Capa » Notícias » Conheça os benefícios dos óleos essenciais

Conheça os benefícios dos óleos essenciais

As substâncias naturais hiper concentradas podem ser usadas para benefícios medicinais e aromaterapeuticos

Se você esteve na internet nos últimos meses, já deve ter se deparado com alguém usando óleos essenciais ou alguma propaganda desse tipo de produto. Os óleos essenciais são substâncias naturais hiper concentradas, extraídas de todas as partes das plantas – às vezes das flores, das folhas, dos caules, das hastes, das cascas ou das raízes. São riquíssimos em benefícios medicinais e aromaterapeuticos – cada qual com suas funções específicas. Por serem hiperconcentrados, precisam ser usados seguindo adequadamente o modo de uso.

Recentemente, a Positiv.a, empresa B que cria soluções para cuidar da casa, do corpo e da natureza, lançou sua linha de óleos essenciais, todos são orgânicos e produzidos no Brasil em sistema agroflorestal. Ou seja, eles nascem em um processo de cuidado com a terra e, ao contrário das monoculturas, uma agrofloresta confere ampla diversidade de espécies, misturando agricultura com floresta. Essa prática de plantio reproduz o funcionamento da natureza.

Gicele Brandão, Líder de Inovação da Positiv.a, explica que cada um dos óleos tem um benefício diferente para gerar mais qualidade de vida no dia a dia. “Todos os nossos óleos são acompanhados de um folheto com dicas de como usar. Para ser um produto ecológico e circular, nossa embalagem é de vidro âmbar, com tampa de metal e rótulo serigrafado. Após o uso a embalagem pode ser reutilizada ou reciclada”.

A empresa, além de vender os produtos a parte, também utiliza os óleos essenciais para perfumar naturalmente outros itens da linha de autocuidado e limpeza. Confira abaixo os principais benefícios e indicações de uso de cada um dos óleos:

Lavandin

Alivia os sintomas da ansiedade, insônia e depressão. É antisséptico e antifúngico. O óleo de Lavandin também é bom para aliviar dores de cabeça, enxaqueca, má digestão, cólica, gases e sintomas de asma e bronquite. Tem efeito inseticida e pode afastar sarnas e piolhos. O produto também pode ser usado para aliviar coceira, como neuroprotetor, relaxante e recomendado para ajudar na cicatrização de queimaduras, cortes e feridas.

Melaleuca (Tea Tree)

Esse óleo pode ser usado para prevenir a acne, como anti-inflamatório, antibacteriano, antiséptico, antifúngico, antiviral, cicatrizante, estimulante imunológico, purificante, refrescante e revitalizante.

Menta

O óleo essencial de menta tem efeito antibacteriano, analgésico, anti-inflamatório bucal e antifúngico. Pode aliviar dores de cabeça, flatulência, cólica, enjoo, náusea, má digestão, e os sintomas de gripe, resfriado e tosse. Além de ter efeito refrescante.

Citronela

Conhecido por ser um ótimo repelente a insetos, o óleo de citronela também pode ser usado com efeito antifadiga, anti-inflamatório, antimicrobiano, antisséptico e bactericida. Além de aliviar sintomas da gripe, resfriado e tosse. Ele também é um estimulador calmante.

Eucalipto

O óleo de eucalipto traz alívio para dores nas articulações, efeito analgésico e antisséptico. Pode ser usado para aliviar dores de garganta e de ouvido. Ele também estimula o fluxo sanguíneo local, é um expectorante, e por isso, recomendado para quem tem sinusite e bronquite, além de também ser um ótimo repelente a insetos.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*