Capa » HPPC » Parceria entre ABIHPEC e Receita Federal combate mercado ilícito de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos

Parceria entre ABIHPEC e Receita Federal combate mercado ilícito de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos

Ação descaracterizou 14 toneladas de produtos ilegais apreendidos em Presidente Prudente; itens de maquiagem, para o cabelo e desodorantes foram os mais encontrados.

Buscando garantir a segurança do consumidor e inibir o comércio irregular, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e a Delegacia da Receita Federal de Presidente Prudente realizaram uma ação expressiva no combate à pirataria de produtos do setor, em setembro. No total, foram descaracterizadas 14 toneladas de itens ilícitos na região, que equivalem aproximadamente a R$1,3 milhão.

O montante corresponde à busca e apreensão de produtos de cuidados pessoais ilegais, que contou com a colaboração da equipe de mercadorias apreendidas da Delegacia da Receita Federal do Brasil de Presidente Prudente. Entre os que foram descaracterizados, a maquiagem foi a categoria encontrada em maior quantidade, seguida pela de produtos capilares e desodorantes.

Gerente na área de Comércio Exterior da ABIHPEC, Ricardo de Nobrega acredita que a parceria reitera a preocupação da Associação com a qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor.

“No Brasil, os produtos do setor de HPPC comercializados são demandados por lei a cumprir, sob pena de sanções legais, com regulamentos internos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e padrões harmonizados no âmbito do Mercosul”, explica Nobrega. “Entendemos que mercadorias derivadas de pirataria não devam ser reaproveitadas, pois podem ocasionar graves danos à saúde pública, risco e controle sanitário, não sendo possível garantir a qualidade e eficácia do produto. Destruímos o material com critérios que não impactem o meio ambiente e respeitando a legislação vigente”, complementa.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*