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Clariant avalia receptividade de mercado para o ingrediente Eosidin™

Destaque na última edição do Prêmio ITEHPEC de Inovação, empresa faz retrospecto da formulação e comenta preparativos para a in-cosmetics Latin America 2018.

A in-cosmetics Latin America 2018 já começou e, com ela, a quarta edição do Prêmio ITEHPEC de Inovação, que acontece dentro da feira. No ano passado, a Clariant levou a categoria prata com o ingrediente Eosidin™, primeira solução imunomoduladora que protege a pele dos danos causados pela poluição em ambientes fechados. Passado este tempo, a empresa faz uma avaliação da receptividade de mercado.

O Prêmio ITEHPEC tem o objetivo de reforçar como a pesquisa e a inovação são motores da indústria de produtos para beleza e cuidados pessoais no Brasil e no mundo e destaca matérias-primas com grande potencial de impacto na indústria, fomentando a competitividade e o desenvolvimento. A especialista de marketing da Clariant para a América Latina conta em entrevista exclusiva para a organização da in-cosmetics Latin America sobre o desempenho do Eosidin™ e revela que, este ano, a participação será com duas matérias-primas para cabelos e pele.

in-cosmetics Latin America: A Clariant ganhou o prêmio ITEHPEC na categoria prata com o seu novo ativo Eosidin™ – um produto inovador no mercado, sendo a primeira solução desenvolvida para proteger a pele dos danos causados pela poluição em ambientes internos, na feira do ano passado. Como foi a implementação desse novo ativo no mercado latino-americano?

Flávia Igreja: O lançamento do Eosidin™ representou uma importante inovação para o mercado de Personal Care na América Latina, tanto para as empresas de cosméticos como para seus consumidores, trazendo novas possibilidades de claim, diferenciação e tecnologia através de um ingrediente natural.

Para a Clariant, foi um passo essencial, reforçando o nosso know-how e a expertise técnica na categoria de Ingredientes Ativos, além do nosso amplo conhecimento das tendências globais da indústria de cosméticos. Com a premiação, muitos clientes e influenciadores do mercado nos procuraram solicitando mais informações e demonstrações sobre o ativo.

in-cosmetics Latin America: Quais os benefícios deste ingrediente? Ele já pode ser encontrado em produtos finais?

Flávia Igreja: As apresentações sobre o Eosidin™, que incluem a experiência de testar o produto aplicado, estão focadas principalmente no setor de skin care, com formulações que atendem às necessidades do nosso consumidor não somente para proteção da pele dos danos causados pela poluição em ambientes internos, como também para proteção 360º, com escudos protetores aos danos causados pela poluição externa, pelo sol, por mosquitos, pela luz azul e pelo stress.

A Clariant já realizou vendas desse produto na América Latina e também empresas estão testando o ingrediente para futuros lançamentos.

in-cosmetics Latin America: Como este novo ativo age na proteção da pele contra os danos causados pela poluição?

Flávia Igreja: O Eosidin™ regula a síntese de eotaxina – mediador de irritação recém-explorado –, reduz o recrutamento de eosinófilos e reduz a liberação de histamina. É um extrato bem caracterizado de citrus unshiu verde, extraído de uma reserva protegida na ilha de Jeju, na Coreia do Sul. Hoje, a nossa pele está exposta a diversas ameaças externas que já são conhecidas pelos consumidores, como sol, mosquitos e poluição.

in-cosmetics Latin America: Há alguma razão pela qual a Clariant desenvolveu um ingrediente específico para a poluição em locais internos?

Flávia Igreja: A poluição em ambientes fechados já é considerada uma questão séria a ser enfrentada a fim de evitar problemas de pele a longo prazo, pois 100% das residências sofrem o impacto da poluição. Experiências e medições mostram que, em todo o mundo, o nível de poluição em ambientes fechados, principalmente em relação a metais pesados e matérias particuladas (MP), é maior do que a média permitida pela Organização Mundial da Saúde. Entre as consequências, podemos citar pele com tendência atópica, hipersensibilidade, ressecamento e irritação. A pele, ao ser exposta à poluição em ambientes fechados, está sujeita a um círculo vicioso que gera como efeito prejudicial a elevação da irritação e da coceira. Todos esses elementos, em condição crônica, levam a uma pele com tendência atópica e à interrupção da função de barreira.

in-cosmetics Latin America: O ativo segue alguma composição de tendências globais, como a da Mintel, por exemplo?

Flávia Igreja: O ativo está em linha com a tendência “Active Beauty” ou “Beleza Ativa” da Mintel, que apresenta a busca dos consumidores por uma vida mais saudável e bem-estar físico e mental. Os produtos cosméticos possuem um papel importante nessa tendência, ajudando o consumidor nessa conquista e trazendo produtos com alta e múltipla proteção.

in-cosmetics Latin America: Outros produtos foram desenvolvidos através dessas tendências?

Flávia Igreja: Na mais nova edição do book de tendências para o mercado de Personal Care, BeautyForwardTM, a Clariant traz “Guardian Angel”, uma de suas quatro tendências, que traduz a necessidade de uma proteção múltipla de uma série de ameaças que impactam diretamente a nossa saúde e a saúde de nossa pele. É perceptível que as estações estão desreguladas – temos dias de calor mais intenso, chuvas fortes, surtos de doenças transmitidas por mosquitos, altos índices de poluição externa e interna, e a nossa vida caótica com stress e altas jornadas de trabalho desregulando nosso ritmo circadiano. Para driblar todas essas ameaças que estão em todos os ambientes em que circulamos, é necessário oferecer aos consumidores soluções eficientes e completas, como linhas de cuidados pessoais multidefesa, que proporcionem proteção UVA e UVB em um único produto, retardem o envelhecimento, sejam repelentes e ainda cuidem da pele evitando danos causados pela poluição e pelo stress.

A ferramenta BeautyForwardTM, em sua terceira edição, prevê que o consumidor está mais consciente, valoriza o meio ambiente e os recursos finitos do nosso planeta, convive de forma harmoniosa com o próximo e quer proteger as pessoas que mais ama. Inspirando-se nessa nova geração de consumidores e nos quatro elementos da natureza, trazemos como principais tendências “Blue Gold”, “#consciousbeauty”, “Guardian Angel” e “Redefining Eden”.

in-cosmetics Latin America: Este ano, a Clariant concorrerá ao Prêmio novamente?

Flávia Igreja: A Clariant concorrerá aos prêmios de inovação com dois ingredientes: o novo ativo B-CircadinTM, que foi inspirado no Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina de 2017 e que é capaz de ajustar o ritmo circadiano da pele, e com o novo agente condicionante para cabelos, 100% natural, GenadvanceTM Hydra.

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