Capa » Água » Tratamento de água para sistemas AVAC-R ganha maior atenção na FEBRAVA

Tratamento de água para sistemas AVAC-R ganha maior atenção na FEBRAVA

Aumento de produtos alternativos como de reuso e de poço tem exigido das empresas um programa que garanta a qualidade e promova a eficiência dos equipamentos.

São Paulo, julho de 2019 – A grande variação de água utilizada como reposição em sistemas de AVAC-R – Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração, assim como as condições de operação dos sistemas de condensação e/ou água gelada, tem ampliado a necessidade de introdução de tratamentos específicos para a água. A análise é do químico e especialista em águas para AVAC-R consultor Charles Domingues, presidente do Departamento Nacional de Tratamento de Água da Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento.

Segundo Domingues, por isso os usuários (prédios, hospitais, indústrias, etc..) precisam conhecer o processo, o que levou a 21ª edição da FEBRAVA – Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento do Ar e da Água, que acontece entre os dias 10 e 13 de setembro em São Paulo, a dar destaque no tratamento de águas para AVAC-R. “A ideia é exatamente quebrar paradigmas, ou seja, não somente se preocupar com água para consumo humano. A água utilizada em sistemas AVAC-R, além de fazer parte do processo, muita das vezes é responsável por paralisações, redução de desempenho, além outros problemas, quando não tratada adequadamente. Daí a necessidade de discutir questões voltadas a programas de tratamentos, que vão desde o conhecimento da água utilizada no sistema AVAC-R, passando pelo uso de produtos adequados, assim como ter o aval de um especialista na elaboração do programa de tratamento específico para cada condição”, explica o consultor.

Para Leonardo Cozac de Oliveira Neto, diretor presidente da Conforlab, empresa especializada, que está há 20 anos no mercado brasileiro, o tratamento de água ganhou atenção depois que as empresas deixaram de usar água apenas das concessionárias e passaram a utilizar também de poços, de reuso, da chuva, entre outros.

Domingues lembra que o programa de tratamento de águas para sistemas de AVAC-R tem o objetivo de manter o funcionamento seguro e contínuo do sistema como um todo, ou seja, nas tubulações e equipamentos, visando manter a desempenho dos equipamentos, mitigando ao máximo paradas não programadas para manutenções corretivas, como por exemplo, por conta da formações de incrustações e o desenvolvimento de processos microbiológicos nos equipamentos e ao longo da linha de condensação e/ou água gelada. Assim como, o aumento da vida útil dos equipamentos, como, por exemplo, mantendo processos corrosivos sob controle.

“Como a Febrava é o principal evento do mercado de AVAC-R tratamento do ar e água da América Latina, o propósito é ampliar a divulgação do tema tratamento de águas para o setor. Tanto que o tema tratamento de águas estará presente no Conbrava (Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar), na Arena do Conhecimento, no Dia de Treinamento – Cursos Conbrava/Febrava e em uma Mesa redonda, durante a Febrava”, destaca Domingues.

Monitoramento on line

Este ano, segundo Oliveira Neto, a Conforlab levará para a Febrava seu sistema de monitoramento on line da qualidade da água nos equipamentos de ar condicionado e refrigeração. “Esta será a décima edição consecutiva da feira em que participamos e sempre buscamos apresentar alguma novidade para o mercado”, garante. “O monitoramento on line já existe em outros segmentos do mercado, mas estamos trazendo agora para o AVAC-R”.

A Conforlab oferece o serviço de tratamento químico de água em sistemas de ar condicionado desde a década de 1990. “Enquanto outras empresas comercializavam produtos químicos, nossa visão era de prestar serviços de tratamento de água onde nossa equipe seria responsável técnica por todo o sistema”, esclarece o executivo.

Este ano, Oliveira Neto aposta no sistema on line de monitoramento. “Atualmente as análises exigem a coleta da água que é enviada para um laboratório. Com o nosso sistema o processo é agilizado. Através de alguns parâmetros que definimos, o responsável da empresa recebe os dados diretamente em seu smartphone ou computador”.

Eventos simultâneos

Em sintonia com as novidades tecnológicas que serão apresentadas pelas empresas, ocorrerão o XVI Conbrava (Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar), a Ilha do Conhecimento (espaço destinado para palestras com profissionais do setor durante os quatro dias de evento), além do IXI Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da Abrava, quando serão debatidos os temas de interesse do mercado na atual conjuntura econômica.

Durante os eventos paralelos e também nos próprios estandes dos expositores, haverá uma atenção especial aos instaladores de equipamentos. “A feira vai oferecer muito conteúdo e treinamento para o instalador, aprimorando sua capacitação para prestar um serviço de qualidade e assim evitar acidentes como o que aconteceu no CT do Flamengo (onde um curto-circuito na fiação de um aparelho de ar-condicionado provocou a morte de 10 jovens). Ar-condicionado por si só não pega fogo. O que pega fogo é a instalação incorreta e/ou sem manutenção. Precisamos de profissional que esteja capacitado para executar a instalação correta. Essa preocupação não é só nossa, mas também dos expositores que darão treinamento em seus estandes”, afirma Ivan Romão, gerente de produto da FEBRAVA.

Serviço:

FEBRAVA 2019

Data: 10 a 13 de setembro
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda – São Paulo, SP

Mais informações: www.febrava.com.br

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*