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FCE Cosmetique se firma como importante plataforma de conhecimento

A FCE Cosmetique já é conhecida como uma importante plataforma de conhecimento para toda a indústria cosmética, com suas áreas dedicadas a conteúdo e debates. Com palestrantes de peso, internacionais e nacionais, os três dias de evento trouxeram tendências e novidades sobre o mercado por meio da Arena do Conhecimento, Insight Experience, 31º Congresso Brasileiro de Cosmetologia da ABC e inovações práticas vistas em alguns estandes, principalmente os de matérias-primas.

Tema atual e muito debatido foi o conceito genderless, que são produtos sem gênero definido, e que vem ganhando espaço também na área cosmética. O Congresso ABC recebeu John Jiménez, farmacêutico e cientista-sênior da Belcorp. O peruano veio acompanhado do famoso dançarino colombiano Jaime “Mito” Rincón, cuja apresentação aborda duas tendências da área cosmética: a sustentabilidade e os produtos genderless. “Temos um estudo de neurociência aplicada sobre como traduzir um perfume em dança. É algo totalmente novo na indústria”, ressaltou.
Outro tema que vem chamando a atenção são os produtos com ativos naturais, já apontados como uma tendência global para este ano. Elaine Scarelli, líder regional de home e personal care da DuPont, palestrou no primeiro dia do evento sobre o Genecare OSMS BA, um ingrediente 100% natural produzido pela DuPont – e que ajuda no combate ao frizz e aos danos capilares.
“Esse ingrediente fortalece o cabelo. A gente fala sobre alinhamento, condicionamento dos fios para trazer um aspecto mais saudável e todas essas características. No entanto, elas estão atreladas à uma tendência de se ter o cabelo mais saudável. E não dá para falar disso sem mencionar o couro cabeludo”. Scarelli conta que o produto, à base de Trimethylglycine, faz com que o cabelo seja hidratado corretamente, para assim nascer saudável e assim ficar. “Ele tem todo tipo de certificação, o que hoje em dia é utilizado em produtos naturais, orgânicos e veganos”, finaliza.
O assunto também foi abordado durante o Congresso, a partir dos insights da especialista em pesquisa e desenvolvimento Daniella Lopes Francischetti. “Quarenta por cento dos consumidores brasileiros devem ser ambientalmente responsáveis e 48% afirmam verificar rótulos de produtos antes de comprá-los, dizem pesquisas recentes”, afirmou. “Setenta e três por cento dos consumidores, de acordo com uma pesquisa da consultoria UPBE feita com 16 mil pessoas, incluindo brasileiros, se sentem bem quando compram um produto que respeita a biodiversidade”.
Na FCE Cosmetique 2018, a distribuidora Dinaco, entre tantos lançamentos, trouxe o portfólio de ingredientes sustentáveis da empresa argentina Novachem. “A Dinaco está bastante atualizada. Na indústria cosmética, a sustentabilidade se traduziu em diversas macrotendências e estamos atendendo a demanda”, disse Marina Fernandes, diretora de marketing estratégico da empresa.
Ainda na categoria de matérias-primas, a feira foi o palco de diversas novidades com foco em inovação e tecnologia. A Symrise, embasada em necessidades do consumidor e nos benefícios da natureza em produtos cosméticos, desenvolveu dois produtos. “Um deles, à base de microalgas do Mediterrâneo, controla a oleosidade e melhora a hipersensibilidade cutânea. O outro, feito a partir de uma microalga do Taiti, atua aumentando a fase de crescimento do cabelo, tornando-o mais forte, denso e resistente”, conta Julio Bombonati, gerente da divisão latino-americana de marketing da Symrise.
A Chemyunion, atenta à crescente demanda de produtos cosméticos para o público masculino, integrou em suas experiências sensoriais e tecnológicas um espaço exclusivo para homens testarem cremes, por exemplo. Segundo Sérgio Gonçalves, diretor de marketing e negócios internacionais da empresa, a ideia do lounge foi mostrar aos fabricantes as possibilidades do que pode ser feito com as matérias-primas que a Chemyunion põe no mercado. “É uma forma de dinamizar o relacionamento com os clientes”, disse.
Já a DSM, representada pela distribuidora Focus Química, lançou um novo ativo que combate o envelhecimento prematuro da pele causado pelo estresse do dia a dia. “Serve para qualquer tipo de pele e é para qualquer pessoa, independentemente da idade”, contou Amanda Omodei, gerente de marketing técnico da Focus Química.
Mais uma vez, as redes sociais
As redes sociais deixaram de ser apenas um canal de divulgação para ser um importante influenciador e ponte entre produto e consumidor. Por meio dessas ferramentas, o cliente escolhe o que usar e opina, por isso é de extrema importância estar em todas elas. No mercado de cosméticos existe um plus ainda maior, que é a oportunidade de dialogar com jovens consumidores, ouvir suas demandas e divulgar produtos de maneira única.
Estes foram alguns dos aspectos abordados por Jonathan Biancarelli, diretor de estratégia digital da L’Oréal Paris, na palestra O comportamento do jovem consumidor nas redes sociais. A apresentação integrou a manhã do segundo dia de atividades do Congresso da ABC.
“Precisamos repensar a maneira de interagir com eles, que não são apenas consumidores. Eles querem ser consumatores – consomem e agem”, contou. Biancarelli mencionou na palestra, por exemplo, a importância das imagens: quando compartilhadas nas redes, elas devem transmitir ao público a vontade de tocar os produtos e vê-los por diferentes ângulos.
O avanço das redes e o uso de tecnologia no mercado cosmético, possibilita um contato mais direto com um novo tipo de consumidor, que deseja produtos e experiências personalizadas. Rüdiger Leutz, Diretor-Geral da Porsche Consulting do Brasil, durante sua palestra no Insight Experience, enfatizou que a digitalização se soma aos desafios clássicos do mercado. “Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e avanços e tecnologias abrem novas portas para todos os lados – fornecedoras, produtos, mercado e novos serviços para os clientes”, disse.
Todas estas tendências de mercado e comportamento foram apresentadas na FCE Cosmetique, que aconteceu entre os dias 22 a 24 de maio de 2018, no São Paulo Expo. Acesse o site do evento para continuar tendo acesso à conteúdo exclusivo e de relevância para o setor.

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