Capa » Notícias » Saiba mais sobre os cosméticos hipoalergênicos

Saiba mais sobre os cosméticos hipoalergênicos

Confira os comentários da Dra. Maria Inês Harris, especialista em segurança cosmética.

São Paulo, dezembro de 2019 — Ao utilizar um novo cosmético, é possível que a pele não reaja bem a algumas substâncias presentes em sua composição. Além da resposta do organismo de cada indivíduo, é mais provável que isso aconteça quando o produto apresenta ingredientes alérgenos, que podem gerar ou disparar hipersensibilidade em pessoas mais suscetíveis.

“Em algumas ocasiões, a alergia pode ser confundida com irritação. A irritação desaparece caso a exposição seja suspensa e não costuma ressurgir caso o consumidor entre em contato novamente com a substância em doses adequadas. No entanto, a reação alérgica surge de forma muito mais exacerbada após uma exposição aguda e pode continuar aparecendo toda vez que a substância entrar em contato com o indivíduo sensibilizado, por menor que seja a dose”, afirma a Dra. Maria Inês Harris, Diretora Executiva do Instituto Harris.

Um cosmético pode ser considerado hipoalergênico quando sua formulação é elaborada de forma a minimizar o potencial alergênico do produto em pessoas suscetíveis. No entanto, há fabricantes que estão usando esse rótulo apenas como apelo de marketing, sem de fato corrigir a formulação. “As agências europeias decidiram regulamentar quais são os requisitos básicos que as empresas devem seguir para que seu produto seja considerado hipoalergênico, caso contrário, qualquer cosmético minimamente seguro já poderia ser rotulado como hipoalergênico”, destaca.

A fim de proteger a saúde da população, as atividades de cosmetovigilância são imprescindíveis. Esta atividade é uma grande aliada neste contexto, pois garante uma retroalimentação no banco de dados de segurança sobre como o cosmético está reagindo na população e quais são as medidas necessárias para readequar a fórmula.

Sobre o Instituto Harris — Exclusivamente voltado à avaliação de segurança dos ingredientes e produtos cosméticos — desde seu desenvolvimento até a produção –, assim como à consultoria científica e aos programas de treinamento e capacitação profissional relacionados às Boas Práticas da Fabricação (BPF), o Instituto Harris é referência em serviços de avaliação de riscos. Sua equipe experiente oferece suporte às atividades de criação de ativos e de produtos cosméticos desenvolvidos sob os mais altos critérios de segurança, sem o uso de testes em animais, para empresas nacionais e internacionais. Para mais informações, acesse o site, FB, Instagram e Youtube, ou entre em contato pelo tel. (11) 3129-5398 ou e-mail [email protected]

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*