Capa » Notícias » Grupo Boticário usa embalagem mais sustentável e evita descarte de quase 1 tonelada de plástico

Grupo Boticário usa embalagem mais sustentável e evita descarte de quase 1 tonelada de plástico

A nova tecnologia foi implementada durante o Natal de 2021 com caixas de presente da marca O Boticário

O Grupo Boticário tem unido inovação e sustentabilidade para gerar ações transformadoras e positivas ao meio ambiente. E, neste início de 2022, a empresa comemora os bons resultados do uso de embalagens de presente inovadoras. O Natal de 2021 foi a oportunidade de colocar em prática o projeto piloto desenvolvido em parceria com a Antilhas, empresa de embalagens, transformando as famosas sacolinhas e caixas de presente natalino da marca O Boticário em embalagens sustentáveis.

Essa nova tecnologia possibilitou a substituição de 860 Kg de plástico metalizado e adesivos. Além disso, com a aplicação do novo material nas cintas que decoram as caixinhas de presente, mais de 372 metros lineares de elástico não foram utilizados, o que equivale à distância entre as cidades de São Paulo e Curitiba e 30.181 m² de filme plástico deixaram de ser produzidos, quantidade capaz de preencher dois estádios da Vila Belmiro, localizado em Santos, no Litoral Paulista.

“O Grupo Boticário é uma empresa que está no imaginário do brasileiro, nossos produtos fazem parte do Natal de muita gente. E é com grande alegria que celebramos os resultados de uma ação que visa mitigar o impacto no meio ambiente em uma das principais datas comemorativas do calendário do varejo. Sabemos que todos querem presentear os entes queridos, e queremos continuar fazendo parte desses momentos, então que possamos colaborar para que seja ainda melhor para todos, inclusive para o nosso planeta”, afirma Eduardo Villas, Diretor Executivo de Suprimentos do Grupo.

 Tecnologia aproveita materiais reciclados pós consumo

Os produtos metalizados são normalmente produzidos com substratos celulósicos, como papel ou cartão, revestidos por filmes de poliéster ou BOPP (Película de Polipropileno Biorientada) metalizados em um processo de laminação. A parceria entre GB e Antilhas utilizou a tecnologia de um equipamento que aplica o acabamento metalizado no material (caixas de presente) sem a utilização do plástico filme metalizado convencional.

A inovação tecnológica no processo permitiu a transferência das partículas metálicas para o substrato em uma única operação, obtendo como resultado um monomaterial (papel ou cartão) metalizado. Além disso, o cartão utilizado é composto por 40% de material reciclado, sendo 30% de origem PCR — Pós Consumo Reciclado, como por exemplo embalagens recicladas após descarte.

As famosas sacolas eram produzidas anteriormente com papel 100% virgem, já a nova embalagem sustentável utiliza papel kraft, com 20% de aparas (sobras de corte) de difícil reciclagem que seriam descartadas diretamente em aterros. O papel sustentável mantém a qualidade de impressão e resistência que a embalagem precisa.

Programa de Logística Reversa do Grupo Boticário

Há muitos anos o GB trilha uma jornada sustentável para neutralizar os impactos de suas atividades no meio ambiente e por meio de seu programa de Logística Reversa, a empresa busca engajar todo seu ecossistema nesta missão, desde parceiros, fornecedores e consumidores. No último ano, a empresa anunciou Compromissos ESG para 2030, com iniciativas de incentivo à reciclagem que conectam toda a cadeia do ecossistema de beleza. Entre os objetivos, mapear e solucionar 150% dos resíduos gerados está entre as prioridades.

Sobre o Grupo Boticário

Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona de marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 40 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*