Escalabilidade das melhores marcas vai acontecer agora em 2024, tendo como principais categorias de produtos as de Tratamento Capilar, Produtos para o Corpo, SkinCare, Maquiagem e Banho
Junho de 2024 – O Hub de Aceleração Clean Beauty, lançado pela Soneda A Casa da Beleza (https://www.soneda.com.br/), rede de beleza e bem-estar presente em 16 municípios paulistas, em parceria com o Grupo Laces, exatamente na inauguração da sua primeira flagship na Avenida Paulista, em São Paulo, completou um ano de atividades. E a performance nesse primeiro ano de operação é muito positiva. As vendas cresceram em torno de 15% na média e o número de marcas presentes no espaço saltou de 25 para 31. Em 2024, o mercado da beleza limpa deve faturar globalmente US$ 22 bilhões e atingir US$ 37,6 bilhões até 2028, como aponta a empresa de pesquisa Research And Markets.com.
O Hub de Aceleração Clean Beauty da Soneda e Laces espera alavancar de vez o espaço neste ano, depois de ganhar o reforço de Jorge Kamachi, diretor de Marca, na operação. A escalabilidade das melhores indústrias, prevista inicialmente para 2023, vai acontecer agora em 2024, tendo como principais categorias as de Tratamento Capilar, Produtos para o Corpo, SkinCare, Maquiagem e Banho. A iniciativa busca revelar novas empresas e produtos para o mercado, especialmente PMEs. Uma das exigências às participantes é que 80% na elaboração de seus produtos sejam de materiais naturais.
Daniel Kamachi, diretor Comercial da Soneda, lembra que o mercado de clean beauty é fomentado em grande parte por pequenas companhias, que normalmente não têm contexto e estratégia para ganhar espaço no varejo. “A maioria das fabricantes é pequena empresa, que tem boas ideias, mas não consegue escalar seus produtos por falta de orientação e entendimento. O Hub de Aceleração vem para estruturar melhor o setor e dar visibilidade aos negócios dos empreendedores que fomentam esse rico mercado”, explica.
Resultados positivos para empresas – Com aproximadamente 200 SKUS em um mix de óleos essenciais, óleos vegetais, cosméticos naturais, linha profissional, acessórios para spa e clínicas, aromatizadores, entre outros, a By Samia está desde o princípio no Hub de Aceleração. “Para nós é interessante estarmos em um espaço exclusivo para marcas naturais e de clean beauty em uma perfumaria referência, principalmente em um local privilegiado como a Avenida Paulista”, destaca Roberta Tomasi, CEO da By Samia.
Para Roberta, a movimentação por parte das marcas com o incentivo da Soneda A Casa da Beleza em um hub focado em divulgar marcas com um mesmo propósito estimula o mercado. “Fico feliz de nos unirmos para ajudar a potencializar o alcance das marcas que têm o mesmo olhar e que buscam mudar a forma como as pessoas enxergam e consomem produtos de beleza e cosméticos”, revela.
Lançada em 2021 com um portfólio de 11 produtos, a Inner Beauty, marca minimalista de cuidados com o rosto, corpo e casa, chegou ao Hub de Aceleração em 2024. “Entramos agora no espaço, mas vemos como uma grande oportunidade de a marca ganhar visibilidade e crescimento em vendas”, diz a co-fundadora Marina Barbosa Brecheret.
Com o Hub de Aceleração, as expectativas da Inner Beauty são grandes. “Esperamos crescer oito vezes o faturamento em perfumarias, estando presentes não só na loja da Paulista, mas também nas prateleiras de outras unidades da rede”, revela Marina. Além disso, a companhia pretende lançar novos produtos no segundo semestre, que irão complementar o portfólio, que hoje tem como carros-chefe o skincare corporal – óleo corporal e sérum corporal – e os roll on de perfume que trazem aromaterapia para o dia a dia.
A marca BEMGLORIA, da atriz global Glória Pires, a princípio, pretendia permanecer com as vendas somente no online por pelo menos um ano para conhecer melhor as consumidoras e testar todo o modelo, antes de avançar para o varejo físico. “Mas a aproximação com a Soneda acelerou nossos planos de disponibilizar a marca ao varejo físico e permitindo testar o modelo, as ações, o posicionamento no PDV de forma realmente colaborativa”, explica a sócia-fundadora Cibele Régis. “Esse tipo de postura do varejo brasileiro proporciona prosperidade a todo ecossistema a que ele se conecta e gera real valor aos parceiros fornecedores, colaboradores e clientes”, completa.
Com o Hub de Aceleração, a BEMGLORIA pretende triplicar de tamanho ao longo dos meses através de ações consistentes voltadas as consumidoras e colaboradores, além de aprender com o histórico construído pela Soneda para pilotar ações inovadoras. “A Soneda tem sido visionária desde o lançamento do hub e da forma como vem implementando a execução do espaço, que está além de um conceito comercial, pois traduz crenças verdadeiras de seus líderes”, comenta Cibele. “Esse movimento se conecta diretamente com o nosso propósito e pilares de comércio justo, além de manter a floresta em pé, oferecendo produtos naturais de performance”, diz Cibele.
Mercado emergente e qualidade – De acordo com avaliação da Beauty Fair, a demanda por cosméticos de beleza e cuidados pessoais clean beauty é impulsionada por uma série de tendências. O aumento da incidência de problemas capilares e de pele, como alopecia areata e eflúvio telógeno, por exemplo, levou os consumidores a buscarem soluções eficazes em todo o país. O mercado de beleza limpa reúne produtos de beleza sem qualquer insumo artificial como corantes, ingredientes petroquímicos, conservantes do tipo parabeno e outros mais de 600 ingredientes considerados perigosos ou controversos na indústria de cosméticos.
E o Hub de Aceleração criado pela Soneda e o Laces vem de encontro às necessidades do mercado. “Essa é a nossa expectativa, de atender o mercado, sobretudo quando falamos de união com outras marcas que estão trilhando o mesmo caminho. Acreditamos que há espaço para todo mundo e no conjunto da oferta de produtos de qualidade, mais profissionais e menos artesanais, para a consolidação desse novo segmento. A Soneda acaba sendo um grande catalizador dessa construção. Um futuro que é presente”, afirma Marina.