Capa » Estética » Cinco passos para cuidar da pele do rosto no verão

Cinco passos para cuidar da pele do rosto no verão

Manter uma rotina diária de limpeza, hidratação, cuidado com o sol, boa alimentação e noites de sono são essenciais para manter a pele da face bonita e saudável.

O rosto é a parte mais exposta do nosso corpo, portanto, saber cuidar bem dele é essencial para manter-se saudável. Mais do que esconder as imperfeições com maquiagem, é preciso cuidar e nutrir a pele com produtos específicos para essa região. A dermatologista Patrícia Silveira, da clínica Dermagreen, especializada em cosmetologia natural, explica o passo a passo de como tratar a pele do rosto.

1. Limpeza

A limpeza é o primeiro passo para manter a pele bonita e saudável. “Por estar exposta ao meio externo e sofrer com condições como radiação solar, poluição, ressecamento, calor ou frio, nossa pele deve receber cuidados diariamente”, orienta a médica.

Uma opção existente no mercado para a limpeza diária é o Mousse de Limpeza Facial Orgânico Certificado, da linha SER+ da Souvie. Indicado para todos os tipos de pele, o produto é composto por um blend de tensoativos vegetais que removem delicadamente as impurezas da pele sem agredi-la, pois não contém sulfatos, parabenos e petrolatos. O resultado é uma pele limpa, com toque sedoso e um suave perfume cítrico.

Já para esfoliação, a marca disponibiliza o Creme Esfoliante Facial Orgânico Certificado, também da linha SER+. Por proporcionar uma limpeza mais profunda, a orientação é usá-lo uma ou duas vezes por semana. O produto é desenvolvido com micro cristais de quartzo que removem as células mortas e as impurezas da pele, acelerando a regeneração celular da epiderme, sem poluir o meio ambiente. Os óleos vegetais orgânicos de açaí, pracaxi e castanha-do-pará alimentam e protegem a camada renovada da pele após a esfoliação.

2. Alimentação

O que você come influencia diretamente na saúde da sua pele de de todo o corpo. Manter uma dieta balanceada, rica em vitaminas e nutrientes é fudamental para manter uma pela saudável e bonita. Prefira alimentos naturais, como legumes, verduras e frutas, principalmente as berries, que tem ação antioxidante. “Uma medida importante é evitar o açúcar refinado pois ele aumenta a resistência insulínica e altera o sistema imunológico, facilitando processos inflamatórios na pele, como acne e psoríase”, alerta Platrícia. Beber bastante água também é essencial para manter a pele hidratada.

3. Sono

Você com certeza já ouviu por aí a expressão “sono de beleza”. Ela faz sentido, inclusive cientificamente: “o sono reparador é fundamental pois ele é capaz de manter o equilíbrio da barreira cutânea. Uma noite mal dormida pode provocar a perda de água pela pele, deixando-a menos hidratada e mais vulnerável a doenças dermatológicas, como a eczema”. Além disso, para quem busca prevenção do envelhecimento, usar produtos específicos para o período noturno é aconselhado.

Para quem busca hidratação e prevenção, o Creme Hidratante Facial Noturno Anti-Aging Orgânico Certificado, da linha SER+ da Souvie, é uma opção. O creme contém um blend de ativos lipoaminoácidos que auxilia na prevenção do aparecimento de marcas do tempo, agindo contra a inflamação celular, aumentando a microcirculação e a síntese de colágeno o que resulta em uma pele mais firma e uniforme. As manteigas e óleos vegetaiss orgânicos de açaí e pracaxi auxiliam na diminuição da destruição celular, prevenindo o envelhecimento precoce, proporcionando uma pele renovada e saudável.

4. Hidratação

A hidratação é o quarto passo para manter a pele do rosto bonita e saudável. Segundo a dermatologista, produtos orgânicos oferecem mais hidratação e nutrição à pele dos que os cosméticos convencionais. “Produtos com ingredientes orgânicos têm maior biodisponibilidade e eficácia quando comparados com ativos sintéticos, repondo óleos e vitaminas. Além disso, cosméticos livres de corantes, conservantes e fragrâncias minimizam o risco de alergias e evitam o acúmulo dessas substâncias artificiais no organismo, que podem ocasionar alterações hormonais e outros problemas de saúde”, ressalta Patrícia.

O Sérum Hidratante Facial Diurno Anti-Aging Orgânico Certificado é a opção da Souvie para o uso durante o dia. O produto é desenvolvido com ingredientes orgânicos e peptídeos reparadores que agem contra a destruição celular, auxiliando na prevenção da inflamação em todos os tipos de pele. O sérum contém manteigas e óleos vegetais orgânicos de açaí, oliva e castanha-do-pará que deixam o tom da pele uniforme, enquanto o óleo essencial de lemongrass orgânico controla a oleosidade natural da face. A recomendação da Souvie é o uso diário e pela manhã, após lavar o rosto com o mousse de limpeza da linha SER+. O sérum deve ser aplicado sobre a pele do rosto, pescoço e colo e espalhado com movimentos circulares para melhor absorção.

5. Proteção solar

Faça chuva ou faça sol, o protetor solar é indispensável: não dá para sair de casa sem ele. A dermatologista recomenda, além do uso diário, usar produtos com FPS acima de 30. Também é importante checar no rótulo se o produto oferece proteção UVA, que protege contra o envelhecimento precoce da pele e contra o câncer de pele, e UVB, contra queimaduras solares.

Importante: para filtro solar físico, o recomendado é a aplicação depois do hidratante, para que ele funcione como uma barreira de proteção. Já o químico, menos recomendado pela dermatologista, o ideal é aplica-lo primeiro para que ele seja absorvido de forma mais eficaz.

Antes de comprar um cosmético, avalie!

Antes de comprar um cosmético é imprescindível checar a data de validade, o registro do produto e se consta o nome do farmacêutico responsável. Outro ponto importante é analisar a composição. “Conhecer e identificar alguns ingredientes é fundamental para evitar piora da acne e da oleosidade, o que costuma acontecer com produtos que contêm óleos minerais, valesina, pretolato e silicone”, esclare a dermatologista.

SOBRE A SOUVIE

A Souvie é uma empresa brasileira de cosméticos orgânicos certificados, 100% comprometida com a beleza de ser consciente. Deu início às atividades no país em 2009, por meio do sonho dos empresários Caroline Villar e Breno Bitencourt Jorge de unir os processos da vida orgânica à tecnologia, para oferecer cosméticos saudáveis e que respeitam integralmente a natureza e o ser humano. Com fábrica em Itupeva, no interior de São Paulo, a marca desenvolve produtos com fórmulas orgânicas certificadas que respeitam a fisiologia da pele por serem livres de parabenos, petrolatos, silicones, fragrâncias sintéticas e corantes. A empresa carrega em seu DNA o conceito de que a ética precede a estética e, por isso, seus produtos são à base de hidrolatos e óleos essenciais oriundos da Fazenda São Benedito e não são feitos testes em animais. Além de alimentarem a pele e, ao mesmo tempo, cuidarem do planeta, todas as linhas seguem os padrões exigidos pela certificadora internacional Ecocert Greenlife.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*