Documento consolida as iniciativas de geração de valor intrínseca em seu DNA e mapeia as próximas ações em relação a governança ambiental, social e corporativa
Desde 2020, com a criação da vice-presidência de Estratégia, Pessoas e ESG, somado a um planejamento detalhado de indicadores e métricas, além de programas e da mensuração de resultados já atingidos e o que precisa ser melhorado nos próximos anos, a visão de sustentabilidade vem sendo ampliada e estruturada em toda a companhia.
O coração deste processo, pode ser conferido a partir de agora, com a publicação do primeiro relatório de sustentabilidade da empresa, que segue o Global Reporting Initiative (GRI), principal padrão de indicadores do mundo, onde registra e consolida todas as ações de contribuição que o grupo vem desenvolvendo, desde sua fundação, no âmbito da sua agenda ESG.
O documento já nasce apresentando os avanços e as possibilidades de melhorias em relação ao tema, seguindo o principal padrão de reports do mundo voltado aos aspectos ambientais, sociais, econômicos e de governança.
“Somos uma empresa guiada pelo forte propósito de gerar impacto social por meio do empreendedorismo. O anúncio desse relatório reafirma, de forma transparente, nosso papel social e mostra soluções para os desafios futuros da sociedade, especialmente para o desemprego estrutural”, afirma Marilia Rocca, CEO do Hinode Group.Entre todas as investidas, um dos destaques fica para o pilar essencial da marca, o social. Só em 2021 a empresa gerou mais de 1,3 bilhão de reais em renda para sua rede. Como suporte para seus 600 mil consultores, a Hinode diminuiu o preço de diversos produtos, reduzindo sua margem de lucro e ampliando também a facilidade de parcelamento, além de criar uma alternativa mais econômica de acesso ao negócio. Investiu 51 milhões de reais em doação de produtos para que os consultores pudessem montar seus próprios mostruários. Para os franqueados, presentes em todos os estados do país, a renda gerada chegou na casa dos 104 milhões de reais.
As iniciativas não ficaram só no âmbito financeiro. No ano passado o Hinode Group aderiu ao Capitalismo Consciente Brasil, instituto que ajuda a transformar a maneira de fazer investimentos e negócios no país, reduzindo a desigualdade com programas de conscientização, inspiração e educação. Assinou, ainda, a Coalizão Empresarial para o Fim da Violência contra Mulheres e Meninas 2022, do Instituto Avon, e os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), da ONU Mulheres.
Por meio da estrutura de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e um Comitê de Inovação de Produtos, ficou determinado que para se criar um item novo da linha é preciso considerar inovação, qualidade, segurança e meio ambiente, além da viabilidade técnica, econômica e o conceito, seguindo protocolos para respaldo científico, que comprovam a eficácia das fórmulas. Os ingredientes utilizados respeitam os regulamentos da Anvisa e dos órgãos regulatórios dos países que consomem os itens da Hinode.
Além disso, a partir deste ano, ícones autodeclaratórios estarão presentes nas embalagens, de forma gradual, para comunicar com transparência os atributos sustentáveis de cada um. A iniciativa de seleção e criação de ícones ocorreu no âmbito do Programa ESG. Para 2022, a empresa está em busca dos selos certificados por organizações internacionais, como, por exemplo, a PETA, para comprovar que não há teste em animais em toda a cadeia de suprimentos.
“Nosso portfólio ficou mais sustentável, com embalagens que usam menos material e plástico de fonte renovável. Além disso, uma calculadora de impacto ambiental orienta a criação de novos produtos. Também desenhamos e iniciamos a implementação da jornada ESG, com medição das emissões de gases de efeito estufa”, complementa Marilia Rocca.
O relatório aponta que 8,65% dos lançamentos em 2021 utilizaram plástico de fonte renovável nas embalagens, que representa 36 toneladas de plástico proveniente da cana-de-açúcar. O lançamento de refis também foi uma nova iniciativa para colaborar com o meio ambiente, gerando uma queda média de 75% no volume de plástico usado nas categorias que apresentam refis. Já os papeis das embalagens possuem 46% com certificação Forest Stewardship Council – FSC.
Outro reflexo dessas ações é a migração da unidade de Jandira para o Mercado Livre, desde fevereiro de 2022, com garantia de utilização de 100% de energia renovável via certificação internacional REC Standard (I-REC), além do programa de logística reversa das embalagens pós-uso, que está na fase piloto e já foi implementado em 15 franquias da empresa.
Já o corporativo, que fechou o ano de 2021 com 644 funcionários, sendo 52% mulheres, teve foco nas capacitações e na construção de uma nova perspectiva de carreira e crescimento, com programas e iniciativas direcionadas pela pesquisa de engajamento anual feita com base no Great Place to Work (GPTW), que representou a principal fonte de dados para o endereçamento dos temas da área. A criação da Universidade Hinode Corporativa – UH Corp, é resultado desse processo, que apresentou aos colaboradores uma plataforma de capacitação desenvolvida em parceria com a Saint Paul Escola de Negócios, além do programa Futuros Engenheiros da Hinode, voltado para colaboradores das operações que selecionará em 2022, os profissionais que integrarão a iniciativa com 100% das despesas arcadas pela universidade.
A empresa também criou o Programa Viva Bem, que incentiva a saúde integral dos seus funcionários, estimulando uma melhor qualidade de vida e bem-estar das pessoas por meio da disponibilização de conteúdos quinzenais e ações internas voltadas à saúde física, emocional e social.
Em 2021 o grupo realizou pela primeira vez a Pesquisa Humanizada, que mede o nível de humanização nas relações que mantém com todos os públicos. Ao avaliar o impacto positivo sob o olhar dos stakeholders e a capacidade que tem de gerar e distribuir valor, a Hinode também identifica as oportunidades de aprimorar suas práticas. O estudo apontou que o nível de confiança ultrapassou 80% e a qualidade dos relacionamentos atingiu 90,2%, o que significa relações positivas e bastante saudáveis. No mesmo ano, pela primeira vez, a Hinode foi indicada para o Prêmio ReclameAQUI e conquistou o selo RA 1000, que destaca as empresas que possuem excelentes índices de atendimento. No segmento de venda direta, é a empresa que conta com a melhor nota. Este canal é utilizado por clientes finais, mas também por consultoras e consultores.
A publicação completa do relatório ESG da companhia está aberta a todos que desejam ter um olhar mais amplo sobre as iniciativas socioambientais.