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Grupo Coty anuncia primeira expansão de sua fábrica no Brasil

Investimento de R$ 20 milhões permitirá expansão da capacidade produtiva de desodorantes aerossóis e acompanha o forte crescimento da companhia na categoria, na qual passou de 10 milhões de unidades produzidas em 2012 para 130 milhões em 2020.

São Paulo, 19 de novembro de 2020 – O Grupo Coty, um dos maiores players do mercado de beleza mundial, anuncia a primeira expansão de sua fábrica no Brasil, desde a inauguração da mesma em 2012. Essa unidade fabril (Savoy) está localizada em Goiás, no município de Senador Canedo.

A expansão anunciada envolve investimentos de aproximadamente R$ 20 milhões e é voltada a viabilizar aumento da capacidade produtiva na categoria de desodorantes aerossóis. Com essa medida, a companhia – que atualmente dispõe de três linhas ativas operando na fabricação de desodorantes aerossóis – passará a contar com mais uma linha dedicada exclusivamente à produção e envase de produtos nessa frente.

Essa decisão permite à companhia aumentar em 30% sua capacidade produtiva de desodorantes aerossóis. As obras na unidade serão iniciadas no próximo mês de dezembro e devem ser concluídas em setembro de 2021. A previsão é que a 4ª linha de produção, bem como o novo layout modernizado, passem a funcionar plenamente no mês seguinte, em outubro (2021).

O projeto de expansão da capacidade produtiva da linha de desodorante aerossóis do Grupo Coty envolve intervenções estruturais no espaço físico da fábrica (obra de engenharia civil), com aumento de aproximadamente 50% da área dedicada à produção desse tipo de desodorante. Além disso, também volta-se à modernização de processos e layout das linhas, bem como à aquisição de equipamentos nacionais de alta tecnologia. Também está prevista a contratação de novos funcionários, que ingressarão na companhia quando a nova linha entrar em funcionamento.

“Beleza Acessível” – Segundo Nicolas Fischer, Managing Director da companhia, essa expansão reflete justamente a necessidade de adaptação da capacidade produtiva da fábrica ao expressivo e contínuo crescimento das marcas do Grupo Coty na categoria de desodorantes. “Nossas marcas de desodorantes se consolidaram fortemente no mercado brasileiro, baseadas em estratégica que oferece ótima relação custo-benefício. Temos produtos de altíssima qualidade, com excelente proposta de valor e custo acessível, conceito que permitiu democratizar o consumo dos brasileiros a desodorantes aerossóis e que faz parte de nosso propósito como companhia, algo que chamamos de “Beleza Acessível“.

Hoje, o Grupo Coty é o segundo maior player no mercado brasileiro de desodorantes (volume), com marcas consagradas como Monange, Bozzano e Adidas, entre outras. Nos últimos anos, a evolução de seus produtos mostra rota de ascensão. A última leitura Nielsen (J/A 2020) revela a companhia crescendo 3,4% na categoria desodorantes (market share valor julho/agosto 2020 vs market share valor maio/junho 2020), bem acima do mercado – que nessa mesma leitura do bimestre julho / agosto 2020 cresceu somente 0,1% vs o período anterior. Em termos de penetração os desodorantes da Coty são encontrados em 43% dos lares brasileiros (dado Nielsen / Junho 2020).

Monange, por exemplo, é a 2ª. marca mais vendida no Brasil na categoria de desodorantes aerossóis femininos, com 23,2% de market share volume (leitura Nielsen J/A 2020) – praticamente dobrando de tamanho nos últimos anos e com atual presença em 32,5% dos lares brasileiros (dado penetração Nielsen / Setembro 2020).

A trajetória evolutiva das marcas de desodorantes do Grupo Coty impressiona. Em 2012, quando passaram a ser produzidas em escala nessa unidade fabril, sua participação de mercado em desodorantes aerossóis era de aproximadamente 1%, número que disparou. E, em 2020, é de 17,6% (market share volume / Nielsen J/A 2020).

Em escala produtiva os números também se destacam: em 2012, quando a produção de desodorantes aerossóis foi iniciada nessa fábrica, hoje pertencente ao Grupo Coty, o volume anual era de 10 milhões de itens fabricados. Em 2020, a companhia contabiliza em sua produção anual a quantidade de 130 milhões de desodorantes aerossóis fabricados. Esse crescente ciclo representa evolução extremamente significativa nos últimos sete anos, o que envolveu otimizações, melhoria de eficiência e qualidade em processos na fábrica Savoy ao longo do período, além de promover a geração de empregos no Estado de Goiás.

Contratações – Na contramão do que vem acontecendo no Brasil nos últimos meses, algo acentuado pela pandemia, esse salto no volume de produção inclusive demandou alteração recente no funcionamento da unidade fabril do Grupo Coty, em Goiás. Antes operando 6 vezes por semana, agora em novembro a operação das linhas de desodorantes aerossóis foi estendida para todos os dias (de domingo a domingo), com três turnos diários, o que levou a empresa a definir a contratação de 85 novos funcionários.

Jornada evolutiva – o contínuo e expressivo crescimento das marcas do Grupo Coty na categoria de desodorantes aerossóis acompanha a significativa mudança nos hábitos de consumo no Brasil, com forte migração para produtos em formato “aero” nos últimos anos. No passado predominavam na cesta de consumo produtos conhecidos como squeeze (frascos plásticos, jato spray líquido). Depois os chamados desodorantes roll-on tornaram-se itens muito consumidos, já como reflexo do aumento de poder aquisitivo no País e as novas aspirações de compra.

Em 2013, as tradicionais marcas Monange e Bozzano passaram por forte modernização, adequando-se ao novo momento na época e aos desejos de consumidores. Entraram com força na categoria de desodorantes aerossóis e, a partir daí, vêm conquistando continuamente maior participação de mercado, sempre apresentando novidades, lançamentos de novos SKUs e forte proximidade com os consumidores.

“Essa jornada, tão bem-sucedida na categoria de desodorantes aerossóis, é fruto do grande foco que temos em inovação, sempre preocupados em entender as reais necessidades dos consumidores com nosso portfólio de produtos. Buscamos promover cada vez mais o conceito de Beleza Acessível, que democratiza o acesso das pessoas ao cuidado pessoal, oferecendo produtos com ótima proposta de custo e de valor agregado”, finaliza Nicolas Fischer.

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