Por meio de sua Iniciativa de Mercados Sustentáveis, o Príncipe de Gales lançou, no último dia 03 de novembro, o Selo Terra Carta, que reconhece empresas do setor privado que estão liderando seus setores na criação de mercados genuinamente sustentáveis.
Dentre as empresas agraciadas pelo selo, a L’Oréal figura a lista das 45 organizações globais que estão impulsionando a inovação e demonstram compromisso para a criação de um futuro mais sustentável.
O Selo Terra Carta, desenhado por Sir Jony Ive, materializa a visão e ambição do Terra Carta, um plano de recuperação da Natureza, das Pessoas e do Planeta, e é concedido a empresas com ambições alinhadas com o propósito da iniciativa.
A visão da L’Oréal para a próxima década é a de uma empresa cujas atividades respeitem os limites planetários. Desde 2005, a L’Oréal reduziu as emissões de CO2 de suas unidades industriais e 96% dos produtos lançados em 2020 pelas marcas do Grupo tiveram um perfil ambiental ou social aprimorado.
Com o programa L’Oréal para o Futuro, seu segundo programa de sustentabilidade, a L’Oréal está acelerando sua transformação sustentável. Entre outros compromissos, a companhia se comprometeu a:
- reduzindo suas emissões de gases de efeito estufa em todos os escopos em 50% por produto acabado (25% em termos absolutos), até 2030,
- ajudar a restaurar, até 2030, um milhão de hectares de ecossistemas degradados graças ao Fundo L’Oréal para a regeneração da natureza, um fundo de investimento de impacto de 50 milhões de euros,
- garantir que 100% das embalagens de plástico sejam recarregáveis, reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025. Em 2030, 100% dos plásticos usados nas embalagens dos produtos da L’Oréal serão de fontes recicladas ou de base biológica.
- ajudar 100.000 pessoas de comunidades desfavorecidas a ter acesso ao emprego até 2030.
“O Selo Terra Carta reconhece as organizações que se comprometeram seriamente com um futuro muito mais sustentável e coloca a Natureza, as Pessoas e o Planeta no centro da economia. Todos nós precisamos fazer mudanças se quisermos preservar o planeta para nossos filhos e netos, e essas empresas se comprometeram a tornar isso mais fácil para todos nós”, comenta o Príncipe e autor do Selo.
O Selo Terra Carta foi concedido à L’Oréal e outras empresas que ocupam uma posição de liderança em seu setor e que têm roteiros sólidos sustentados por métricas científicas mundialmente reconhecidas para mitigar os impactos ambientais até 2050 ou antes.
“Receber o Selo Terra Carta é o reconhecimento do progresso feito em nossa transformação sustentável até o momento e uma oportunidade de reforçar nosso compromisso em desempenhar um papel de liderança contínua na proteção da natureza, das pessoas e do planeta”, conclui Alexandra Palt, Vice-Presidente Executiva, L ‘Oréal Diretor de Responsabilidade Corporativa e Vice-Presidente Executivo da Fondation L’Oréal.
Trabalhando em estreita colaboração com o Príncipe de Gales, Sir Jony Ive e sua equipe criativa na LoveFrom criaram um selo físico e animado projetado com papel que é simples e repleto de detalhes. O design combina uma série de referências naturais, incluindo folhas de carvalho, samambaia, magnólia e abelhas melíferas e padrões intrincados na natureza e nas artes, criando uma celebração visual que reflete o poder e a reverência pela natureza que está no coração do Terra Carta.