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Cosméticos veganos: projeção do setor é de crescimento mesmo com a pandemia

Surya Brasil marca pioneira em cosméticos veganos no Brasil, comemora crescimento do setor durante a pandemia.

O ano de 2020 trouxe muitas reflexões em todo o mundo. Dentre elas, a de que precisamos adotar um estilo de vida mais sustentável e saudável. Nessa onda, um nicho se destacou como promissor: o veganismo.

Pesquisa do Ibope Inteligência aponta que 30 milhões de brasileiros sejam vegetarianos e, 7 milhões desses, se consideram veganos. Além disso, o Instituto Ipsos aponta que 28% da nossa população pretenda consumir menos carne.

A busca por produtos naturais só cresce e pesquisa realizada pelo portal Cosmetic Innovation apontou que esse nicho deve chegar ao faturamento de US﹩ 25,11 bilhões até 2025.

O nicho é, portanto, promissor para quem se dedica a esse tipo de produto. Clélia Angelon, CEO e fundadora da Surya Brasil que o diga! Vegetariana há mais de 42 anos e vegana há mais de 15 anos, é a pioneira na produção e comercialização de cosméticos veganos e cruelty free. A empresa líder em venda de coloração mais natural e com melhor performance do mercado, é vegana desde 2006 e viu as vendas da Henna Creme alavancarem durante a pandemia.

“Comecei a empresa porque queria trabalhar com um produto que fosse ético, respeitasse os nossos clientes, todos os seres vivos e não agredisse o meio ambiente. Em pouco tempo, já estava exportando para 40 países, desde 1997 presente nos EUA nas principais gondolas de Whole Foods, The Vitamin Shoppe, Sprouts etc. Em 2020, apesar da pandemia, chegamos à África do Sul, Chile, Uruguai, Paraguai, Costa Rica, Colômbia, República Democrática do Congo, Quênia, Holanda, França, Itália, Inglaterra, Brunei, Australia e Nova Zelândia. Em 2021, na Índia”, conta.

O aumento nas exportações foi de 60%. E a explicação é simples: por ser um produto natural, que não agride os cabelos e a saúde, as pessoas sentiram-se mais seguras de usá-lo sozinhas durante o isolamento social.

O interesse, segundo Clélia, não tem a ver apenas com o veganismo: “se dois produtos têm boa performance e os melhores preços, mesmo as pessoas que não são veganas tendem a escolher aquele que não faz testes em animais. É uma tendência cada vez mais forte, as pessoas têm se conscientizado mais com os animais, o que é uma mudança de estilo de vida do consumidor”.

A marca está sempre em constante atualização com o mercado, tanto que acaba de lançar uma linha exclusiva para cabelos grisalhos e brancos, a EcoSilver. Linha 100% vegana, cruelty free, e a mais natural e com melhor performance do mercado. A aposta vem de encontro a outra tendência global: segundo relatório do Google, houve aumento de 879% nas buscas pelo termo “ficar grisalho”, reforçando uma tendência que ganhou força no último ano em todo o mundo.

Para este ano de 2021, a expectativa de Clélia é de crescer 20% justamente por conta da busca por um estilo de vida mais responsável e saudável. “Mostramos que, mesmo com a pandemia, é possível aumentar as vendas e fazer produtos seguros e de qualidade para as pessoas e para o meio ambiente.”

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