Capa » Notícias » Escassez de insumos ameaça indústria e fornecimento de energia

Escassez de insumos ameaça indústria e fornecimento de energia

Maior especialista nacional em grupos geradores, Stemac registrou aumento de 40% nas demandas em julho e montou planos de contingência com a cadeia de fornecedores

A crise hídrica, o acréscimo no valor da conta de luz e o risco de um apagão no segundo semestre de 2021 vêm aumentando a procura por grupos geradores que garantam a autonomia energética e assegurem a disponibilidade do sistema de geração de energia. No entanto, a escassez de insumos é uma ameaça à indústria e ao fornecimento de energia.

Em julho, a Stemac, maior especialista nacional na fabricação e comercialização de grupos geradores, registrou um aumento de 40% na procura pelos produtos, batendo recorde de vendas.

“Hoje, a preocupação é com a crise de escassez de insumos, que a indústria em geral vem sofrendo. A falta de semicondutores, que afeta a fabricação de insumos essenciais para o grupo gerador, é um desafio a ser vencido”, explica Valdo Marques, Vice-Presidente Executivo da Stemac.

Segundo ele, a companhia tem os maiores players mundiais como aliados estratégicos e trabalha em conjunto para tentar não deixar esse problema chegar até o mercado consumidor no Brasil. “Ainda assim, essa é uma realidade a ser enfrentada. Em função disso, a Stemac tem aconselhado seus clientes a se programarem com antecedência. Afinal, o grupo gerador precisa estar instalado antes do eventual problema acontecer.”

Movidos a diesel ou a gás, os equipamentos entram como “back-up” no fornecimento de energia, garantindo, assim, autonomia energética às empresas e prestadoras de serviços essenciais, principalmente em meio à pandemia de Covid-19.

“Hoje em dia, a possibilidade de garantir autonomia energética para seu estabelecimento comercial, industrial, ou para sua residência, é muito acessível. Além da evolução tecnológica, que permite baixas emissões atmosféricas, o nível de ruído é insignificante. O preço e condições de financiamento dos equipamentos, combinados com os benefícios de ‘não parar’ a atividade empresarial e, acima de tudo, garantir a sua segurança pessoal e patrimonial, asseguram uma relação custo x benefício extremamente positiva. Fonte alternativa e segura de energia não é luxo, é necessidade”, ressalta Marques.

Com organização própria distribuída estrategicamente em 24 estados, a Stemac dispõe de uma fábrica em Goiás, que tem capacidade produtiva de 15 mil unidades por ano e hoje opera com folga, com uma média de 3.500 grupos geradores vendidos por ano. Diante das dificuldades enfrentadas por toda a indústria com a falta de matéria-prima e componentes, a companhia já está montando planos de contingência com a cadeia de fornecedores.

A empresa também oferece acompanhamento integral em projeto, fabricação, instalação, peças e serviços. E mantém parcerias internacionais que garantem a qualidade e a permanente atualização tecnológica dos seus produtos.

A Stemac ainda fechou uma parceria com a Santander Financiamentos para oferecer às empresas correntistas ou não do banco a oportunidade de investimento sem comprometimento de caixa. São linhas de crédito fáceis e ágeis para atender à alta demanda por energia elétrica segura, e o benefício está disponível para todas as empresas com mais de um ano de vida, após análise de crédito.

Com taxas especiais, carência de 180 dias para novos contratos e condições melhores para correntistas do banco, além de prazo de até 60 meses para pagar, o financiamento pode ser contratado via web, de forma 100% segura, e sem burocracia.

Crise hídrica

Em 28 de maio último, parte do Brasil ficou sem energia por conta de um problema causado pela usina de Belo Monte. Além disso, com a chegada de um período seco mais rigoroso, a agência reguladora do setor precisou acionar a bandeira vermelha patamar 2, uma vez que o cenário de reservatórios reduzidos desfavorece a produção de energia pelas hidrelétricas.

O acréscimo no valor da conta de luz será usado para bancar os custos com a maior utilização das usinas termoelétricas, em função da baixa recorde dos reservatórios de água e do risco de um novo desabastecimento de energia no País. A taxa extra cobrada passou de R﹩ 6,24 para R﹩ 9,49 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

“A demanda já mostrava tendência de alta, associada às necessidades de reforço das operações em setores que não pararam durante a pandemia, como hospitais, indústria alimentícia e data centers. Mas a busca por geradores se intensificou recentemente, num movimento semelhante ao assistido na crise energética de 2001”, destaca o executivo.

Como escolher o melhor grupo gerador de energia?

Segundo o executivo da Stemac, é essencial que o comprador se certifique de que as características do produto, a potência, o local e os detalhes da instalação estão claros e corretos tecnicamente. Também é importante avaliar se o preço final inclui itens como impostos, local de entrega, carga a ser atendida, equivalência técnica, garantia etc.

“Escolha uma empresa confiável para manter tudo funcionando e lembre-se que essa parceria é de longo prazo. Portanto, avalie cuidadosamente a estrutura de assistência técnica da companhia. Confie em equipes próprias que possam atendê-lo em qualquer dia e hora e que disponha de um call center 24 horas, sete dias por semana, para apoio técnico e possível solução por telefone”, orienta Marques.

Em relação à potência do grupo gerador, é necessário observar a tensão de trabalho, relação de transformadores existentes, relação de cargas a serem atendidas pelo equipamento, medições na entrada/saída de energia e contas de energia da concessionária.

O VP da Stemac afirma que é importante observar, ainda, itens como a existência de cargas súbitas ou deformantes. “As medições deverão ser realizadas no horário de previsão de funcionamento do grupo gerador, se possível com a carga real em atividade, e considerar a intenção de ampliações futuras e possível incremento de demanda”, finaliza.

Sobre a Stemac

Maior especialista nacional na fabricação e comercialização de grupos geradores, a Stemac projeta e executa soluções em energia através da maior estrutura de atendimento do segmento.

Com organização própria distribuída estrategicamente em 24 estados do país, a empresa oferece acompanhamento integral em projeto, fabricação, instalação, peças e serviços. E mantém parcerias internacionais que garantem a qualidade e a permanente atualização tecnológica dos seus produtos.

A Stemac foi a primeira empresa brasileira do setor a obter a certificação ISO 9001, em 23 de outubro de 1998. A certificação é assegurada através de sistemáticas auditorias realizadas pelo principal órgão certificador do Brasil, o BVC (Bureau Veritas Certification), atendendo aos mais rigorosos princípios de Gestão da Qualidade.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*