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Inspiração de casa ao espaço: conheça as novas tendências de fragrâncias

Indústria cosmética aposta em aromas que proporcionam bem-estar, conforto e novas experiências

O olfato desperta emoções e remete às lembranças. Bom ou ruim, estamos sempre sentindo os cheiros ao nosso redor e fazendo associações, embora quase nunca nos damos conta disso. Viver uma pandemia, na qual a perda do olfato se tornou um dos principais sintomas da doença, talvez tenha ajudado a dar um novo significado a esse sentido em nossas vidas. Segundo pesquisa da 1010data Insights Platform, empresa nova-iorquina de inteligência de mercado, a venda de fragrâncias online cresceu 45% de 2019 para 2020. Outro estudo, desta vez no Reino Unido, realizado pela NPG Group, apontou que no mesmo período as vendas de difusores de casa aumentaram 37% no país.

“A pandemia gerou um impacto significativo nos hábitos de consumo, não só no segmento de beleza, mas também de cuidado com o lar, e isso refletiu diretamente no universo olfativo”, explica Jennifer Csasznik, diretora de Marketing da Aromaty Fragrances, empresa especializada no desenvolvimento de fragrâncias. “O consumidor iniciou uma busca incessante por bem-estar e produtos com ingredientes naturais, e essa é uma tendência que veio para ficar”, completa.

A nova linha da Aromaty Frangrances foi desenvolvida pensando nesse novo comportamento do consumidor e trouxe esses conceitos para os aromas. Os produtos serão lançados na FCE Cosmetique – principal feira do setor de cosméticos da América Latina. “Criamos fragrâncias que transmitem conforto, facetas que remetem à nostalgia e ao mesmo tempo trazem todo o glamour que a perfumaria pode proporcionar”, complementa Jennifer. As novas fragrâncias exploram ingredientes que têm esses apelos sensoriais. Como os aromas gourmands, orientais e naturais.

“Para dar as notas gourmand nas fragrâncias, usamos fava de baunilha e frutas, por exemplo. A canela e o gengibre são algumas das notas que dão o toque oriental. Já a flor de laranjeira, limão e ruibarbo garantem os aromas naturais”, exemplifica a especialista.

Odisseia Perfumada 

A empresa de fragrâncias OAK seguiu uma tendência diferente. A proposta da nova linha é proporcionar uma viagem ao espaço por meio de uma experiência olfativa, por isso o nome Odisseia Perfumada. “Nós criamos fragrâncias específicas que representam cada um dos planetas e para o principal satélite da Terra, a lua”, explica o perfumista Rafael Pataca. “A pandemia nos fez enxergar para fora do nosso mundo, do nosso cosmos, e a querer explorar novas experiências, por que não o espaço? Por isso a inspiração dessa nova linha”, explica.Segundo o especialista, cada uma das fragrâncias enaltece as características de cada um dos planetas. Mercúrio, que é perto do sol, por exemplo, terá acordes mais quente com toques de frutas vermelhas e pimenta. “Já para a Terra, enaltecemos a floresta, revelando notas florais verdes. Plutão, que é considerado um planeta anão, é mais escuro e tem baixíssimas temperaturas. Por isso, representamos com notas de água, cítricas, criando um aroma refrescante”, explica.Para o lançamento da linha, a OAK vai criar um estande 360º graus na FCE Cosmetique. Mais de 15 fotos do espaço exclusivas da Nasa vão ilustrar o local. “Óculos 3D e as fragrâncias serão usados para criar uma verdadeira experiência de viagem olfativa ao espaço”, conclui o perfumista.

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