Capa » Notícias » Nielsen e Mintel apresentam dados sobre ‘consumidor sustentável’ no seminário da ABIHPEC

Nielsen e Mintel apresentam dados sobre ‘consumidor sustentável’ no seminário da ABIHPEC

Itens sustentáveis estão ligados a ingredientes e embalagens naturais, biodegradáveis e recicláveis; no Brasil, 69% vinculam sustentabilidade ao impacto no meio ambiente.

Nos últimos anos, as pessoas têm se mostrado mais preocupadas com a sustentabilidade, norteando empresas a buscarem novos caminhos, seja no Brasil ou no exterior. Para descobrir a maneira como a sociedade define um produto sustentável, institutos de pesquisa realizaram análises para a definição do perfil do consumidor. Os resultados foram apresentados no seminário ‘O Desafio da Revolução Verde’, promovido em setembro pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Dados globais da Nielsen mostram que o consumidor relaciona itens sustentáveis com ingredientes naturais (47.7%) e embalagens com menor impacto no meio ambiente (natural, 48.7%; biodegradável, 45.5%; e reciclável 30.3%). Os principais motivos para a adesão desses produtos, segundo o levantamento, seria o fato de fazerem bem ao planeta e contribuírem para a saúde e o bem-estar.

Os números refletem o fato de a sustentabilidade ser um tema mencionado pela sociedade atualmente, embora ainda haja muito a ser explorado, principalmente através do consumidor, que tende a se importar e se educar mais em relação ao assunto.

Em outro contexto, a Mintel apontou que 54% da população não gosta de desperdício, enquanto 51% dizem ser favoráveis à sustentabilidade pelo interesse em ‘fazer algo pelo meio ambiente’. Com foco em consumo, 22% disseram pagar mais por um produto originado por marcas sustentáveis, refletindo a importância da implementação de inovações na indústria e no varejo.

Já no Brasil, a interpretação do que são produtos sustentáveis está, para 71% dos entrevistados, ligada a itens com embalagens biodegradáveis e recicláveis, e tem como principal apelo o fato de promover menos impacto ao meio ambiente (69%), seguido de produtos naturais e orgânicos (58%).

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*