sábado , 17 abril 2021
Capa » HVAC-R » Confira as ações da ABRAVA para o setor de ar-condicionado em 2021

Confira as ações da ABRAVA para o setor de ar-condicionado em 2021

Recuperação de mercado em 2021, nova diretoria, novas tecnologias, eficiência energética, qualidade do ar, normalização, qualificação estão entre os assuntos em pauta nas ações da associação nacional e do departamento nacional que representa o setor.

 2021 será um ano de muito trabalho para os Departamentos Nacionais de Ar- Condicionado Residencial e Central da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento. O setor do ar-condicionado tem se mostrado muito dinâmico, e para acompanhar a evolução das temáticas acerca do tema, o DNAC tem nova diretoria e nova estrutura na gestão. Pandemia, mudanças de hábitos com o home office, altas temperaturas, qualidade do ar, eficiência energética, substituição de fluidos refrigerantes, novas tecnologias, estão entre os fatores que impulsionarão o setor para recuperação em 2021, e que determinarão o escopo de atuação do grupo, assim como, a geração de uma agenda positiva para o ano.

Entre os Departamentos Nacionais da ABRAVA constam dois DNs que atuam no setor de ar-condicionado, mas, com escopo de atuação diferente, residencial/comercial leve e ar-condicionado central. Com o objetivo de uma maior sinergia entre os segmentos e uma atuação mais assertiva, para a nova gestão ficou acordado um novo formato, um único presidente para os dois DNs e duas vice-presidências, neste sentido, como presidente eleito Matheus Lemes (Trane do Brasil), nas vice-presidências representando o segmento residencial Gerson Robaina (Johnson Controls-Hitachi) e para o segmento  de centrais Ronaldo Facuri (System Air), que juntos aos representantes dos maiores players deste mercado, membros dos DNs, atuarão à favor do setor.

Para Matheus Lemes, presidente eleito para condução única dos dois DNs “Sei que será desafiador estar na linha de frente destes DNs, mas seguirei meu objetivo de realizar uma gestão eficiente e moderna.  Vivemos na era do compartilhamento e precisamos potencializar treinamentos e divisão gratuita do conhecimento. Precisamos de união, vivemos tão divididos neste momento, com tanta opacidade disfarçada de clareza, pontos de vista difusos e opiniões opostas, que é capital preconizar aquilo que eleva a nossa humanidade comum, a busca de vitórias conjuntas, ascensão do setor e a benéfica elevação dos requisitos do mercado consumidor… vivendo um capitalismo consciente de progresso inclusivo”.

Com a retomada da economia prevista para 2021, o setor espera um crescimento da ordem de 5%, retornando ao patamar de 2019. Alguns fatos são apontados como oportunidades para o setor de ar-condicionado residencial, entre eles o fato de apenas 16,7% das residências no Brasil contarem com sistemas de climatização artificial. Para o segmento de ar-condicionado central as oportunidades estão direcionadas para novas construções, retrofit (modernização de equipamentos) baseadas no uso de novas tecnologias, tendo como objetivo a eficiência energética, qualidade do ar interno adequada e sustentabilidade.

Os DNs AC atuam dedicado ao desenvolvimento do setor, bem-estar e a segurança dos usuários com base na promoção da educação do setor e dos usuários. Na pauta de 2021, além de assuntos macros, uma série de outros assuntos a serem tratados nesta gestão, entre elas:

  • Ampliar a sinergia entre os DNs existentes na ABRAVA para abordagem de assuntos comuns entre os setores representados;
  • Realizar uma pesquisa com associados, para definição de outras pautas comuns ao setor ainda não abordadas;
  • Participar ativamente da pauta do Comitê de Eficiência Energética da ABRAVA, e contribuir na discussão da adoção de normas, procedimentos de teste e estrutura laboratorial, entre outros temas, como o Procel Edifica, e o Plano Nacional de energia 2050;
  • Ampliar a sinergia dos DNs com órgãos governamentais e entidades como INMETRO, Eletros, ABINEE e ABIMAQ com o objetivo de elevar os fabricantes de AVAC a uma posição de destaque nas discussões técnicas de pautas comuns do setor;
  • Incluir na pauta a importância do ar-condicionado em relação à qualidade dos ambientes corporativos e residenciais;
  • Criar uma agenda positiva diante da Sociedade e imprensa em assuntos relacionados ao uso do ar-condicionado;
  • Acompanhar os assuntos governamentais na parte tributária e de abertura de mercado que está sendo comunicada pelo governo, entre outros assuntos.

O grupo dos DNACs é formado por empresas representantes dos maiores players do setor de ar-condicionado, associadas à ABRAVA, que se reúnem mensalmente para discussão de temas relacionados ao setor. Para mais informações enviar email para [email protected]

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*