Capa » Notícias » Kimberly-Clark avança em sustentabilidade e adota fórmulas livres de fragrâncias, corantes e parabenos

Kimberly-Clark avança em sustentabilidade e adota fórmulas livres de fragrâncias, corantes e parabenos

A multinacional anunciou recentemente novidades nas marcas Huggies e Neve que unem a preocupação com o meio ambiente com o bem-estar do consumidor

Com a meta de reduzir pela metade sua pegada ambiental nos próximos 10 anos, a Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal, tem como prioridade a adoção de ingredientes cada vez mais naturais na composição de produtos de suas marcas. Recentemente, a multinacional comunicou mudanças em ingredientes da linha banho da marca Huggies, que oferece solução completa de cuidado para bebês, e agora leva ao mercado uma nova linha da marca Neve, de papel higiênico.

A jornada da marca Huggies na busca de produtos ainda mais naturais e ambientalmente seguros começou há cerca de dois anos. Os produtos para bebês já são tradicionalmente elaborados com extremo cuidado e têm como base ingredientes de origem natural, dermatologicamente testados e livres de lágrimas. “No entanto, quando falamos de inovação e sustentabilidade, precisamos estar o tempo todo buscando formas de maximizar nosso impacto positivo, tanto para o bem-estar do consumidor quanto para o Meio Ambiente. Por isso, seguimos investindo em uma agenda de transformações e lançamentos com esse foco”, reforça Andrea Rolim, presidente da Kimberly-Clark Brasil.

Em 2019, a marca de cuidados para bebês retirou conservantes dos cremes preventivos de assaduras. No ano seguinte, foi a vez das inovações chegarem nos produtos para banho, com a retirada do corante amarelo da linha “Chá de Camomila”, priorizando substâncias que protegem mares, rios e reservas de água potável subterrâneas. O sabonete em barra também passou por mudanças em 2020, com adoção de base vegetal e, desde então, é feito com um ácido graxo de origem vegetal e óleo de palma certificado.

Em 2021, foi a vez da marca Neve, líder no segmento, trazer novidades para o mercado com o lançamento da linha Puro e Natural, que traz mudanças para um produto mais sustentável e ainda mais confortável para o consumidor. Com folha tripla, o papel higiênico chega com composição mais pura com 0% de adição fragrâncias, corantes e parabenos. Além de mais sustentável, o produto é hipoalergênico, trazendo cuidado e bem-estar para a região íntima do usuário. A nova linha foi desenvolvida para um consumidor cada vez mais consciente e preocupado com a sustentabilidade. É pensando nele que a Kimberly-Clark está nessa jornada, que visa oferecer soluções que consigam ampliar cada vez mais os benefícios funcionais do produto, como higiene e conforto, de forma alinhada com o máximo cuidado com a natureza.

Sustentabilidade: outros avanços 

A preocupação com sustentabilidade da Kimberly-Clark está presente em várias etapas da cadeia produtiva de seus produtos, desde a matéria-prima utilizada, até práticas adotadas na linha de produção, no transporte e na distribuição. Em 2020, por exemplo, a companhia conquistou o marco de “aterro zero” em todas as fábricas brasileiras, o que significa que nenhum excedente de produção é descartado em aterros sanitários. De polímeros à matéria orgânica gerada nos restaurantes das fábricas, tudo é reaproveitado de alguma forma e nada vai para o lixo.

“Com um olhar sempre focado no impacto ambiental, nossa companhia lançou em 2020 sua nova estratégia global de sustentabilidade, com metas voltadas para enfrentar desafios sociais e ambientais até 2030, com uma ambição de melhorar a vida e o bem-estar de um bilhão de pessoas em comunidades carentes em todo o mundo com a menor pegada ambiental” explica Agustina Mattioli, gerente de Sustentabilidade da Kimberly-Clark para América Latina.

A companhia também tem como meta global reduzir o uso de plástico virgem à base de fósseis em 50% até 2030, fornecendo soluções que utilizam materiais mais renováveis e que possam promover soluções regeneráveis após o uso. Avançando rumo ao cumprimento dessa meta, a linha Neve Puro e Natural usa embalagens feitas de Polietileno verde (PE), o que as tornam sustentáveis e 100% recicláveis.  A marca Huggies também lançou, em 2020, versão refil do Sabonete Líquido Extra Suave de 200ml. O novo formato tem uma redução de 75% de uso de plástico se comparado a embalagem tradicional. Também neste sentido, a marca passou a disponibilizar o produto em embalagens econômicas de 600 ml.

Já quando se trata da fabricação de papéis tissue, a celulose utilizada pela companhia é de fonte certificada FSC® (Forest Stewardship Council®) ou de outras controladas. O FSC® chancela um manejo ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável das florestas que fornecem madeira para a produção desta celulose (procure por nossos produtos certificados FSC C105374). A produção de celulose se dá a partir de florestas plantadas, como florestas de eucalipto, e evita o desmatamento em áreas de florestas nativas, permitindo a preservação dos ecossistemas florestais naturais e da sua biodiversidade e auxiliando na prevenção das crises climáticas.

A Kimberly-Clark ainda é lembrada como pioneira ao lançar o Neve Compacto, visando impacto ambiental por meio de mais eficiência logística. As embalagens de grandes formatos (16, 24 e 32 rolos) chegaram ao varejo de forma compactada, reduzindo em 18% o espaço ocupado na armazenagem e transporte e 13% de redução de filme plástico.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*