Capa » Cursos e treinamentos » Gestão da qualidade é diferencial na performance e crescimento das empresas

Gestão da qualidade é diferencial na performance e crescimento das empresas

Curso técnico oferecido pelo Senac EAD prepara profissionais para atuarem em diversos setores econômicos como indústria, comércio e serviços.

Os profissionais que atuam no setor de Qualidade são responsáveis pela elaboração e implantação de ações de melhoria dos processos dentro das empresas, de modo a garantirem a qualidade e conformidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes.

Além disso, o técnico em Qualidade trabalha diretamente no desenvolvimento de processos que promovam o aperfeiçoamento contínuo em: gestão de processos, criação de manuais e instruções de trabalho, auditorias, inspeções, garantia e controle da qualidade.

Gabriela Zortéa Duarte, docente do curso Técnico em Qualidade do Senac EAD, relata que são várias as atribuições desse profissional: “Para exemplificar, podemos citar algumas das responsabilidades, como implantar e acompanhar o sistema de gestão da empresa, elaboração de plano de ação para melhoria nos resultados, desenvolvimento de ferramentas de qualidade para análise e resolução de problemas”, detalha.

Atuação ampla e dinâmica

O técnico em Qualidade tem espaço de trabalho em todos os setores econômicos: indústria, comércio, serviços, educação, saúde, terceiro setor e esporte. No entanto, apesar da demanda ter aumentado, o segmento que mais oferece oportunidades profissionais é o industrial.

Questionada sobre o perfil do profissional que atua em Qualidade, Gabriela pontua alguns requisitos que devem ser inerentes ao trabalho desenvolvido. “Visão sistêmica para conduzir os processos à excelência, proatividade, resiliência, liderança, bom relacionamento interpessoal, comunicação clara e objetiva, boa escrita, organização, persistência e paciência, pois os resultados muitas vezes não são imediatos e contam com a mudança de cultura das pessoas e da empresa”, argumenta.

O curso Técnico em Qualidade tem duração de 800 horas (13 meses) e é dividido em três módulos. O aluno aprovado em todas as disciplinas receberá o diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ao comprovar também, a conclusão do ensino médio.

A docente do Senac EAD listou algumas dicas de leitura para estudantes e profissionais, de forma a se manterem atualizados sobre o setor de qualidade, acompanhe:

– Leitura de autores que são referências no setor: Philip Crosby, Edwards Deming, Kaoru Ishikawa e Joseph Juran.

– ABQ (Academia Brasileira da Qualidade): http://www.abqualidade.org.br/ – conteúdos, notícias e eventos na área da Qualidade.

– FNQ (Fundação Nacional da Qualidade): http://fnq.org.br/ – neste site clicando em “conteúdos” estão disponíveis artigos e e-books sobre diversos assuntos de Gestão e da área da Qualidade.

– INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia): http://www4.inmetro.gov.br – e-books sobre diversos assuntos da área da Qualidade.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em http://www.ead.senac.br Há também um portfólio diversificado de cursos presenciais que podem ser conferidos em http://www.senac.br

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*