Capa » HVAC de processo » Seminário sobre o PMOC do Ar Condicionado reúne 150 profissionais

Seminário sobre o PMOC do Ar Condicionado reúne 150 profissionais

Cerca de 150 profissionais estiveram presentes no seminário “Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC do Ar Condicionado – Projeto de Lei Municipal de São Paulo” que aconteceu no dia 21 de fevereiro. Realizado pela ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento e o Vereador Gilberto Natalini, o evento teve por objetivo, a promoção de debate em favor da aprovação do Projeto de Lei Municipal para a cidade de São Paulo, que dispõe sobre a manutenção de equipamentos e instalações de sistemas de climatização em edifícios de uso público e coletivo.

O seminário destacou a importância da participação do setor e da sociedade em  debates desta natureza, em especial a este que destacou as necessidades de atendimento e observância dos parâmetros normativos e de qualidade regulamentados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O evento aconteceu na Câmara Municipal de SP.

Para o eng. Arnaldo Basile , presidente da ABRAVA “Há décadas o nosso setor vem aprimorando,  sem cessar, e apresentando novas tecnologias, além de destacar as boas práticas de engenharia relacionadas com a qualidade do ar de interiores, estas aplicadas  como tecnologia da saúde e tecnologia de Vida.  A comunidade técnica tem feito a sua parte no que diz respeito ao assunto, mas é preciso que o usuário também entenda os princípios fundamentais e necessários de seu uso. Que entendam que existem legislações adequadas para todo o processo, que devem ser seguidas em benefício do usuário. O propósito deste seminário foi propiciar discussão e dar luz às questões legais do bom uso de equipamentos e sistemas de ar condicionado em favor da saúde e segurança das pessoas”.

A mesa diretora de abertura do evento foi formada pelo presidente da ABRAVA Arnaldo Basile, Vereador Dr. Gilberto Natalini, a Procuradora do Estado Dra Mirian Dilguerian, os representantes da COVISA, Sra Magali Batista e Dr. Szymon Gartenkraut e o presidente do Sindratar SP, Carlos Trombini.

Na  programação do evento, quatro palestras levaram para o Seminário diversos aspectos relacionados ao PMOC com destaque para a Saúde e Segurança das pessoas. O seminário foi aberto pelo Eng° Leonardo Cozac, V. P. de Desenvolvimento Profissional da ABRAV, membro e ex-Presidente do Qualindoor, especialista em Qualidade do Ar, que falou sobre “Qualidade do ar em ambientes climatizados”. Ele destacou a importância de se ter ar de qualidade em favor da saúde e produtividade nos ambientes ocupados.

Já o palestrante Eng° Arnaldo Parra, V.P. de Comunicação da ABRAVA, e ex-Presidente do Depto Nacional de Instaladores, falou sobre “os efeitos legais da Lei do PMOC do ar condicionado”. Chamou atenção para o que diz a RE 09 de ANVISA e sobre a Lei 13.589/18, destacou suas  implicações no descumprimento das mesmas, em questões que vão desde problemas de saúde, segurança das pessoas e as penalidades previstas.

A Dra. Vera Lúcia. R. Fuess, médica otorrinolaringologista,  trouxe para o evento pontos importantes sobre respirar ar inadequado, seja pelo descontrole de temperatura, as vezes utilizadas em temperaturas muito além do necessário, seja pela falta de renovação do ar, já que as janelas ficam o tempo todo fechadas, dificultando a troca do ar. Até os impactos da falta de manutenção, que como consequências reflete diretamente na saúde das pessoas, que passam a ter rinites, sinusites, gripes, entre tantas outras doenças do trato respiratório.

O Vereador Dr. Gilberto Natalini encerrou o evento com explanação do substitutivo ao Projeto de Lei n° 110/2012 que está tramitando na Câmara,  que dispõe sobre a manutenção de instalação e equipamentos de sistematização de climatização de ambientes no município de São Paulo. Finalizou dizendo que “A aprovação desta Lei é muito importante para garantir a qualidade do ar de ambientes internos e com isso a saúde das pessoas”.

Mais de 150 profissionais participaram do evento, entre eles: representantes da sociedade, empresários, usuários, engenheiros e técnicos do setor de climatização e refrigeração; Empreendedores e proprietários de redes de prestação de serviço; Associações e Entidades Empresariais do setor;  Autoridades Governamentais; Órgãos como ANVISA, COVISA, VISA; entre outros.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*