Capa » Notícias » Movimento de Equidade Racial (MOVER) inaugura Sede no centro do Rio, na ‘Pequena África’

Movimento de Equidade Racial (MOVER) inaugura Sede no centro do Rio, na ‘Pequena África’

Região faz parte do Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana, e fica no prédio da L’Oréal, empresa signatária do movimento

Rio de Janeiro, novembro de 2021 – O Movimento de Equidade Racial (MOVER) ganhou status de Associação e, desde ontem (8), uma sede em lugar que não poderia ser mais simbólico: a avenida Barão de Tefé, na região do Centro do Rio conhecida como “Pequena África”, parte do Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana. A sede fica no prédio da L’Oréal, uma das empresas signatárias do Movimento.

O local foi escolhido devido a sua importância histórica para o movimento negro. “A ‘África em miniatura’ foi o termo cunhado pelo intelectual e a artista plástico negro, Heitor Dos Prazeres, para descrever a região na Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro, cujo a riqueza cultural material e imaterial negra é perceptível. Seja nas associações negras ali presente, nas casas de mulheres do gabarito de Tia Ciata, matriarca do samba, ou nos encontros ao redor da pedra do sal. Na região fica sitiado o Cais do Valongo, considerado o maior porto de desembarque de escravizados das Américas. Sua importância histórica não diz respeito somente a História nacional brasileira, tendo consagrada notoriedade mundo afora. Não à toa seus vestígios materiais foram considerados pela UNESCO em 2017 como patrimônio mundial da humanidade” explica Alcino Amaral, historiador, pesquisador e mestrando em História pela UFF.

Segundo Marcelo Zimet, Presidente da L’Oréal Brasil, a escolha do local como Sede reforça o compromisso da Companhia com a promoção da equidade racial: “Nós na L’Oréal estamos super comprometidos com temas relacionados à diversidade e inclusão, pois sabemos que ambos são fundamentais para transformarmos não apenas o país, com também o nosso negócio aqui no Brasil”.

O MOVER conta hoje com 47 empresa associadas, unidas no combate ao racismo estrutural na sociedade e à desigualdade racial no ambiente corporativo. O grupo assumiu o compromisso público de criar 10 mil novos cargos de liderança para profissionais negros em seus quadros até 2030, além de gerar oportunidades para 3 milhões de pessoas por meio de bolsas de estudo, mentorias e conexão com o mercado de trabalho.

“Estamos muito felizes de inaugurar a Sede do MOVER dentro da Sede da L’Oréal Brasil, que fica numa região conhecida como “Pequena África”. Sempre falamos de conhecer o passado para poder mover e planejar hoje o futuro que queremos. Então estar nessa região e entender um pouco mais a herança africana e todo o nosso passado, sem dúvidas, tem um simbolismo muito forte”, afirma Marina Peixoto, Diretora Executiva do MOVER.

Sobre a L’Oréal

A L’Oréal se dedica à beleza há mais de 100 anos. Com seu portfólio internacional único de 35 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 27,99 bilhões de euros em 2020 e emprega 85.400 pessoas em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercado de massa, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.

No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 60 anos em 2019 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 21 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Urban Decay, Cacharel, Prada, Azzaro e Mugler.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*