Capa » Notícias » Pele precisa de cuidados especiais no verão

Pele precisa de cuidados especiais no verão

Falta de prevenção pode causar desde queimaduras graves até manchas que demandarão tratamento e dedicação redobrada para o resto da vida.

Verão é tempo de aproveitar o sol, o calor e é também a época em que as pessoas mais fazem atividades ao ar livre. Porém, a alta exposição da pele pode trazer consequências prejudiciais. De acordo com o farmacêutico e diretor executivo da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Marco Fiaschetti, com cuidados simples e bons produtos, é possível aproveitar a praia e a piscina sem medo. “Ninguém quer ter o período de descanso interrompido precocemente devido a queimaduras ou se arrepender pelo resto do ano por não ter evitado manchas. Para isso, é importante ter consciência e se prevenir”, diz.

É importante usar protetor em todo o corpo, bem espalhado e reaplicado com frequência”, alerta Fiaschetti. “O filtro solar deve ser usado o ano todo, mas, no verão, o cuidado se intensifica. Deve-se também lembrar das peculiaridades de cada pessoa: peles seca, acneica ou sensível, por exemplo, podem demandar produtos com características específicas: como uma base mais hidratante, com toque seco ou com ingredientes não irritantes”.

Com proteção adequada, pessoas de pele mais clara evitam sardas e queimaduras, além de se precaverem contra o câncer de pele. Já as de pele morena – especialmente mulheres e, mais ainda, as mulheres grávidas – previnem o surgimento de melasma (manchas escuras que surgem no rosto e podem incomodar pelo resto da vida se não forem tratadas).

Após a exposição ao sol, é obrigatório o uso de bons hidratantes para evitar ressecamento e acelerar o processo de recuperação da pele. “O ideal é conversar com o dermatologista e com o farmacêutico, pois há inúmeras possibilidades de personalização nas farmácias de manipulação. Podem ser feitas diferentes combinações de substâncias ceratolíticas, emolientes e umectantes de acordo com cada caso”, diz Fiaschetti.

Os profissionais de saúde podem orientar também sobre a possibilidade de usar alguns suplementos em casos específicos, quando se busca reduzir os efeitos danosos do sol sobre a pele. São exemplos resveratrol, vitamina C e co-enzima Q10, que promovem uma ação antioxidante, desde que utilizados de forma correta.

Depois do abuso

Para as pessoas que já abusaram do sol e viram surgir manchas no rosto ou no corpo, o farmacêutico recomenda o acompanhamento de um dermatologista. “Existem tratamentos, também personalizados e preparados nas farmácias de manipulação, que amenizam e podem até apagar esses sinais, como os ácidos e a hidroquinona, mas o uso necessariamente deve ser feito com orientação e com muita proteção solar; do contrário, o risco é de piorar a situação e até provocar queimaduras”, conclui Fiaschetti.

Sobre Marco Fiaschetti – Diretor Executivo da Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais)

O farmacêutico articulista, palestrante, docente e consultor é especialista em marketing farmacêutico e diretor executivo da Anfarmag. Formado pela Unesp como farmacêutico em 1984, o profissional especializou-se em marketing de varejo pela FIA-USP e ESPM, pós graduou-se em marketing de negócios pela IPEP e em 2010 fez mestrado em marketing farmacêutico na Unesp.

Sobre a Anfarmag

Entidade sem fins lucrativos a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais representa o setor magistral, voltado para a preparação (manipulação) de medicamentos e produtos para a saúde nas farmácias de manipulação de forma personalizada, atendendo às necessidades específicas de cada paciente. O trabalho da associação é voltado para a defesa, promoção e desenvolvimento do setor magistral. Atualmente a Anfarmag conta com 14 escritórios regionais e é composta por 5.000 associados, entre empresas e profissionais que atuam no segmento, distribuídos em todo o território nacional.  Informações: www.anfarmag.org.br.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*