segunda-feira , 27 setembro 2021
Capa » Água » Tratamento de Águas e Sustentabilidade em evidência no setor AVAC-R

Tratamento de Águas e Sustentabilidade em evidência no setor AVAC-R

Lançamento do Comitê Nacional de Tratamento de Águas para HVAC-R, o CONATRAT, uma nova Renabrava, um novo conceito a respeito de tratamento de águas no setor, são algumas das atividades em evidência no Departamento de Tratamento de Águas na ABRAVA

Desde que foi fundado em 2018, o Departamento Nacional de Tratamento de Águas (DNTA) da ABRAVA tem atuado com a missão de levar informações a respeito da importância do tratamento de águas diante de temas como eficiência energética, vida útil dos equipamentos, e em especial à sustentabilidade do planeta no quesito economia de água, bem escasso e que pode vir a faltar se nada for feito para controlar o seu uso, por meio de ações focadas no tratamento de água e seu reuso. Com o objetivo de ser um fórum de discussões, relacionar procedimentos técnicos para águas em sistemas de HVAC-R e padronização do tratamento de águas no Brasil, foi lançado no mês de abril o CNTA – Comitê Nacional de Tratamento de Águas. Um congresso inédito entrou para o calendário de 2021 da ABRAVA, o CONATRAT – Congresso Nacional de Tratamento de Águas.

Para o presidente do DNTA Charles Domingues, e consultor da CDomingues “2021 será marcado como um divisor no que se tratar da temática tratamento de águas no setor da climatização e refrigeração. O planejamento do DNTA conta com ações que visam levar informações para o mercado por meio de novos posicionamentos, eventos como o CONATRAT e webinares, a elaboração de uma nova Renabrava que tem como base a NR 13, este assunto está no radar junto ao Comitê de Normas Regulatórias da ABRAVA”.

O Comitê Nacional de Tratamento de Águas – CNTA

Charles destaca ainda que ocorre uma discrepância no mercado de tratamento de águas no setor HVAC-R, pois não há uma equalização para o tema, haja vista que o Brasil por ser um país de dimensões continentais, onde a variação nas características físico químicas das águas são demasiadamente diferentes e isso se torna um complicador, pois cada fabricante determina tende a definir o seu o seu parâmetro que compreende o ideal para o uso da água em seus equipamentos, assim como os tratadores de águas acabam praticando cada um o seu padrão o que acaba criando um hiato entra a qualidade de agua e a necessidade de cada equipamento. Com isso, o setor sofre com a questão da eficiência de performance e garantia dos equipamentos, gerando assim problemas de manutenção, e o Comitê Nacional de Tratamento de Águas vai preencher essa lacuna.

A criação do CNTA tem por objetivo formar um grupo de trabalho multidisciplinar, que seja interface da relação fabricantes e tratadores de águas e usuários de sistemas de HVAC-R, para que em comum acordo se determine um padrão, e que seja elaborado um guia orientativo contendo procedimentos específicos para cada situação.  Para início dos trabalhos, ficou definido que Charles Domingues estará na presidência do mesmo e a estrutura operacional e administrativa do CNTA será formada por representantes dos DNs de Tratamento de Águas e Ar – Condicionado Central, Matheus Lemes (Trane) e Cristiano Brasil (Midea Carrier) já confirmaram sua participação, além de membros convidados de órgãos como Conselhos Regionais de Químicas, POLI-USP, entre outras entidades.

Entre as principais atividades a serem desenvolvidas estão:

  • Criação de gestão integrada ABRAVA de tratamento de Águas HVAC-R Definição de Procedimentos técnicos para águas HVAC-R
  • Classificação para o uso da água em território nacional
  • Criação de uma Renabrava específica – recomendação técnica ABRAVA
  • Integração das Renabravas 08, 10 e a nova

O CONATRAT 2021

O Congresso Nacional de Tratamento de Águas para o setor HVAC-Restá agendado para setembro de 2021. O evento tem por objetivo reunir os melhores especialistas de tratamento de águas e consultoria para troca de conhecimentos técnicos e científico sobre a importância do programa de tratamento de águas para sistemas de HVAC-R e discussão de novas tecnologias e procedimentos na manutenção, qualidade de água em sistemas de condensação e água gelada.

O DNTA

O Departamento Nacional tem tratado de uma extensa agenda, e para dar continuidade às ações se reúne mensalmente para atualização de informações com as empresas associadas e participantes do grupo. Na pauta, a realização de um webinar no mês de junho, atualização da Renabrava, lançamento de um livro, entre tantas ações. Mais informações a respeito do escopo de atuação do DNTA podem ser conferidas no site da ABRAVA, e para um contato direto email para [email protected].

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*