sábado , 23 janeiro 2021
Capa » HVAC-R » Encontro DNPC 2020 destacou normas técnicas e sua relação com o ‘novo normal’

Encontro DNPC 2020 destacou normas técnicas e sua relação com o ‘novo normal’

Entre os dias 23 e 26 de novembro, o Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da ABRAVA – DNPC realizou o XX Encontro Nacional de Projetistas e Consultores, que deu foco a três normas técnicas em processo final de revisão pelo ABNT-CB-55 e a Resolução 09 da ANVISA.

Foram 4 dias de eventos online que contaram com a participação de renomados profissionais do setor como palestrantes, além de, uma média diária de audiência com mais de 120 profissionais interessados em saber sobre o cumprimento das normas técnicas,  assunto que está em evidência no setor AVAC-R neste período de pandemia do SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19.

O Eng° Miguel Ferreirós, presidente do DNPC e diretor da Garneira Engenharia, considerou a realização do Encontro deste ano um sucesso, “Temos ciência que disseminamos informações atuais e baseadas em fontes das mais democráticas que a engenharia dispõe: as normas técnicas. Trouxemos as normas técnicas como tema central do nosso Encontro para contribuir com a divulgação e discussão dos conteúdos no contato com aqueles que trabalham para a elaboração destes documentos”.

O evento foi aberto com as palavras do presidente da ABRAVA, o Eng° Arnaldo Basile, que destacou a importância do trabalho realizado pelo DNPC durante a pandemia, como a publicação da RENABRAVA 09 e os parabenizou pela escolha do tema para esse evento. Ressaltou que as boas práticas da engenharia são a base de tudo, e que um bom sistema de climatização é resultado de um bom projeto.

Na ocasião, Basile fez menção ao falecimento do Dr. Osmar Silva, da Smacna, ocorrido no último dia 20, e destacou o legado deixado por ele para o setor AVAC-R.

Na sequência, o presidente do DNPC Miguel Ferreirós proferiu suas palavras, destacando que o homenageado escolhido dessa edição seria o Dr. Osmar Silva, e destacou que as normas técnicas apresentam recomendações de requisitos mínimos que deverão ser atendidos.

Miguel destacou ainda, a importância das normas para toda a sociedade e profissionais do setor. Aproveitou para fazer uma chamada para que os profissionais participem das revisões e elaboração de normas no CB 055, com menção à importância da presença dos jovens nos grupos de trabalhos, pois trazem novas visões para o setor.

A comissão organizadora do XX ENPC 2020 contou com diversos desafios para a realização desta edição, pois formatar um evento para os profissionais do setor com a mesma qualidade e conteúdo técnico que as edições anteriores, mas de forma online, impôs desafios. O fato é que a realização nesse formato permitiu que outras possibilidades aparecessem para a entrega do evento, fato comprovado após sua conclusão, pois não deixou nada a desejar para as edições presenciais. Claro que ficaram faltando os habituais contatos pessoais, momentos de confraternização e o tradicional networking, reservados para a edição 2021.

A programação dos quatro dias foi preparada de forma que incluísse as principais normas vigentes, suas revisões e impactos durante a pandemia. O XX ENPC foi estruturado da seguinte forma:

Dia 23 – Mediado pelo Eng° Fernando Tessaro, da Termacon, e membro do DNPC. A programação contou com a participação dos engenheiros especialistas membros do DNPC Oswaldo Bueno, da Bueno Engenharia e Mário Sérgio Almeida, da MSA Engenharia, que abordaram o tema “Normas ABNT – 16401 partes 1 e 2”.

Dia 24 – Mediado pela Engª Sandra Brotel, da Protherm, e membro do DNPC. O tema tratado no dia foi “Norma ABNT – 16.401 parte 3 e a Resolução 09”, ministradas pelos Eng°s Antonio Luiz Mariani, Professor Doutor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP, e o Eng. Leonardo Cozac, diretor operacional da ABRAVA e CEO da Conforlab.

Dia 25 – Mediado pelo Eng° Miguel Ferreiros, diretor da Garneira Engenharia e presidente do DNPC, contou com a participação dos Eng°s Wili Hoffmann, da Anthares Engenharia, e Eduardo Bertomeu, da Sicflux.  O tema abordado foi “Sistemas de filtragem e a norma ABNT NBR 16.890-1”, e também a apresentação de aplicativos desenvolvidos para facilitar o trabalho de projetistas e consultores.

Dia 26 – Mediado pelo Eng° Francisco Pimenta, diretor da Climatizar e vice-presidente do DNPC. O último dia do ENPC contou com a participação do Eng° Mário Alexandre Moller diretor da Projetos Avançados Engenharia e membro do DNPC, e a arquiteta Mônica Melhado, formada pela Universidade Estadual de Londrina e consultora na MoAM Archi, e que juntos, destacaram os aspectos da revisão da “Norma ABNT NBR – 7256”

Para a comissão organizadora do DNPC, o XX ENPC 2020 cumpriu o objetivo proposto, de chamar a atenção para a relação das normas técnicas e a importância de seu cumprimento.  As normas técnicas desenvolvidas no passado são ferramentas usadas nos dias de hoje, que reúnem o conhecimento da engenharia em favor da sociedade.  Em tempos de abundância de informações que nem sempre estão suficientemente fundamentadas, dispor e atualizar periodicamente as normas técnicas pode ser um diferencial a favor da melhoria da qualidade de vida, segurança das pessoas e dos processos. Por outro lado, não basta dispor de normas. Fornecedores, consumidores e agentes públicos devem adotar as normas técnicas, da mesma forma que agricultores semeiam para colher os frutos.  O “novo normal”, ou simplesmente o “futuro”.

Um outro ponto que chamou a atenção durante a realização do XX ENPC 2020, foram as informações referentes às normas em revisão, realizadas por profissionais que colaboram voluntariamente com a normatização do setor AVAC-R. O tema foi abordado quase que de forma unânime pelos palestrantes, os mesmos tiveram o cuidado de sintetizar as novidades que as normas técnicas em processo de revisão devem trazer, fruto do trabalho de muitos anos de todos aqueles que colaboram voluntariamente para a melhoria dos projetos, instalações, equipamentos e processos de comissionamento/certificação e manutenção

Os palestrantes demostraram habilidades ao repassar uma grande quantidade de importantes informações em tão curto tempo disponível. Eles foram cuidadosos ao tratar de temas que não têm pleno consenso, e esclareceram ainda, que se trata de documentos que deverão passar por consulta pública, antes da emissão pela ABNT, processo necessário para dar legitimidade aos documentos de normalização.

As apresentações dos palestrantes evidenciaram o cuidado que os grupos de trabalho têm ao buscar referências nacionais e internacionais de procedência, e de mostrar como é o processo de análise destes documentos, respeitando democraticamente as opiniões contrárias e refletindo sobre cada tema descrito nas normas.

O DNPC espera ter contribuído na divulgação destes documentos que estão sendo elaborados/revisados, que terão importante potencial de cooperar para a melhoria da qualidade dos projetos, fabricação, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de AVAC-R.

O ENPC contou com o patrocínio das empresas Belimo, Ecoquest, IMI Hidronycs, Johnson Controls/Hitachi , Midea Carrier, Multivac, Sicflux e TROX Tecnick. Contou também com o apoio do Conselho Nacional de Climatização e Refrigeração- CNCR, FEI, Instituto Brasileiro do Frio – IBF, Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação – SBCC, e SMACNA.

Confira o que foi dito em cada um dos dias do ENPC:

1° dia – ACESSE

2° dia – ACESSE

3° dia – ACESSE

4° dia – ACESSE

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*