Capa » Notícias » Fatores climáticos ameaçam a qualidade dos produtos nas indústrias de cosméticos

Fatores climáticos ameaçam a qualidade dos produtos nas indústrias de cosméticos

O Brasil é um dos países que mais se preocupam com a estética. Está entre um dos maiores mercados de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás dos Estados Unidos, China e Japão, conforme apontam pesquisas do Euromonitor International, realizadas em 2019.

O mercado de produtos de beleza é extremamente exigente, e esse é um dos motivos pelos quais as empresas investem cada vez mais em qualidade. A diversidade de produtos e o número de clientes faz com que esse seja um mercado bastante competitivo, onde a preocupação com os detalhes é um diferencial.

Um dos principais aspectos a serem observados durante o controle de qualidade, é a umidade relativa do ar, pois representam grandes prejuízos para a indústria de cosméticos. Seu excesso (acima de 60%) ameaça a integridade dos produtos e, consequentemente, o descarte, resultando em perdas financeiras.

A biodegradação de compostos orgânicos é um problema que se agrava devido à alta umidade. Isto porque os microrganismos, como fungos e bactérias, aceleram a decomposição desses materiais, tornando-os inutilizáveis.

Produtos contaminados por fungos, em contato com a pele, podem causar infecções. Ao menor sinal de deterioração, os cosméticos devem ser descartados, tendo em vista que oferecerão riscos à saúde dos seus consumidores.

A umidade em desequilíbrio, entre outros fatores climáticos, como a própria temperatura, pode causar alterações nas características físico-químicas dos cosméticos, como cor, textura, viscosidade, cristalização, dentre outros.

No caso das bases de maquiagem, por exemplo, podem oxidar e ter alteração na sua coloração. Em geral, ficam alaranjadas ou acinzentadas, o que afeta sua comercialização.

Entre os danos causados pela umidade aos cremes e pomadas, estão a redução de volume, mudança na consistência e também a formação de líquidos. As datas de validade dos produtos também poderão diminuir significativamente.

Já no caso de talcos, sabonetes, sais de banho e algumas maquiagens, a umidade pode afetar a composição e alterar a qualidade. Podem ficar pegajosos, amolecidos e sofrerem contaminação microbiológica.

Proceder ao domínio correto sobre os níveis de umidade em cosméticos é fundamental para a integridade dos produtos e determina o seu grau de qualidade, o que impacta diretamente os seus consumidores. O recomendado para evitar estes danos é que a umidade relativa do ar esteja sempre entre 40% e 60%.

É necessário controlar a umidade em todas as fases, desde o armazenamento de matérias-primas, processo de produção e envase, até a estocagem do produto final. Isto significa não somente aumentar a vida útil, como preservar características dos produtos.

Segundo a RDC nº 48 da Anvisa, de 25 de outubro de 2013, as áreas de produção, elaboração e armazenamento, devem ter temperatura e umidade registradas e controladas, sendo compatíveis às condições de estabilidade de materiais e produtos.

A maneira mais segura de monitorar e regular a umidade conforme os níveis recomendados durante todo o processo produtivo de cosméticos, é através da desumidificação industrial realizada pelo Desidrat, da Thermomatic.

O Desidrat mantém um rígido controle sobre a umidade de maneira contínua e eficaz. Desta forma, impede a proliferação de microrganismos, como bactérias, ácaros e fungos, responsáveis pela formação do bolor e do mofo. Além disso, conserva a integridade dos produtos, evitando descartes e garantindo a máxima qualidade dos produtos.

Para saber mais sobre a importância do equilíbrio dos níveis de umidade na indústria de cosméticos, basta acessar:

https://www.thermomatic.com.br/aplicacoes/desumidificadores-para-industria-de-cosmeticos.html/

https://www.thermomatic.com.br/

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*