Capa » Notícias » Instituto Grupo Boticário inaugura ‘O Mundo do Perfume’ no Catavento Cultural
Instituto Grupo Boticário inaugura ‘O Mundo do Perfume’ no Catavento Cultural

Instituto Grupo Boticário inaugura ‘O Mundo do Perfume’ no Catavento Cultural

Nova instalação conta com acervo de mais de 5 mil anos de história da perfumaria nacional e internacional.

O Instituto Grupo Boticário, que é mantido pelo Grupo Boticário, um dos maiores grupos de perfumaria da atualidade, inova e inaugura “O Mundo do Perfume”, uma mostra dedicada à história da perfumaria nacional e internacional.

O espaço, em parceria com o Museu Catavento, museu de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo, resgata a história e cultura do perfume como um dos hábitos mais antigos do homem e valoriza a profissão de perfumista. A instalação está repleta de recursos digitais e através dela o visitante fará uma trajetória divertida e curiosa pelo universo científico do olfato e das fragrâncias.

“É um grande orgulho proporcionar aos visitantes do Museu Catavento uma viagem no universo da perfumaria e do olfato, com experiências sensoriais inovadoras, não apenas para disseminar a cultura, como também para valorizar as pessoas e seus repertórios”, afirma Miguel Krigsner, presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário

O Mundo do Perfume
Com 100m², a exposição começa com uma viagem pelas origens da manipulação de essências realizadas pelos povos da antiguidade; percorre as transformações culturais dos séculos XX e XXI e sua relação com a perfumaria. Além disso, um perfumista virtual conduzirá o visitante por uma experiência interativa pelo seu laboratório, onde será demonstrado como acontece a extração e composição de um perfume.
Todo o ambiente estimula a sensibilidade do visitante que de modo visual, olfativo e tátil poderá descobrir quais ingredientes compõem cada perfume, além de aprender sobre as famílias olfativas e o cruzamento entre elas. Mas a experiência não acaba aí, será possível ainda aprender sobre a fabricação dos vidros, a história desta prática milenar e sua importância para a perfumaria e para o meio ambiente.

Sala do Olfato
Já conhecida do público do museu, a sala do olfato foi totalmente reformulada e os seus 70m² foram subdivididos em duas partes. A primeira aborda a biologia do olfato e suas curiosidades por meio de sua principal ferramenta: o nariz. Na outra parte da sala o visitante aprenderá o que é a memória olfativa e poderá testá-la através de projeções e dos dispersores dispostos na sala. As cenas conciliam imagens, texturas e elementos do nosso dia-a-dia, partindo da 1ª perfumista que existiu: a natureza.

Grupo Boticário em São Paulo
O Mundo do Perfume é o segundo espaço cultural e educativo do Grupo Boticário em São Paulo. Em setembro deste ano, foi aberto ao público o Teatro Dr. Botica, um espaço cultural especialmente idealizado para espetáculos infantis, localizado no Shopping Metrô Tatuapé, na zona Leste de São Paulo.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*