Capa » Notícias » Encontrado ‘creme’ para o rosto usado por nobres chineses há 2.700 anos

Encontrado ‘creme’ para o rosto usado por nobres chineses há 2.700 anos

Feita de gordura animal e um composto de calcário chamado “leite de lua”, a mistura é o indício mais antigo do uso de cosméticos entre homens na China 

Arqueólogos da Academia de Ciências da China escavaram o sepulcro de um nobre, e acabaram achando diversos bens mortuários no sítio de Liujiawa, no norte da China. Todas as descobertas foram registradas no artigo publicado na revista Archaeometry.

Entre os bens do homem estavam armas funerárias de bronze, e o jarro de bronze ornamentado contendo os restos de um antigo creme facial.

A hipótese foi confirmada por análises químicas que identificaram que dois ingredientes correspondiam à gordura de um ruminante bem alimentado (mais possivelmente bovinos) e a uma cremosa substância branca conhecida como “leite de lua”.

O leite de lua é uma lama suave de carbonato que se seca em um pó e está nos tetos de certas cavernas de calcário e de dolomite.

“Este artefato é um exemplar primitivo da produção cosmética na China e, com a prevalência de semelhantes contêineres de cosmético durante este período, sugere o surgimento de uma incipiente indústria cosmética.”

De acordo com os pesquisadores, este creme facial é o mais antigo exemplar conhecido da China associado a um homem. Ao contrário, as evidências de uso de cosmético por mulheres chinesas vão muito mais longe. Em particular, em 2016, foram encontrados bastões vermelhos de cosméticos que teriam sido usados entre 1980 e 1450 a.C.

Fonte: Sputnik News

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*