Capa » Notícias » Clariant lança polímero natural de alta performance sensorial

Clariant lança polímero natural de alta performance sensorial

Dentro da proposta da Clariant, que busca desenvolver soluções sustentáveis com um portfólio robusto em ingredientes naturais, o Plantasens® Biogum Tara chega ao mercado para substituir a formulação tradicional, à base de polímeros sintéticos, em produtos de cuidados com a pele e com o cabelo.

Facilmente biodegradável, com índice de carbono renovável (RCI) 100% e em conformidade com os principais selos ecológicos, o Plantasens® Biogum Tara atende às tendências dos consumidores em relação a cosméticos naturais, de alta performance ​​e soluções sustentáveis.

Um dos grandes temores dos formuladores de produtos para cuidados com a pele é se deparar com uma fórmula de sensorial pegajoso, pesado e desagradável. Para driblar esse risco, eles recorrem às gomas e aos espessantes para modificar ou melhorar as propriedades reológicas de uma formulação. No caso dos cosméticos, a reologia está diretamente relacionada com a textura e a sensorialidade de um produto, bem como a sua estabilidade ao longo do tempo.

E foi a partir da natureza que a Clariant desenvolveu um modificador reológico com ótima performance nessas propriedades, o Plantasens® Biogum Tara. Trata-se de um polímero extraído da planta Caesalpinia Spinosa, espécie encontrada nos Andes Peruanos, que tem em seus frutos uma semente constituída de 24% de goma de tara, um composto responsável por impedir que a semente resseque nas condições extremas de solo e altitude. Como polímero natural, consequentemente, tem alto poder de espessamento e, ao mesmo tempo, entrega textura e sensorial agradável.

Testes comparativos de laboratório foram realizados entre esse lançamento da Clariant e uma das gomas naturais mais utilizadas para a formulação de um hidratante – a goma xantana – comprovando o desempenho superior do Plantasens® Biogum Tara.

Com 1% de concentração do novo polímero, é possível conseguir a viscosidade desejada e uma textura lisa e brilhante, com uma formulação homogênea e de fácil espalhabilidade na pele quando aplicada.  Já a formulação com o mesmo 1% de concentração da goma xantana é muito líquida e escorre facilmente dos dedos, além de ter uma pegajosidade excessiva. Juntas, essas características podem levar a uma considerável insatisfação do consumidor durante a aplicação.

Benefícios do Plantasens® Biogum Tara

  • Fornece viscosidade superior;
  • Assegura uma textura suave e agradável;
  • Índice de carbono renovável (RCI) de 100%;
  • Facilmente biodegradável;
  • Compatibilidade com os principais selos ecológicos.

® SÃO MARCAS REGISTRADAS DA CLARIANT EM DIVERSOS PAÍSES.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*