Capa » Notícias » Especialista em saúde e beleza capilar dá dicas de como cuidar do cabelo em meio a onda de calor

Especialista em saúde e beleza capilar dá dicas de como cuidar do cabelo em meio a onda de calor

Na reta final do verão, o calor se intensificou em algumas regiões do país.

No Rio, a temperatura chegou a 49,7°C no bairro de Santa Cruz, às 16h de terça (19), de acordo com o Sistema Alerta Rio. Um dia antes, Florianópolis registrou 41°C. Em ambas as capitais a sensação térmica chegou a 50°C. Em meio à diversão nas praias e nos blocos de carnaval, muitas pessoas se esquecem dos cuidados com o cabelo, que pode ficar ressecado, quebradiço e com frizz. Especialista em saúde capilar, a tricologista Viviane Coutinho atende figuras como a atriz Taís Araújo, o cantor Diogo Nogueira e o casal formado pela blogueira Jade Seba e o ator Bruno Guedes e dá dicas de como manter os fios saudáveis no calor intenso.

“No auge do calor do verão, ficamos mais expostos à umidade e aos raios UVA e UVB, que causam frizz, ressecamento e quebra dos fios. Por isso, alguns cuidados precisam ser redobrados nesta época do ano. Uma boa medida é aplicar águas termais e leave in com proteção solar. Lavar o cabelo com mais frequência e imediatamente após um mergulho no mar ou na piscina ajuda a manter o couro cabeludo livre de impurezas, como suor, cloro e sal. Deve-se beber bastante água e evitar penteados que tensionam os fios por longos períodos de tempo, sobretudo quando estiverem expostos ao sol forte. Os protetores físicos, como chapéus e lenços, mitigam os danos. Os tratamentos indicados são as reposições hídricas, lipídicas e proteicas, a hidratação e o detox capilar, que pode ser feito com argila, óleos essenciais e esfoliação. Cabelos com química são mais frágeis do que os virgens e, portanto, demandam ainda mais atenção. Pessoas com menor densidade capilar estão mais propensas a queimaduras no couro cabeludo”.

Ainda desconhecida pelo grande público, a tricologia, área da estética dedicada à saúde e à beleza capilar, é febre entre artistas e famosos, que precisam manter os cabelos bonitos e saudáveis em seus trabalhos. Com 14 anos de experiência na área, Viviane Coutinho é docente na Academia Brasileira de Tricologia, onde capacita profissionais para o mercado de beleza. Em seu consultório de reabilitação capilar, localizado na Avenida das Américas, na Barra, realiza tratamentos para os mais diversos problemas, da calvície ao ressecamento, passando pela caspa.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*