Lançado com spot na TV e filme nas plataformas virtuais, campanha aborda o desafio da pandemia e a atuação da empresa para minimizar os efeitos entre comunidades extrativistas, colaboradores e consultoras.
São Paulo, maio de 2020 – O avanço do novo coronavírus tem se mostrado um desafio para todos. Para manter o bem-estar das Consultoras, fornecedores e colaboradores, a Natura tem acompanhado de perto a evolução da pandemia e seguido as recomendações da OMS e autoridades de saúde locais. Para manter a economia circulando, cuidar das pessoas e protegê-las da doença, a empresa se comprometeu, entre outras iniciativas, a cumprir contratos vigentes, apoiar as comunidades extrativistas, reforçar sua estratégia de digitalização da venda direta e flexibilizar o pagamento de boletos de Consultoras.
A campanha “Rede de Afeto”, assinada pela agência África, teve estreia em um spot no intervalo da série Aruanas da TV Globo. Um filme também foi lançado nas plataformas digitais da marca. Nele, a Natura apresenta algumas pessoas que fazem parte da cadeia, conectadas a partir de um produto. Assista o filme aqui
“Uma das crenças da Natura é que a vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só e tudo é interdependente. Por isso, a empresa se reestruturou desde o início da pandemia para garantir o que sempre foi essencial, cuidar das pessoas”, afirma Andrea Alvares, vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade de Natura. “Somos uma rede de afeto que é comprometida com o impacto positivo e a construção de um mundo mais solidário e colaborativo”, conclui a executiva.
A primeira personagem apresentada no filme é Adriana, coordenadora do Movimento de Mulheres das ilhas de Belém (PA) e parceira da Natura desde 2002. “O fato da empresa, assim que começou a quarentena, mandar um documento garantindo que vai manter todo o nosso contrato, nos deu uma segurança muito grande”, afirma a líder.
Na sequência, a fala é de Cristela, colaboradora que, há sete anos, opera máquinas na fábrica da Natura em Cajamar (SP). “A gente também está vindo trabalhar para ajudar outras pessoas que precisam”.
Conectada à narrativa de Cristela está a história de Kênia, Consultora de Beleza Natura. No filme, ela conta que o marido não pode trabalhar devido ao isolamento social. “Quem está conseguindo trabalhar sou eu”. Ela explica que o contato com clientes continua por telefone e internet. “Está dando certo”, comemora.
Genilda, líder de negócios da Natura há 12 anos, tem sua vida profissional conectada à de Kênia. O papel de Genilda, assim como de milhares de líderes de negócios Natura, é ser ponto de contato de outras consultoras para apoio ao seu desenvolvimento e a vendas, e para informações de produtos e promoção da marca. “O papel de uma líder, nesta pandemia, é entender a posição da outra pessoa. É mostrar que ela não está sozinha” explica Genilda, emocionada, ao lado das duas filhas.
“A pandemia tem feito as pessoas perceberem que a vida de um depende da vida do outro. E isso é algo que está na essência da Natura desde sua fundação, e que se faz ainda mais necessário neste momento de crise,” comenta Sophie Schonburg, Diretora Executiva de Criação da Africa. “Produzir essa campanha remotamente foi um desafio e tanto. Com personagens em diversas cidades, tivemos que rever nosso modelo de produção, uma chance para aprendermos algo novo sempre”, complementa Schonburg.
As histórias da Rede de Afeto da Natura, assim como as iniciativas da empresa para atenuar a crise, estão disponíveis no endereço http://www.natura.com.br/rede-de-afeto
FICHA TÉCNICA
Título: Rede de Afeto
Agência: Africa
Anunciante: Natura
Produto: Institucional
CCO: Sergio Gordilho
Direção Executiva de Criação: Sophie Schonburg
Direção de Criação: Carolina Velloso / Phil Daijó
Criação: Phil Daijó / Carolina Velloso / Gustavo Giorelli
Atendimento: Verônica Gordilho Araújo / Caroline Fadel / Greta Rodrigues / Vitória Medauar
Mídia: Rodrigo Famelli / Luciana Prado Nagato / Juliana Mol / Lais Folsta / Maria Fernanda Núncio / Nathaly Rebechi
Planejamento: Gisele Sakamoto / Priscila Meldonian
Produção agência: Rodrigo Ferrari / Tais Olhiara / Eduardo Machado
Produtora de Imagem: Capuri
Direção: Breno Moreira
Produção executiva: Eduardo Rezende / Thiago Mascarenhas
Atendimento: Thiago Mascarenhas
Coordenação de produção: Nathália Trindade
Coordenação de pós produção: Thiago Mascarenhas
Montagem: Samuel Chuengue / Fernando Alves
Finalizador: Capuri
Pós Produção: Gabriel Matter
Correção de cor: Jesus Mendes
Produtora de som: Audioink
Produtor: Filipe Derado
Sound Designer: Rodrigo Tedesco / Filipe Derado
Atendimento: Paula Zakia
Produção Executiva/ Coordenação: Anna Di Giacomo
Aprovação/cliente: Andrea Alvares / Maria Paula Fonseca / Ana Carolina Soutello / Renato Winning
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras, faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes.