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Indústria brasileira de embalagem registra crescimento

A embalagem tem o objetivo de conectar a marca e o consumidor, além de definir o valor que será atribuído ao produto. Quem está no mercado sabe que o tema não é novo. Nessa disputa, os detalhes são fundamentais para chamar a atenção e converter em vendas. Ainda mais em um cenário onde empresas de todos os tamanhos passaram a ser desafiadas a competir para a sobrevivência e o sucesso dos negócios. “O consumidor utiliza a embalagem como um importante item de referência na hora de avaliar e escolher produtos. Mais do que proteger o produto, a embalagem possui a capacidade de atrair o consumidor e despertar desejo nele. Sai na frente quem observa os detalhes”, afirma Marcelo Falcão, diretor da Premier Pack, líder na fabricação e fornecimento de embalagens premium e standards para os mais diversos segmentos.

A indústria brasileira de embalagem produziu o equivalente a R$71,5 bilhões em 2017, segundo o Estudo Macroeconômico da Embalagem ABRE/FGV: desempenho da indústria de embalagem em 2017 e perspectivas para 2018, pouco mais de 10% quando comparado ao ano anterior. Em volume físico, a produção foi positiva em 1,96%, após 3 anos de quedas. Enquanto isso, segundo o mesmo estudo, o nível de emprego atingiu, em dezembro, 218.146 postos de trabalho. Esse contingente é 1,12% superior ao de dezembro de 2016, que ficou 2,28% abaixo do de 2015.

Os desafios do mercado de embalagem

Segundo o relatório anual “Breakthrough Innovation Report”, da Nielsen, o design das embalagens é um dos principais fatores de sucesso por trás dos novos produtos lançados na Europa. Algo que por aqui ainda é bastante tímido.

O documento ainda aponta 11 casos de sucesso, sendo que todos eles geraram pelo menos 7,5 milhões de euros em vendas no primeiro ano de lançamento e mantiveram pelo menos 90% desse valor no segundo ano. O estudo analisou 9.900 lançamentos na Europa.  Entre as categorias que mais investem em inovação de embalagem, segundo o mesmo estudo, são da categoria de Alimentação (38%) e Bebidas (18%).

Cerca de 60% das decisões são tomadas por impulso, segundo o relatório. E mais: 56% dos consumidores europeus dizem descobrir novos produtos em loja contra 45% que dizem o mesmo relativamente a anúncios de televisão.

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