Capa » Notícias » Natura é a primeira empresa de cosméticos do Brasil a obter a patente verde

Natura é a primeira empresa de cosméticos do Brasil a obter a patente verde

Uma inovação tecnológica criada por pesquisadores da Natura e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) recebeu a primeira Patente Verde – concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) – dedicada a uma empresa de cosméticos no Brasil. Trata-se da utilização de resíduos de ativos da biodiversidade amazônica, obtidos da extração do óleo de oleaginosas, como murumuru, andiroba e castanha, como insumos de produção da companhia.

Anteriormente, a biomassa gerada como resíduo era utilizada para compostagem de solo e agora finaliza seu curso dentro da lógica da economia circular. Rica em carboidratos, fibras e lipídeo, o material passará a ser inserido em um novo produto, com benefícios comprovados para a pele, graças ao novo ativo biotecnológico. A novidade será lançada ao consumidor em 2020.

Ao criar um novo ingrediente biotecnológico, as cooperativas fornecedoras da Natura na região amazônica também passam a ter um novo modelo de negócios. A inovação possibilitou à empresa utilizar como insumo a matéria orgânica que resta da sua produção. Com a parceria do IPT, pesquisadores da Natura em Cajamar, na região metropolitana paulista, e em Benevides, no Pará, desenvolveram uma técnica para aproveitar os resíduos em projeto apoiado pela Embrapii-Piloto (CNI, Finep e MCTIC).

O registro concedido pelo INPI garante à Natura exclusividade no uso comercial da inovação durante os primeiros anos. O programa Patentes Verdes prioriza a análise de pedidos de registros relacionadas a tecnologias que ajudam a combater as mudanças climáticas. “É uma grande conquista relacionada à economia circular, pois desenvolvemos uma técnica de uso integral de sementes da biodiversidade brasileira. O que antes virava adubo, agora gera oportunidade em outra cadeia produtiva”, explica Roseli Mello, diretora de Inovação da Natura.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*