É possível manipular medicamentos na forma de xarope, gotas, sachês, entre outras, que facilitam a ingestão e garantem a adesão ao tratamento”, explica Maria Viviane. Os alérgicos também são beneficiados. “Podemos manipular cosméticos e medicamentos sem conservantes, corantes, aromatizantes e essências.”

Fonte: Diário da Região

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*