Capa » Notícias » Boticário desenvolve perfume que tem o cheiro da felicidade

Boticário desenvolve perfume que tem o cheiro da felicidade

Eficácia de fragrância que combina notas de baunilha, limão, florais e madeira foi comprovada por testes de neurociência.

Já imaginou ter o cheiro da felicidade guardado em um frasquinho? O Boticário, em parceria com a casa suíça de fragrâncias Givaudan, desenvolveu um perfume que promete ativar a sensação de alegria em quem o utiliza.

Trata-se da fragrância Linda Felicidade, que combina notas de baunilha, limão-siciliano, caramelo e frutas vermelhas. O produto integra a linha chamada Linda e será lançado nesta segunda-feira (21) e ficará disponível nas lojas físicas e online da marca. A embalagem de 100 ml custa R$ 127,90.

“Primeiro entendemos quais ingredientes tinham cheiros que remetiam à felicidade e, a partir deles, criamos uma fragrância”, diz Diego Felipe Costa, gerente de perfumaria do Boticário. “Não são todos os ingredientes, necessariamente, que evocam a felicidade. Mas sim a combinação de todos eles”, esclarece Hernan Figoli, perfumista da Givaudan.

O Linda Felicidade apresenta nas notas de saída (que saem após a primeira borrifada) toques de limão-siciliano, frutas vermelhas e damasco. O corpo da fragrância (o aroma mais presente) tem notas florais de jasmim, sândalo, rosa e madeira cremosa. Já as notas de fundo são de baunilha, âmbar e caramelo.

Para comprovar a eficácia do cheiro, cientistas do Boticário e da Givaudan realizaram testes de neurociência. “Nosso rosto é uma das áreas do corpo que mais demanda atividade neural e podemos medir as ativações dos músculos faciais para determinar se a pessoa sente felicidade”, afirma Gustavo Vale, neurocientista que participou do desenvolvimento do produto.

Ele e outros pesquisadores aplicaram a técnica de eletromiografia facial, que usa eletrodos no rosto para identificar a sensação de alegria: quando uma pessoa está feliz, realiza movimentos no zigomático, conhecido como “osso da bochecha”. Também foram realizados testes para medir o quanto a fragrância despertou as redes cerebrais associadas à felicidade.

O desenvolvimento do Linda Felicidade começou em 2017 na Inglaterra, onde a Givaudan possui um centro de pesquisas. Em dois anos de projeto, foram mais de 200 tentativas até chegar à fórmula final, criada com a ajuda da tecnologia Happy Mood – um software que analisa diversas combinações de matérias-primas para perfumes.

“Primeiro entendemos quais ingredientes tinham cheiros que remetiam à felicidade e, a partir deles, criamos uma fragrância”, diz Diego Felipe Costa, gerente de perfumaria do Boticário. “Não são todos os ingredientes, necessariamente, que evocam a felicidade. Mas sim a combinação de todos eles”, esclarece Hernan Figoli, perfumista da Givaudan.

O Linda Felicidade apresenta nas notas de saída (que saem após a primeira borrifada) toques de limão-siciliano, frutas vermelhas e damasco. O corpo da fragrância (o aroma mais presente) tem notas florais de jasmim, sândalo, rosa e madeira cremosa. Já as notas de fundo são de baunilha, âmbar e caramelo.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*