Capa » Notícias » Verrugas: o que você precisa saber sobre elas

Verrugas: o que você precisa saber sobre elas

Coçar, cutucar ou pressionar pode fazer com que se espalhe para outras regiões do corpo

 Apontar para as estrelas, segundo um dito popular, poderia causar o surgimento de verrugas nas extremidades dos dedos. Será? Verdadeira ou não, uma situação é certa: as verrugas incomodam muito quando aparecem! Em alguns casos, dependendo da região que se encontra, pode até interferir na autoestima e na rotina da pessoa.

As verrugas1 são lesões benignas na pele, causadas pela contaminação do papiloma vírus humano (HPV). A infecção resulta no crescimento anormal da camada mais superficial e final da pele (a epiderme). Existem diversos tipos de verrugas e, normalmente, a aparência da lesão muda de acordo com a parte do corpo. Elas podem aparecer em qualquer idade da vida, inclusive em crianças.

“Quando uma protuberância aparece na pele, ela incomoda e, por instinto, queremos apertar, coçar, arrancar de qualquer maneira, o que nos leva a procurar receitas caseiras para minimizá-las.  Mas, o que a maioria não sabe, é que essa atitude, na verdade, pode dificultar sua melhora. O ideal é sempre procurar um dermatologista para um diagnóstico mais assertivo, pois não há mistério, muito menos receitas caseiras milagrosas, o que existe é um diagnóstico com tratamento correto de acordo com o tipo de verruga e sua perigosidade”, explica o Dr. Antonio Gomes Neto, médico dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Os tipos:  Existem diversos tipos de verrugas e, normalmente, a aparência da lesão muda de acordo com a parte do corpo. As cinco principais variáveis de verrugas são:

  • Vulgares: é o tipo mais comum. As lesões são irregulares, endurecidas e ásperas e podem ser isoladas ou agrupadas.  Costumam se desenvolver em áreas com mais atrito, como cotovelos, joelhos, mãos e ao redor das unhas.
  • Planas: têm a aparência e pequenas pápulas (bolinhas) e apresentam cor amareladas ou acastanhadas, normalmente, formadas por várias verrugas de até 5 milímetros, além de ter superfície plana e lisa. Aparecem mais comumente no rosto e dorso das mãos de adolescentes.
  • Plantares: aparecem na planta dos pés e costumam ser confundidas com calos. O peso do corpo faz com que elas cresçam para dentro, causando dor ao caminhar. As verrugas plantares apresentam um anel periférico com pontos escuros no centro da lesão e, por essa aparência, são popularmente chamadas de “olho-de-peixe”.
  • Filiformes: caracteriza-se por uma projeção mais fina e alongada. São mais comuns no rosto, pescoço, lábios e pálpebras. A incidência é maior em pessoas mais velhas.
  • Anogenitais: São lesões úmidas e vegetantes, em grupo ou isoladas, com aspecto de couve-flor. Costumam acometer regiões mais sensíveis como a mucosa genital feminina e masculina, a uretra, a vagina, o colo do útero, a região perianal ou a mucosa oral. Estão relacionadas com infecções genitais e há uma conexão com alguns subtipos de HPV de alto risco, aumentando as chances de câncer genital, como o do colo do útero.

A TheraSkin®, empresa brasileira especializada em cuidados com a pele, separou algumas dicas e cuidados essenciais e necessários para um tratamento rápido, eficaz e sem dor.

Surgimento: Cada organismo reage a infecção pelo HPV de modo diferente, o que significa nem todo mundo que é contaminado pelo vírus desenvolve verrugas. Quanto mais fraco o sistema imune, maior o risco de tê-las. Quando surgem, as verrugas (em geral) costumam estar expostas na pele, nas regiões da mão, pés, cotovelos, joelhos e rosto. Por serem áreas abertas, expostas e de muito movimento, o primeiro instinto é mexer e tentar arrancá-las. Mas a melhor forma de cuidar e tratar é não cutucá-la ou machucá-la, pois o sangramento faz com que o vírus se espalhe e nasçam outras. Dica prática: Tape-a com um curativo e agende consulta com um dermatologista.

Tratamento: Na maioria dos casos, o tratamento para extração das lesões é simples e pode ser realizado pelo próprio paciente, em casa. O diagnóstico é clínico e o médico pode indicar a utilização de medicamentos tópicos, que podem conter ácidos, como o salicílico e o lático, em sua composição. Nos casos mais graves, pode ser necessária a remoção cirúrgica das lesões.

Verrux®2, da Theraskin®, é um tratamento específico para verrugas comuns, plantar e calosidades. Seu uso é tópico adulto e pediátrico. Para usar, basta aplicar uma vez ao dia, quatro camadas do produto, esperando cada camada secar antes da reaplicação, até a eliminação da verruga ou calosidade.

1 Verrugas Sociedade Brasileira de Dermatologia  https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/verrugas/20/

2 Verrux® (ácido salicílico 0,20 g/mL, ácido láctico 0,15 mL/mL). INDICAÇÃO: Verrugas comuns, plantar e calosidades. CONTRAINDICAÇÕES: Contraindicado em diabéticos e em pacientes com déficits circulatórios em membros. CUIDADOS E ADVERTÊNCIAS: Não usar próximo aos olhos. Evitar contato com as mucosas e a pele íntegra. POSOLOGIA: Uso externo. Proteger as áreas ao redor da lesão com vaselina sólida. Aplicar uma vez ao dia, até a eliminação da verruga ou calosidade, quatro camadas de colódio, esperando cada camada secar antes da reaplicação. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC n° 199 de 2006. AFE n 1.00191.9.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*