Capa » Artigos Técnicos » Por onde começar a gestão financeira do seu negócio

Por onde começar a gestão financeira do seu negócio

Traçar metas e saber qual o caminho para alcançá-las é fundamental para ter os melhores resultados nas finanças

Gestão financeira é uma das áreas que mais merece atenção nos negócios. É ela que irá mostrar se a saúde da sua empresa está bem ou se precisa de alguns ajustes. Mas como fazer essa administração? Tudo começa pelo planejamento financeiro e o estabelecimento de metas. Elas são fundamentais para saber onde e como você quer chegar. Você sabe qual deve ser a primeira meta financeira do seu negócio?

O primeiro objetivo que você deve ter na gestão financeira do seu negócio é alcançar o ponto de equilíbrio. Talvez você já tenha ouvido falar dele, mas vamos conversar um pouco mais sobre como alcançá-lo e como saber se essa meta foi atingida ou não.

Vamos começar entendendo de forma bem clara: ponto de equilíbrio é o mínimo necessário que você deve faturar por mês para cobrir seus custos e despesas, e não ter prejuízo. Alcançar esse ponto de equilíbrio nas finanças da sua empresa deve ser a primeira meta a ser perseguida com todo empenho. Ou seja, ter entradas suficientes para cobrir todos os gastos gerados no mês. Esse ponto não tem ganhos, em um primeiro momento, mas também não gera saldo negativos.

Mas, para que você saiba como calcular o mínimo que precisa faturar por mês para não ter prejuízo, entender os seus custos e despesas é fundamental. Todas as projeções financeiras partem da análise desses dados, não dá para trabalhar metas financeiras sem eles. Nem mesmo dá para saber qual é o seu ponto de equilíbrio. Por isso é tão fundamental tirar um tempo para levantar os custos e despesas da sua empresa de forma detalhada e clara.

Então, depois de feito todo esse controle financeiro, a partir do momento que você gerar uma receita suficiente para cobrir seus custos e as suas despesas você atingiu seu ponto de equilíbrio. A melhor parte vem a partir daí. Após atingir essa meta, o que gerar de faturamento acima desse ponto é a sua margem de lucratividade. O que chamamos de ponto de equilíbrio econômico.

Então, o lucro nada mais é do que uma consequência das suas vendas, sendo muito bem administradas quanto às despesas e os impostos, e a diferença disso é o tão almejado lucro. Para alcançar esse sucesso financeiro é preciso focar na gestão, planejamento, ter metas claras e estratégia certa. É sempre válido gastar tempo no planejamento financeiro do seu negócio para colher os sonhados benefícios de uma gestão financeira organizada.

*Beatriz Machnick é contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. É pioneira da metodologia de Formação de Preços na Advocacia e palestrante na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É sócia-fundadora da BM Consultoria em Precificação e Finanças. Autora dos livros Gestão Financeira na Advocacia – Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014).

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*