Capa » HVAC de processo » Crescimento na construção civil pode destravar segmento AVAC-R diz economista da ABRAVA

Crescimento na construção civil pode destravar segmento AVAC-R diz economista da ABRAVA

A programação de conteúdo da Febrava 2019 recebeu palestra do economista Guilherme Moreira, (ABRAVA), durante o XIX Encontro Nacional de Projetistas. Moreira apresentou um panorama de mercado para o setor HVAC-R para este ano e o futuro próximo.

Ele explicou que “estamos em um momento de grandes mudanças na economia brasileira, passando por dificuldades, mas ao mesmo tempo há oportunidades surgindo: reformas a serem aprovadas, o setor de construção civil retomando crescimento, tudo isso vai ter um impacto significativo. Dessa forma, as empresas que conseguiram chegar até aqui, neste pós-crise, terão um bom momento pela frente. Primeiro, as famílias têm uma demanda reprimida muito grande. Com a retomada necessária de emprego e renda, é possível reativar de maneira consistente o setor da construção civil. E os indicadores estão consistentes, com lançamentos e concessões de infraestrutura sendo discutidas. É por isso que enxergamos uma retomada”.

Outros indicadores são linhas de crédito que estão voltando aos poucos, com juros baixos. Esse elemento, junto de inflação baixa e demanda baixa, deve proporcionar oportunidades de ampliar crédito e consumo. “Isso quer dizer, novas casas, apartamentos e novos projetos de ar condicionado. Olhamos o futuro com otimismo”, conclui o economista.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*