Capa » Notícias » Tendências tecnológicas da indústria 4.0 possibilitam trabalho mais inteligente focado em resultados

Tendências tecnológicas da indústria 4.0 possibilitam trabalho mais inteligente focado em resultados

Confira quais são as tecnologias que dão suporte ao segmento

O futuro da indústria é inteligente, conectado e focado em resultados. A medida em que a concorrência aumenta, as empresas precisam readaptar seu modelo de negócio e, dessa forma, a indústria avança rapidamente. A marca de lubrificantes MobilTM, referência em produtos de alta tecnologia para o setor, destaca quais são as tecnologias que dão suporte à Indústria 4.0.

Das microempresas às grandes empresas, a Indústria 4.0 permite uma maior eficiência fabril e partir de operações orientadas a tecnologias como Inteligência Artificial, computação em nuvem, Internet das Coisas (IoT) e robótica, entre outras. Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria mostrou que a adoção de tecnologias aumenta em 22% a capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas. Apesar de o conceito de Indústria 4.0 ser bem difundido no Brasil, a prática é totalmente diferente. Existe ainda o desafio dos negócios industriais, que precisam identificar as tecnologias mais adequadas para suas operações.

Foi em 2011 que o mercado ouviu falar, pela primeira vez, do conceito de Indústria 4.0, durante a Hannover Messe, uma das principais feiras mundiais do setor de automação industrial, na Alemanha. Em resumo, o conceito pode ser explicado como o uso de diferentes tecnologias para criar redes inteligentes que vão conectar e integrar toda a cadeia produtiva de uma indústria. Listamos abaixo algumas tendencias que sustentam esse pilar.

Big data e análise de dados

Reúne o “mar de dados” em uma estrutura sistematizada e digitalizada, com precisão e em tempo real

Robótica

Representa aumento da produção e significativa redução de custos. É cada vez mais disseminada nas plantas industriais.

Simulações computacionais

Proporcionam visão do mundo fpisico adaptado ao virtual. Facilitam tomadas de decisão e garantem otimização de recursos

Internet das Coisas

Conecta rede de objetos físicos, ambientes e máquinas por meio de sensores e softwares inteligentes. Possibilita acesso às informações armazenadas em banco de dados na nuvem a partir de qualquer lugar, a qualquer momento.

Cibersegurança

Com o grande volume de dados armazenados e a interligação com toda a cadeia, ter procedimentos de governança será essencial par qualquer fábrica.

Cloud Computing (Computação em Nuvem)

Banco de dados virtual, reflete-se em redução de custo, tempo e ganhos de eficiência.

Manufatura aditiva

A chamada impressão em 3D amplia a gama de aplicações nos produtos, além de possibilitar a criação de peças customizadas de maneira rápida e precisa.

Integração de sistemas

Conecta os sistemas da empresa com o ecossistema a que ela está inserida na cadeia, como clientes, fornecedores, distribuidores e parceiros.

Realidade Aumentada

Possibilita aumento na eficiência da indústria, principalmente no que diz respeito à manutenção. Auxilia também na capacitação profissional.

Para conferir outros materiais sobre o segmento industrial, acesse:

https://www.mobilindustrial.com.br/blog

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*