Capa » HVAC de processo » Sistema VRF se destaca na retomada do mercado de climatização

Sistema VRF se destaca na retomada do mercado de climatização

Especialista aponta os benefícios da aplicação de tecnologia de fluxo de refrigerante variável em ambientes corporativos e residenciais

São Paulo, março de 2022 –– Conforme o mundo se prepara para voltar à normalidade após dois anos de pandemia e, recentemente, enfrentar o surgimento da variante ômicron do coronavírus, o mercado de ar condicionado mostra que está pronto para voltar a crescer. E, nessa retomada, o sistema VRF (sigla em inglês para variable refrigerant flow), ou fluxo de refrigerante variável, tem ganhado cada vez mais espaço em ambientes residenciais e corporativos.

Um estudo divulgado recentemente pela Market Research Future prevê que o mercado mundial de sistemas VRF irá faturar cerca de 29 bilhões de dólares até 2027 e manter um crescimento anual da ordem de 10%. Segundo a empresa de pesquisa, a utilização de sistemas VRF em novos segmentos de mercado, além do desenvolvimento de produtos energeticamente eficientes impulsionarão a demanda por essa tecnologia nos próximos anos.

Se a intenção é substituir a atual solução de ar condicionado ou instalar uma nova, André Peixoto, diretor de Produtos para América Latina da Trane, líder mundial em soluções de climatização, destaca alguns benefícios do VRF, entre eles a variedade de aplicações. “Ela oferece o que há de mais moderno tecnologicamente, além de possuir baixos níveis de ruído, unidades exteriores compactas e diversas opções em automação”, explica.

Outra vantagem na escolha de equipamentos com VRF pontuada por André é a facilidade no projeto, instalação, operação e manutenção do sistema. “As soluções da Trane têm evoluído de uma forma muito rápida nos últimos anos. E a quebra de alguns paradigmas, tais como a utilização de filtros especiais, novos tipos de unidades interiores e 100% de ar externo, além da maior competitividade entre fabricantes, tem permitido condições comerciais cada vez mais atrativas”, completa o executivo da Trane.

André ressalta que, independentemente dos requisitos de capacidade, eficiência energética, funcionalidade ou monitoramento de desempenho, a empresa possui soluções que atendem às metas de conforto para edifícios comerciais e residenciais. “O portfólio de VRF da Trane acompanha as tendências globais e estamos sempre atentos às dinâmicas de mercado. São produtos e serviços que visam ao bem-estar pessoal e à preservação de recursos naturais”, finaliza.

 

Sobre admin