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Personalização e quebra de tabus vão nortear o setor de estética

Mudança no comportamento dos consumidores traz um novo olhar para o setor 

O comportamento da sociedade e as inovações tecnológicas são responsáveis por trazer novas tendências para o ano de 2025. No setor da estética e em todo o mercado da beleza, as novidades já ganham destaque e trazem a necessidade de adequação por parte das empresas que atuam na área.

Pesquisas apontam que a experiência personalizada com foco na saúde mental e a quebra de tabu em busca de mais bem-estar emocional serão os temas em alta este ano e deverão ser incorporadas ao setor que vive uma boa fase no Brasil.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) mostram que, em 2024, esse mercado movimentou em torno de US$ 27 bilhões, o que posicionou o país entre os cinco maiores do mundo nesse segmento.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), conhecer as preferências do consumidor é uma tarefa fundamental para os empreendedores que querem se destacar no setor em expansão.

Personalização é o foco da vez

Segundo a “Pesquisa Tendências de beleza 2025 na América Latina”, conduzida pela WGSN, os desafios impostos pelas crises enfrentadas pela sociedade criaram uma maior demanda por personalização nos serviços e produtos do setor da beleza.

Isso significa que soluções padronizadas não atenderão mais a todos os consumidores. De acordo com o estudo, essa busca por personalização trará para as empresas a necessidade de demonstrar resiliência em investir em produtos e serviços que entreguem, além de performance, uma preocupação com a saúde mental.

A pesquisa elaborada pela WGSN destaca que o controle do estresse será um grande motivador de compra. Cada vez mais pessoas buscarão produtos e serviços que tenham como foco beneficiar a saúde emocional na rotina de autocuidado.

O levantamento identificou que 49% dos brasileiros enxergam a beleza como ferramenta de cuidado e saúde, tendo já demonstrado o interesse em produtos que façam bem à saúde mental.

Nesse sentido, os profissionais que quiserem se destacar no mercado podem optar por especializações para atender à demanda. Fazer cursos de massagem em São Paulo que abordam diferentes técnicas pode ser uma alternativa.

O Sebrae destaca que outra tendência que traz o foco para a união da beleza e saúde é a chamada “Neuro Glow”, que reúne práticas como psicodermatologia e neurocosmética, que tratam a pele e o cabelo enquanto cuidam da saúde mental. A abordagem integrada reflete o novo comportamento do consumidor.

Setor da beleza terá quebra de tabu e padrões

O lugar onde fazer depilação a laser em São Paulo e outros tipos de serviços do setor deverá atender a todos os públicos, quebrando todo e qualquer tabu. Segundo a WGSN, em 2025, as marcas serão obrigadas a guiar pelo exemplo, adotando ações efetivas e sem preconceitos para fazer o planeta um lugar mais justo.

A pesquisa aponta que os próprios consumidores irão exigir que as empresas do setor combatam injustiças sociais e ambientais, além de amplificar vozes marginalizadas da sociedade. Outro ponto de destaque também será a quebra de padrões, marcando a necessidade de mostrar que há beleza em todos os tipos de pessoas.

O Sebrae aponta que a quebra de tabu e de padrões se alinha à estética “Brat Summer”, um movimento que busca resgatar o estilo visual dos anos 1990 e 2000, com um toque de rebeldia e ousadia. Esse estilo é inspirado nas bonecas Bratz, que são consideradas símbolos de uma beleza mais crua e autêntica, fazendo contraste com a perfeição polida das tradicionais bonecas Barbie.

Esse movimento oferece oportunidades para as marcas de beleza e estética inovarem em produtos e campanhas que celebrem a autenticidade para agradar os consumidores.

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