Capa » Notícias » Encontro debate o Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado

Encontro debate o Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado

O Sindusfarma e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) promoveram um encontro para debater o Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA), na terça-feira (23).

O Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado foi criado em 2014 e tem como objetivo simplificar a exigência de documentos e a realização de inspeções nas alfândegas, facilitando os procedimentos aduaneiros, tanto no país, quanto no exterior.

O Coordenador de Gestão de Risco da Importação da Gerência-Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (GGPAF/Anvisa), Nériton Souza, que apresentou o status mais recente do cronograma de adesão da Agência ao OEA. (veja a apresentação)

Já a Analista da Receita Federal Elaine Cristina da Costa mostrou os principais pontos que devem ser aprimorados pelas indústrias químicas e farmacêuticas durante o processo de solicitação da certificação OEA. Atualmente 274 empresas contam com esta certificação e outras 227 estão em análise. (veja a apresentação)

A Gerente Sênior da área de Global Trade da Ernst & Young, Vanessa Baroni, compartilhou os principais desafios e experiências vivenciadas nos projetos de obtenção da certificação OEA conduzidos pela empresa, em parceria com a Receita Federal e os seus clientes. (veja a apresentação)

O Gerente de Logística da Avon, Wagner Ferreira, apresentou as etapas do processo de certificação do Operador Econômico Autorizado, desde o período de aprendizagem das áreas envolvidas no processo até a certificação final e os seus respectivos benefícios.

O encontro foi coordenado pelo gerente de Comércio Exterior da Abihpec, Ricardo de Nóbrega, e pela diretora de Assuntos Regulatórios do Sindusfarma, Rosana Mastellaro.

Fonte: Sindusfarma

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*