Capa » Notícias » Weleda antecipa-se à nova legislação de logística reversa de medicamentos

Weleda antecipa-se à nova legislação de logística reversa de medicamentos

O totem estará disposto para uso dos consumidores em sua farmácia de Santo Amaro, em São Paulo, como piloto para futura expansão para sua rede de franquias e parceiras comerciais

O descarte incorreto de resíduos de medicamentos é uma questão grave enfrentada pelo mundo hoje. O Brasil é o sexto país – caminhando a passos largos para a quinta posição – com maior volume de vendas de medicamentos e, segundo dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente, estima-se que por ano o país acumula um total entre 4,1 mil e 13,8 mil toneladas de resíduos domiciliares. Além dessa grande circulação, a maior parte da população não se desfaz dos produtos adequadamente – cerca de 20% é descartado em vasos sanitários, pias ou lixos domésticos. E isso desencadeia um grande problema ambiental: cada quilo descartado de forma incorreta, pode contaminar até 450 mil litros de água.

Por essa razão, em junho deste ano foi publicado o Decreto Presidencial nº 10.388 que regulamenta o sistema de logística reversa no país, colocando a responsabilidade nas empresas pelo direcionamento do descarte correto de medicamentos a partir de 2021. Com isso, a Weleda, marca suíça de medicamentos antroposóficos e cosméticos naturais orgânicos, que traz a sustentabilidade como parte fundamental de seu modelo de negócio, decidiu sair na frente e, junto, em parceria, com a First Ambiental, empresa de coleta seletiva logística reversa e descarte responsável, instalou na sua farmácia de Santo Amaro, localizada em São Paulo, uma estação de coleta de embalagens e medicamentos de qualquer laboratório. Apesar de os medicamentos Weleda serem naturais e não poluírem o meio ambiente, eles também são objeto de descarte correto segundo a legislação. A Weleda pretende iniciar seu projeto em uma farmácia modelo, Santo Amaro, e depois ampliar o projeto para suas outras franquias e parceiros comerciais, incluindo as grandes redes de farmácias.

A partir de setembro os consumidores poderão descartar o que está em desuso, vencido ou acabado no totem com coleta seletiva de três tipos: sólidos, líquidos e embalagens. Regularmente a First Ambiental fará a coleta, e destinará os resíduos para reciclagem, coprocessamento ou incineração e destinará o resíduo para o em local correto e seguro. Segundo José Romeu Vichier Filho, CEO da First Ambiental, “já imaginávamos a Weleda como usuária modelo do nosso trabalho, uma vez que compartilhamos dos mesmos valores: Respeito ao Meio Ambiente, Sustentabilidade e Governança (ESG).”

“A iniciativa caminha em linha com o que acreditamos e com os diversos projetos sustentáveis consolidados ao redor do mundo. A logística reversa é primordial. Estamos assumindo como nossa responsabilidade também o descarte correto de tudo aquilo que o setor farmacêutico comercializa para garantir o funcionamento harmônico do meio em que todos nós estamos inseridos”, afirma Maria Claudia Pontes, CEO da Weleda América Latina.

Sobre a Weleda

Pioneira na fabricação de medicamentos antroposóficos e líder mundial no segmento de cosméticos com ingredientes de cultivo orgânico e biodinâmico, a Weleda tem como missão promover a saúde e a beleza natural, estimulando a vitalidade do ser humano para atingir o equilíbrio entre o corpo e a mente. Fundada em 1921, a marca suíça está presente em mais de 50 países e no Brasil desde 1958, com 87 produtos em seu portfólio que podem ser encontrados em grandes redes de farmácias convencionais e de homeopatia, além das lojas próprias e e-commerce (www.weleda.com.br).

A Weleda é certificada pelo Natrue, selo independente de origem europeia que valida os cosméticos naturais e orgânicos, e no Brasil, pelo IBD, maior certificadora da América Latina de produtos da mesma origem. Além disso, a marca é membro da UEBT (União para o BioComércio Justo), uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o uso de recursos naturais com responsabilidade para fomentar o crescimento sustentável do negócio, com desenvolvimento local e conservação da biodiversidade.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*