quinta-feira , 2 dezembro 2021
Capa » Notícias » Semana ABIHPEC de Mercado encerra com setor ainda mais atento às novas demandas do mercado de HPPC

Semana ABIHPEC de Mercado encerra com setor ainda mais atento às novas demandas do mercado de HPPC

Durante cinco dias de evento, a Abihpec propôs diversas reflexões acerca das principais tendências e demandas do consumidor que movimentam o setor de HPPC no Brasil

Encerrou na última sexta-feira, dia 1ª, a Semana ABIHPEC de Mercado 2021, evento promovido pela Associação Brasileira de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos, que reuniu institutos de pesquisas e especialistas para discussão do presente e o futuro do setor de HPPC no Brasil.

O último dia do evento, teve a participação do presidente do Instituto ABIHPEC, Claudio Viggiani que compartilhou com a audiência as iniciativas do Instituto, braço de responsabilidade social da ABIHPEC, principalmente, informações sobre o projeto de capacitação profissional, “Beleza Negra”.

Estiveram presentes também, Claudio Nogueira, do instituto Qualibest e Renato Meirelles, do Instituto Locomotiva. Os dois apresentaram análises da percepção dos consumidores acerca da representatividade, diversidade e inclusão no mercado de trabalho brasileiro e como as empresas de HPPC tem lidado com a questão nos últimos tempos.

Segundo os dados da Qualibest, apenas 24% dos consumidores acham que alguma marca trabalha o tema ‘diversidade’ de forma adequada e apenas 1 em cada 10 entrevistados declararam que se sentem totalmente ou bastante representados pelas propagandas. Apesar dos avanços em relação a igualdade de oportunidades visto nos últimos anos, os números revelam que ainda há muito trabalho a ser feito.

Nos dados apresentados pelo Instituto Locomotiva, a maioria dos brasileiros reconhecem a existência do preconceito na sociedade e que ele afeta as diversas instâncias da vida. Um dos dados divulgados mostrou que 80% percebe a discriminação racial, mas apenas 5% declara que tem pessoalmente algum tipo de preconceito.

Na mesa redonda que encerrou o evento, Laís Ramires, da Procter & Gamble e Emília Ferraz, do Grupo Boticário, debateram sobre as jornadas de promoção de diversidade, equidade e inclusão nas respectivas empresas e, exemplos de ações e campanhas efetivas que podem servir de exemplos para corrigir as desigualdades, que afetam principalmente os grupos sub representados de raça, etnia, identidade de gênero e orientação sexual, entre outros.

Semana ABIHPEC de Mercado 2021

De 27 de setembro a 1ª de outubro, a Semana ABIHPEC de Mercado propôs diversas reflexões sobre o setor de HPPC, trazendo opiniões de especialistas e análises aprofundadas do setor com o apoio de institutos de pesquisas.

Além de temas sobre a importância da diversidade e inclusão, discutidos no último dia de evento, a Semana ABIHPEC de Mercado 2021 abordou mudanças na forma como o consumidor se relaciona com empresas e marcas e o uso estratégico da tecnologia.

Durante o período foram abordadas tendências relacionadas ao consumo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, o impacto da pandemia no setor e os novos hábitos dos brasileiros.

Um dos reflexos destacados, por exemplo, foi a ascensão do ‘digital’, cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e visto como um meio indispensável de aproximação entre marcas e consumidores, além do investimento em tecnologia e inovação.

A sustentabilidade na indústria de HPPC foi pautada partindo das novas exigências de consumidores por produtos e condutas empresariais pautados na preocupação de mitigação dos impactos ambientais e em como as empresas têm trabalhado e se posicionado para atender a esta demanda.

Participaram do evento os institutos Euromonitor Internacional, Dezon, Google, Instituto Locomotiva, Mintel, NielsenIQ, Perception, Qualibest, Segmenta e WGSN, além de especialistas de empresas associadas da ABIHPEC como Bio Extratus, Beyoung, Sallve, Grupo Boticário, Johnson & Johnson, L’Oréal, Natura, Procter & Gamble, Quintal Dermocosméticos e Unilever.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*