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Desvendando o universo das fragrâncias em cosméticos: Saiba o passo a passo e curiosidades da arte de perfumar

Descubra como a Skala Cosméticos transforma essências em experiências sensoriais únicas através de seus produtos  

As fragrâncias em cosméticos desempenham papel vital influenciando a experiência do consumidor e, por isso, merecem atenção meticulosa desde a concepção até a finalização. A criação de fragrâncias é um processo que aprimora o potencial dos produtos e dão um toque ainda mais especial a todas as linhas. Para Skala Cosméticos, potência e agradabilidade são essenciais, pois garantem que a fragrância se conecte com seu público-alvo por meio de experiências culturais ou de familiaridade. Por isso, a marca se mantém atualizada com as tendências olfativas nacionais e internacionais para que reflitam modernidade e qualidade, além de firmar parcerias com empresas reconhecidas do setor. 

O processo de criação de fragrâncias começa com um briefing detalhado fornecido pelo cliente, um documento que fornece informações essenciais sobre as necessidades técnicas e criativas do projeto. Segundo Roland Theil, perfumista da Capuani do Brasil, empresa parceira de Skala Cosméticos, a fragrância pode nascer de um conceito simples, como “um produto capilar inspirado no cacau” e o perfumista então trabalha em que caráter dar ao cacau: se será mais doce, mais torrado, amargo e outros.

A Skala, por exemplo, ao perceber o aumento de comentários dos consumidores à procura do “potão com cheiro de chocolate”, mergulhou em um estudo sobre a matéria prima e presentou ao mercado Skala Brasil Cacau, uma ode à nossa nação vibrante e colorida, com o poder de hidratação do cacau como protagonista, trazendo na fórmula toda a riqueza e tudo de melhor que podemos colher em solo nacional.

‘’A Avaliação de Fragrâncias é um departamento que desempenha papel crucial nesse processo, garantindo que a criação do perfumista cumpra o briefing do cliente e alcance o desempenho desejado, assim como segurança, estabilidade e custo adequado ao projeto. A escolha é baseada em critérios que incluem a potência da fragrância e sua agradabilidade na base do produto final’’, explica o especialista. Entender o estilo da linha e adaptar a criação de essências para atender às necessidades específicas do produto é essencial para o desenvolvimento de uma fragrância de sucesso.

No universo das fragrâncias, os elementos são conhecidos como “ingredientes” ou “matérias-primas”, e podem ser de origem vegetal, sintética ou semissintética, sendo que as fragrâncias normalmente têm a maior parte de suas composições formadas por ingredientes sintéticos devido a questões regulatórias, custos e garantia de fornecimento. Além disso, uma fórmula de fragrância pode conter dezenas ou centenas de matérias-primas, dependendo da categoria do produto final e, no caso de Skala, todas são 100% veganas. Em um movimento que abraça a tendência cruelty-free, a marca se tornou vegana em todos os seus processos produtivos.

Cosméticos vs. Perfumes

Embora não haja limitações estritas quanto aos ingredientes usados em cosméticos ou perfumes e colônias, existem restrições regulatórias que afetam a quantidade máxima de uma matéria prima em uma fórmula a depender da finalidade do produto. ‘’A forma como o produto será usado e absorvido pela pele influencia essas restrições. O custo do projeto também é um fator importante, determinando quais matérias-primas podem ser usadas para atender às expectativas do consumidor em diferentes categorias’’, conta Rolando Theils.

Além desses pontos, o sucesso de uma fragrância está intrinsecamente ligado à sua agradabilidade, potência e aderência ao conceito do produto, critérios avaliados em painéis de pesquisa com consumidores, garantindo que a experiência do cliente seja a mais agradável possível.

Sobre a Skala Cosméticos

No mercado há mais de 30 anos, a Skala é pioneira na comercialização de cremes de tratamento para cabelo em embalagens de um quilo, o que mudou para sempre o jeito de cuidar das madeixas dos brasileiros. O “Banho de Creme”, inventado pela marca, é hoje um ritual de beleza incorporado ao dia a dia de milhões de mulheres no Brasil e nos mais de 40 países para onde os produtos são exportados. Graças a sua atuação e qualidade, a Skala conquistou 50% do mercado de produtos de cabelo na categoria creme de tratamento no Brasil.

A marca tem na inovação e na qualidade constante os principais valores que sustentam o prestígio e a liderança. Além disso, consciente de sua responsabilidade social e ambiental, e que tais hábitos e atitudes melhoram a qualidade de vida, ajudando também a humanidade e o planeta, desde julho de 2018 a Skala se tornou uma marca 100% vegana, cruelty free e que utiliza ingredientes de origem vegetal.

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