Capa » Notícias » Takasago Brasil investe na formação de perfumistas no exterior

Takasago Brasil investe na formação de perfumistas no exterior

Profissionais passam por cursos e especialização nos principais centros da empresa no planeta

Outubro de 2021 – A profissão de perfumista é rara no Brasil e no mundo todo, mas, se depender da Takasago, uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países, incluindo o Brasil, o número de profissionais no ramo deve aumentar nos próximos anos.

A multinacional japonesa investe constantemente em formação e especialização na área, levando aspirantes à função aos principais centros de perfumaria do planeta, como a França, Estados Unidos e Japão. É o caso do perfumista da empresa no Brasil, Tiago Motta, de 34 anos, que hoje cria fragrâncias tanto para a Perfumaria Fina, como para os segmentos de Home Care e Personal Care .

“O segmento de perfumaria fina é como se fosse um nicho, pois o perfumista tem que encantar o avaliador, o marketing, o cliente e o consumidor final”, explica Motta, que está na Takasago há 14 anos. Iniciando como estagiário no laboratório de criação e passando pelos cargos de assistente de perfumista e analista de marketing, ele sempre manteve o sonho de chegar à função, estudando e se desenvolvendo durante todo o tempo. “A Takasago Brasil identificou o potencial do Tiago como perfumista em razão da sua aptidão, do vasto conhecimento que ele adquiriu sobre as matérias-primas trabalhando como assistente de perfumista e de sua grande vontade em tornar-se um perfumista”, diz Anacelia Contador, líder da divisão de Fragrâncias da Takasago Brasil/Mercosul.

Com isso, Tiago iniciou uma capacitação especial no Brasil, com provas às cegas, treinamento de ingredientes e construções de acordes, que durou um ano e meio. Posteriormente, já na América do Norte, passou 20 meses aprendendo sobre tecnologias, criação de fragrâncias para outras categorias, imersão e experiência cultural para usar em suas inspirações, detalhes que são muito valorizados no mercado.

Aptidão

Engana-se quem pensa que é simples conseguir uma oportunidade nesta profissão. Para ser enviado para a especialização, o profissional precisa, primeiramente, mostrar potencial. Também é necessário ter experiência prévia em laboratório ou contato com ingredientes e uma base sobre conhecimento químico e olfativo das matérias-primas, preferencialmente tendo formação acadêmica em química ou farmácia. Mas há alguns perfumistas de outros segmentos que se aprofundam, estudam e se formam. A Takasago tem como política estar sempre de olho nos colaboradores, buscando talentos

Cada país, uma especialidade

O destino do perfumista depende de dois fatores: da especialização que irá seguir e da estratégia da empresa. Tendo como exemplos a França e os Estados Unidos, o foco é em perfumaria fina. Em Cingapura, por exemplo, o segmento mais procurado é o de lavanderia.

Na América do Norte, Motta teve como “matérias”: GC (cromatografia a gás); leitura de matérias-primas e suas composições; leituras de matérias-primas naturais; e nuances, para aprender a fundo as bases de cada matéria-prima. Além disso, estudou todas as tecnologias da Takasago e realizou testes de acordes, estudo de categorias do país, treinamento do olfato para construir acordes e criar fragrâncias de determinados produtos de diversos segmentos. Assim que voltou ao Brasil, assumiu imediatamente o cargo. A expectativa da empresa é de continuar investindo na identificação e formação de novos profissionais aptos para treinamento.

“Paixão e perseverança são combustíveis para alcançar o que você quer, pois uma hora a chance bate à porta”, diz Motta, que disse estar sempre preparado, estudando e se mantendo conectado às novidades.

Sobre a Takasago

Fundada no Japão há 101 anos, a Takasago é uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países. Destaca-se pela criação de soluções de aromas e fragrâncias exclusivas e customizadas, com emprego de alta tecnologia e patentes próprias. Além disso, sustentabilidade está em sua tradição desde a fundação, em criações com foco em “Green Chemistry”, não só pensando nos níveis de emissão de gás, água e desperdícios, mas também na utilização de matérias-primas renováveis e sustentáveis, minimizando ao máximo os efeitos no meio ambiente. Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Química, com o desenvolvimento da tecnologia de catálise assimétrica, um avanço científico que provocou grande impacto nesse mercado. No Brasil, a empresa atua há 45 anos e está instalada em Vinhedo/SP em uma área de 43 mil metros quadrados, uma planta completa com laboratórios, centros de avaliação e criação, produção e todo o suporte comercial necessário para atender ao mercado nacional e da América do Sul. A área de Fragrâncias desenvolve soluções para perfumaria fina, cuidados pessoais e produtos para o lar. Já a área de Aromas atende aos segmentos de confeitos, bebidas, panificação, lácteos, higiene bucal e salgados. A Takasago é comprometida com a saúde e segurança de seus colaboradores, bem como com o meio ambiente, possuindo diversas certificações importantes como a FSSC 22000, ISO 9001 e ISO 14001.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*