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Centro de Pesquisa e Inovação da L’Oréal é o laboratório mais sustentável do Brasil pelo segundo ano consecutivo

Centro de Pesquisa e Inovação da L’Oréal é o laboratório mais sustentável do Brasil pelo segundo ano consecutivo

Certificado Leed Platinum consagra uma nova forma de trabalhar e operar, que leva em conta a experiência humana, além de questões de sustentabilidade.

O Centro de Pesquisa & Inovação L’Oréal Brasil foi certificado com o Leed Platinum, a mais alta pontuação na certificação internacional de Liderança em Energia e Design Ambiental, que considera a área de Operação e Manutenção e tem entre seus principais requisitos a experiência humana. É o prédio no Rio de Janeiro a ter essa conquista, Laboratório de Pesquisa no Brasil, da L’Oréal no mundo e em apenas 5 no Brasil com a melhor pontuação.

Para obter esse certificado, o empreendimento é avaliado em seis categorias: Matriz Energética; Eficiência no uso da água; Gestão de resíduos; Transporte (tipo de transporte e emissões); Experiência humana (qualidade do ar e satisfação com o ambiente); e Configuração do prédio (lay-out, dimensões, regime de funcionamento e população). O nível do certificado depende da pontuação que o prédio atinge no processo de auditoria. O Leadership in Energy and Environmental Design, ou LEED, é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações utilizado em mais de 160 países, e possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação, com foco na sustentabilidade de suas atuações. O prédio já havia conquistado o Leed Gold em 2018.

“Pouquíssimos empreendimentos que possuem certificados LEED no mundo estão pontuados nesta categoria. Isso mostra que o Centro de Pesquisa & Inovação L’Oréal Brasil adota arquitetura e processos modernos de engenharia, que permitem uma operação constantemente sustentável e experiência humana única”, explica Raphael Sixel, Gerente de Campus de P&I.

Localizado na Ilha de Bom Jesus, ao lado do Parque Tecnológico da UFRJ, no Rio de Janeiro, o prédio foi construído respeitando a biodiversidade local. Mas o comprometimento de quem trabalha por lá foi determinante para a conquista de um dos principais selos internacionais para prédios sustentáveis no mundo. “As equipes de gerenciamento do Campus, com o apoio da população do prédio, estão sempre engajadas com a sustentabilidade e possuem um papel fundamental mantendo a alta performance dos sistemas de engenharia e facilities. Contribuem especialmente trazendo ideias inovadoras para o aumento da performance ambiental e energética do nosso prédio e também no consumo consciente de água, energia e geração de resíduos”, diz Sixel. “A certificação LEED Platinum coloca-nos em posição de destaque e consagra o nosso compromisso com a sustentabilidade. Um reconhecimento totalmente alinhado aos valores do programa de sustentabilidade da L’Oréal, Sharing Beauty With All”.

“Para a L’Oréal Brasil, a sustentabilidade é uma das nossas top 5 prioridades estratégicas, por isso, nossa abordagem integra esse assunto em toda nossa cadeia de valor e rotina diária. Nossa ambição deve refletir esse valor até dentro da nossa infraestrutura, que deve ser um exemplo para nossa sociedade no que diz respeito ao meio ambiente”, explica Maya Colombani, Diretora de Sustentabilidade da L’Oréal.

Sobre Sharing Beauty With All
Lançado em 2013, o SBWA tem trabalhado em uma série de ações que comprovam ser possível inovar de forma sustentável. O programa permite que a L’Oréal contribua com 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. No Brasil, o programa tem três focos: combater as mudanças climáticas, transformar a cadeia de valor e promover o protagonismo social.

Sobre a L´Oréal Brasil
A L’Oréal se dedica à beleza há mais de 100 anos. Com o seu portfólio internacional único de 36 marcas diversas e complementares, o Grupo L´Oréal gerou vendas no valor de 29,87 bilhões de euros em 2019 e emprega 88.000 pessoas em todo o mundo. Como a principal empresa de beleza do mundo, a L’Oréal está presente em todas as redes de distribuição: mercado de massa, lojas de departamento, farmácias e drogarias, salões de beleza, varejo de viagem, varejo de marca e comércio eletrônico. Pesquisa e Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de quase 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender às aspirações de beleza em todo o mundo.
No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 60 anos em 2019 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 19 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kerastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Diesel, Ralph Lauren, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Urban Decay e Cacharel.

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