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Instituto Avon e GIFE lançam guia para reforçar a urgência de investimentos para o enfrentamento da violência contra mulheres

Investimento social privado registrou aumento nos primeiros cinco meses deste ano, mas tema de direitos das mulheres ainda enfrenta falta de apoio e visibilidade, especialmente no contexto da pandemia.

São Paulo, junho de 2020 – Em 2020, uma das mais importantes plataformas de direitos das mulheres, a Plataforma de Pequim, completa 25 anos e, apesar de ser possível constatar alguns progressos, a produção de mudanças reais na vida de meninas e mulheres segue um ritmo lento. Somado a isso, a epidemia silenciosa da violência doméstica contra mulheres e meninas, que já alcançava índices alarmantes no Brasil, foi severamente agravada à sombra das medidas de isolamento impostas para conter a pandemia de Covid-19.

De acordo com o relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), os casos de feminicídio cresceram 22,2% entre março e abril deste ano, em 12 estados do país, em comparação com o mesmo período do ano passado. E as consequências dessa violência também se estendem para o mundo profissional: 1 em cada 5 faltas no trabalho, no mundo, é motivada por agressões ocorridas em casa. Além disso, estima-se que acarrete perda anual de quase R$ 1 bilhão por ano à economia nacional, no que diz respeito aos impactos no mercado e na produtividade das mulheres, segundo dado compilados pelo Instituto Maria da Penha da Penha e Universidade Federal do Ceará.

Como resposta, em parceria com o Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), a Fundação Tide Setubal, Fundo Elas e #AgoraÉQueSãoElas, o Instituto Avon lança o guia “O que o Investimento Social Privado Pode Fazer pelo Direito das Mulheres” para disseminar conhecimento, compartilhar experiências, casos de sucesso e recomendações sobre as diversas formas por meio das quais investidores(as) sociais podem incidir sobre a causa e agir para mitigar o impacto da violência sobre a vida das mulheres. Empresas, institutos e fundações privadas têm um papel fundamental na promoção e garantia dos direitos delas, na multiplicação de conhecimentos e no desenvolvimento de ferramentas inovadoras para acelerar processos de transformação social.

A pandemia da COVID-19 fez com que o investimento social privado saltasse de R$3.6 bilhões em 2018 para mais de R$5 bilhões somente durante os primeiros cinco meses de 2020, conforme os dados da Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Neste contexto, o tema de direitos das mulheres recebeu cinco vezes mais investimentos entre 2018 e 2019, mas ainda enfrenta o desafio de direcionamento de recursos e iniciativas necessários para garantir a igualdade de gênero. Além disso, o atual cenário mostra que as mulheres são as mais afetadas pela crise, em especial, as negras.

“O isolamento social está evidenciando o agravamento da violência doméstica e familiar e a precarização das condições de trabalho de diversas organizações sociais voltadas para o fim da violência contra mulheres e meninas devido à escassez de recursos materiais para realizarem o seu trabalho”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.erramenta relevante para gerar em setores influentes da sociedade um clamor pela priorização dos investimentos sociais pela causa da violência doméstica, que ainda sofre com falta de apoio e visibilidade, além de destacar o poder de transformação do investimento social privado”, complementa.

Com o lançamento do projeto, resultado da parceria do Instituto Avon com o GIFE, as entidades visam contribuir para o fortalecimento político-institucional e de apoio à atuação estratégica de institutos e fundações para a causa do direito das mulheres.

“A publicação do Guia por mulheres deve inspirar as organizações do setor privado a olharem para sua própria história, refletindo e agindo pela equidade nas suas ações diretas e nos apoios que realizam. No contexto democrático e de enfrentamento as desigualdades, essa deve ser uma causa de todos nós”, diz Neca Setubal, presidente do conselho de Governança do GIFE e da Fundação Tide Setubal.

Evento de lançamento

A apresentação do guia “O que o Investimento Social Privado Pode Fazer pelo Direito das Mulheres” reúne na manhã desta quarta-feira (10) públicos do setor de interesse em um evento online. Promovido pelo GIFE em parceria com o Instituto Avon, o evento aborda alternativas para ampliar e aprofundar a contribuição e o engajamento do investimento social privado no tema de direitos das mulheres. A agenda de debates contou com a participação de Mafoane Odara, gerente do Instituto Avon e Amália Fischer, do Fundo elas.

Programação completa:

  • Abertura e exibição do vídeo manifesto
  • Apresentação Panorâmica do Guia: Gabriela Brettas (Move Social)
  • Bate-papo com as organizações copromotoras
    • Debate: Mafoane Odara (Instituto Avon) e Amalia Fischer (Fundo Elas)
  • Mediação: Neca Setubal (Presidente do Conselho de Governança do GIFE e da Fundação TIDE Setubal

Link para inscrição no evento: Inscreva-se aqui

Sobre a Avon

A Avon, a empresa voltada para as mulheres, é líder mundial no mercado de beleza, com uma receita anual próxima a US$ 6 bilhões. Uma das maiores empresas de venda direta do mundo, comercializa seus produtos em aproximadamente 50 países por meio de cerca de 6 milhões de revendedores autônomos. O portfólio de produtos da Avon inclui itens de beleza de alta tecnologia e apresenta marcas de qualidade mundialmente reconhecidas como Avon True, Mark, Color Trend, Mark, Renew, Advance Techniques, Avon Care e Avon Naturals. Além disso, o portfólio de Avon inclui produtos de vestuário como a linha de lingerie Avon Signature e voltados para a casa como Innovaware. A empresa é pioneira em venda direta de cosméticos no Brasil, onde está desde 1958. Atualmente, o país conta com a maior força de vendas da Avon – 1,5 milhões de revendedoras – e é também a maior operação da companhia no mundo. Para obter mais informações sobre a Avon no mundo, visite o site: www.avoncompany.com

Sobre o Instituto Avon

Há 17 anos, o Instituto Avon se dedica a salvar vidas e é por isso que sempre apoiou e desenvolveu ações que tenham em sua essência a premissa de superar dois dos principais desafios à plena realização da mulher: o câncer de mama e a violência contra mulheres e meninas. Ano após ano, o trabalho do Instituto tem contado com parcerias importantes e a colaboração e a dedicação de muitas pessoas e organizações para fazer com que, a cada dia, mais pessoas recebam informações sobre as causas e saibam como agir. Como braço de investimento social da Avon, empresa privada que investiu mais de 170 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil, o Instituto já apoiou a realização de mais de 350 projetos e ações, beneficiando 5,7 milhões de mulheres.

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